Está confirmado o regresso de Flavio Briatore à Fórmula 1 através da Alpine, sendo consultor executivo da equipa francesa.
Num curto comunicado, a Alpine confirmou hoje de manhã a integração de Flavio Briatore na equipa de Fórmula 1. “A BWT Alpine F1 Team pode confirmar que Flavio Briatore foi nomeado pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, como o seu consultor executivo para a divisão de Fórmula Um”.
Pode ainda ler-se que “Briatore irá centrar-se predominantemente em áreas de alto nível da equipa, incluindo: a prospeção de talentos de topo e o fornecimento de informações sobre o mercado de pilotos, desafiando o projeto existente através da avaliação da estrutura atual e aconselhando sobre algumas questões estratégicas no âmbito do desporto.”
Esta mudança surge após um período turbulento para a Alpine, que registou mudanças significativas na estrutura de gestão ao longo do último ano. A equipa enfrentou um declínio na competitividade, caindo do quarto para o sexto lugar entre 2022 e 2023, e ocupa atualmente o oitavo lugar entre dez equipas no campeonato após nove corridas desta época.
Desde julho de 2023, a Alpine sofreu uma série de saídas de alto nível, incluindo o antigo diretor executivo Laurent Rossi, o diretor de equipa, o diretor desportivo, o diretor técnico, chefe de aerodinâmica e diretor de operações. O novo chefe de equipa, Bruno Famin, lidera o esforço de reestruturação, que inclui a contratação do antigo engenheiro da McLaren e da Ferrari, David Sanchez, como diretor técnico executivo.
O regresso de Briatore é controverso, dado como deixou a F1 em 2009, na sequência do escândalo ‘crashgate’, em que o piloto da Renault, Nelson Piquet Jr., se despistou deliberadamente durante o Grande Prémio de Singapura de 2008 sob ordens da equipa, beneficiando o seu colega de equipa Fernando Alonso. Embora Briatore tenha sido inicialmente banido por tempo indeterminado pela FIA, foi anulado por um tribunal francês em 2010. Desde então, manteve-se envolvido na F1 através da gestão da carreira de Alonso.
Com a vasta experiência de Briatore e a recente contratação de David Sanchez, a Alpine pretende recuperar a sua vantagem competitiva e melhorar a sua posição no campeonato.










