GP de França F1: Golpe estratégico dá vitória a Max Verstappen

Por a 20 Junho 2021 15:30

Max Verstappen venceu de forma brilhante o GP de França. Depois de ter falhado na curva 1, o piloto neerlandês e a Red Bull fizeram as opções corretas e conseguiram derrotar a Mercedes, que não teve argumentos para segurar os Bull´s, no que pareceu um remake de Barcelona, desta vez com troca de papeis.

A corrida começava com Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Nikita Mazepin e Lance Stroll com pneus duros, com o resto do pelotão com pneus médios. Yuki Tsunoda largava das boxes devido a uma troca de componentes no seu monolugar.

Verstappen largou bem, mas na curva dois perdeu o controlo do seu monolugar, entregando a liderança a Lewis Hamilton que não recusou a oferta, ganhando vantagem para o segundo classificado. Lando Norris também teve uma má largada e caiu para 10º, atrás de Daniel Ricciardo e Fernando Alonso, que começava a atacar Charles Leclerc. Também George Russell teve um mau arranque e caiu quatro lugares para 18º. A luta entre os pilotos da McLaren aqueceu e Norris teve de usar uma trajectória alternativa para não tocar em Ricciardo, queixando-se no rádio da manobra do seu colega de equipa.

Na frente, Hamilton já tinha mais de um segundo de vantagem para Verstappen, seguido de Valtteri Bottas, Sergio Pérez e Carlos Sainz no top 5. 

Os Mercedes estavam estrategicamente colocados, com Hamilton em primeiro e Bottas em terceiro, sendo que Verstappen tentava pressionar Hamilton sem sucesso, como acontecia com Pérez em relação a Bottas.

No entanto foi Bottas que começou a chegar-se a Verstappen e na volta 7 já estava no DRS do piloto neerlandês, enquanto Pérez já estava a quatro segundo de Bottas, com um ritmo mais baixo do que o #77. Ricciardo atacava Alonso, pelo oitavo lugar, mas o espanhol defendia-se bem do australiano. 

Na volta dez, tínhamos o trio da frente separado por pouco mais de três segundos com Pérez a quatro segundos, apesar de estar agora a igualar o andamento dos homens da frente. Na volta 12 Ricciardo despachou Alonso e Norris tratou de aproveitar a boleia do seu colega e também passou o espanhol, que caiu para décimo, agora sob  pressão de Sebastian Vettel, com o alemão a concluir a manobra uma volta depois.

Vários pilotos queixavam-se de uma degradação de pneus superior ao esperado, com a chuva da manhã a mudar os níveis de aderência e a possibilidade de duas paragens a aumentava. Ricciardo passou Leclerc e subiu ao sétimo lugar, com o Ferrari #16 a entrar para as boxes pouco depois  (na volta 15) para calçar os pneus duros. 

Gasly era o novo alvo de Ricciardo, que estava com a corda toda. Os McLaren pareciam estar a conseguir gerir um pouco melhor a degradação dos pneus, mas Ricciardo parou para trocar de pneus na volta 17, para tentar o undercut ao piloto da Alpha Tauri. 

Bottas entrou primeiro nas boxes

Na volta 18, Bottas entrava na box e tentava desestabilizar Verstappen na frente. Também Gasly entrou para trocar de pneus para responder a Ricciardo, mas não conseguiu e o piloto da McLaren ficou à frente Gasly e Sainz, que também tinha entrado nas boxes. Verstappen parou para responder a Bottas, tendo saído à frente do #77 da Mercedes, mas com as distâncias a ficarem agora mais encurtadas. Na volta 19 o líder entrou para fazer a sua paragem, que decorreu sem problema, mas apesar disso Hamilton saiu atrás de Verstappen, com o undercut da Red Bull a funcionar muito bem. Na volta vinte tínhamos Pérez na frente (sem ter parado), Verstappen, Hamilton e Bottas, com Norris a completar o top 5 (ainda sem paragem feita).

Verstappen tentava aguentar a dupla da Mercedes e começava a ganhar alguma vantagem na volta 23, com o neerlandês a fazer um bom trabalho. Pérez na frente ia fazer um stint mais longo, o que lhe daria borrachas mais frescas para o fim da corrida. 

Norris parou na volta 25 e caiu para 14º, enquanto Ricciardo continuando a sua boa exibição, sendo sétimo atrás de Stroll e Vettel que ainda não tinham parado.

Na frente do pelotão, Hamilton voltava a apertar Verstappen na volta 28, com o heptacampeão agora no DRS do piloto Red Bull. Mais atrás Norris começava a subir posições e já era décimo, com Leclerc (que foi o primeiro a parar para pneus duros) na sua frente a ter dificuldades com os seus pneus, numa corrida que se encaminhava para as duas paragens, contra o que estava previsto. Norris passou Leclerc e Sainz, ficando no oitavo lugar, atrás de Ricciardo, com ambos os pilotos McLaren à espera que os pilotos da Aston Martin parassem.

A mudança de estratégia que deu a vitória à Red Bull

Na volta 33, Max Verstappen parou e tentou evitar o undercut da Mercedes para que as cenas de Barcelona não se repetissem e calçou os médios (permitindo um ataque mais assertivo ao primeiro lugar). Hamilton voltou para a liderança, mas avisava que não teria pneus para o resto da corrida.

Norris assumiu o sétimo lugar de Ricciardo, que abriu a porta ao seu colega de equipa numa estratégia diferente. Norris despachou Stroll na volta seguinte e subia ao sexto, com Ricciardo por perto para aproveitar a queda no rendimento dos pneus do canadiano.

Pérez escancarou completamente a porta a Verstappen para que o seu colega de equipa pudesse chegar aos Mercedes, com o mexicano a aproveitar a sua boleia. Estávamos na volta 36 e Verstappen estava a 12 segundos de Hamilton. 

A dez voltas do fim, Hamilton e Bottas estava na frente com um conjunto de pneus duros a dar as últimas, com Verstappen a cinco segundos da liderança a atacar Bottas (já com DRS) e Pérez estava na retaguarda também cada vez mais perto da dupla da frente. 

O ataque final

Na volta 9 Verstappen aproveitou um erro de Bottas e subiu ao segundo lugar e tinha oito voltas para chegar a Hamilton, mas o #44 conseguia manter o ritmo, enquanto o seu colega de equipa já tinha os pneus “no arame”. Na volta 49, Pérez atacava Bottas e subia ao terceiro lugar, com o piloto Mercedes sem argumentos para mais.

Verstappen aproximava-se cada vez mais de Hamilton, mas o britânico mantinha a compostura e tentava tudo para segurar o seu adversário. Mas a duas voltas do fim o inevitável aconteceu e o #33 passou Hamilton e assumiu a liderança que nunca mais largou até ver a bandeira de xadrez. Pérez terminou em terceiro, atrás de Hamilton e Bottas ficou à porta do top 3.

McLaren conseguiu um excelente resultado com Norris em quinto e Ricciardo em sexto, à frente de Pierre Gasly (mais uma boa corrida). Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lance Stroll completaram o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
49 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

Grande corrida de Verstappen mas também grande corrida de Hamilton. Estes dois estão de facto acima dos demais. Leclerc e Russell são outros dois que quero apostar no futuro, Russell muito bem hoje mas uma Ferrari muito abaixo. Notas interessantes hoje: o carro da Red Bull é extremamente sensível ao vento, perde muito downforce aerodinâmico que depois tem que compensar com grip mecânico dos pneus (e consequentemente dar cabo deles) vimos uma Mercedes superior nessas condições e quando o vento acalmou a Red Bull deu um salto de performance muito grande que permitiu que os pneus médios do stint final… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Onde anda a malta que dizia que o vettel já tava morto e que stroll não valia nada e que a Aston Martín iria de mal a pior?

Aqueles gráficos da realização sempre acertadissimos.ainda me lembro de ver aqui malta a defende los. O Hamilton é um deus por ter feito aqueles dez por cento durar tanto e tanto, acho que até mais que os restantes 90.

Bottas não deve passar desta época. E não é por ser fraco. É porque começa a fazer frente às decisões de equipa. Hoje bateu o pé à decisão de escudeiro de Hamilton.

MLS_OLD
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Ora nem mais…. sempre o disse, esses gráficos é so para enganar o freguês..
So acredita quem quiser

MurrayWalker
Reply to  MLS_OLD
2 anos atrás

As equipas só conseguem ter a certeza da degradação após a troca de pneus e vocês queriam gráficos em tempo real, criados por um algoritmo que nem sequer as próprias equipas dispõem.

The Show Must Go On…

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
MLS_OLD
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Mas quem disse que quer o quê??
Se o gráfico não mostra o que deve que não o mostrem….

*RPMS*™
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

A Aston Martin, em relação à equipa que era o ano passado, que lutava pelo 3º lugar nos construtores e venceu uma corrida, está muito pior este ano. É um facto!

Cumprimentos

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Fizeram como a Haas e alfa. Concentraram se no ano que vem.

E vettel já foi ao podium e a vitória foi caída do céu.

Só fizemos um terço do campeonato.ainda.

MurrayWalker
2 anos atrás

A ARTE DA GUERRA EM LE CASTELLET Para mim, já é oficial. A temporada de 2021 é a melhor dos últimos 40 anos.  Não me recordo de nenhuma outra época nas últimas 4 décadas, em que nas 7 primeiras corridas, tenham existido lutas e ultrapassagens em pista entre os dois únicos candidatos ao título em praticamente todas as corridas. Não o foi assim com Mansell/Piquet, nem com Prost/Senna, Schumacher/Häkkinen, Alonso/Schumacher, ou Rosberg/Hamilton. Dois pilotos fantásticos, com a ajuda de mentes e estrategas brilhantes dignos de Sun Tzu. Melhor ainda, aparentemente isto irá continuar até ao fim do campeonato. Corrida intensa,… Ler mais »

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Parabéns, boa análise.

no-team
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Excelente análise

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Talvez seja um problema de compreensão do leitor. Nada que não surpreenda.

skbarca
skbarca
2 anos atrás

Vamos Max, para cima deles

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

nao percebo o que se passou este ano… só vi algumas equipas incluindo a Mercedes a serem prejudicadas pelo regulamento……

kkk698
kkk698
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

No passado tb a Mercedes tinha muito colinho, ou não?

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Acha que a Mercedes teve muito colinho no ano passado? Eu acho que a Mercedes tem sido a melhor equipa desde há muito tempo, e este ano não está a ser. Mas é sabido que uma boa parte da quebra do carro se deve ao regulamento… não se trata de azia. Preferia ver o Hamilton a ganhar em Baku, fez asneiras. É a única azia que tenho até ao momento.

kkk698
kkk698
2 anos atrás

Deve ser alguma azia, só pode, e ainda há mais óptimos pilotos que com outro motor mostravam aquilo que valem. Excelente corrida

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Bela corrida, emoção até ao fim! Verstappen cumpriu, viu-se bem que o RB está muito forte, até em corridas com longas rectas é mais rápido que os Mercedes, poupa pneus como poucos e têm um ritmo de corrida superior. Andavam por aqui a chorar que os Mercedes iam voar facilmente na frente mas viu-se bem qual é a verdade: os RB estão bem mais fortes. Hamilton mágico, com um monolugar inferior e com pneus gastos tentou tudo por tudo mas claro, contra um monolugar superior com pneus bem menos gastos, era preciso um milagre. Foram três erros estratégicos da Mercedes… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A azia faz a cabeça inchada,
as pálas fazem ver mal,
o “heroizinho” foi comido de cebolada,
o comentário, é buçal.

Quando se é hater pequenino,
não se sabe o que dizer,
volta para a caverna meu menino,
é o melhor que tens a fazer!

Priceless… Cumprimentos

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Corrida emocionante grande vitória do Max! Temos campeonato e isso é uma óptima notícia!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado