F1, Toto Wolff: “Fórmula 1 regressa à casa de partida”

Por a 16 Outubro 2016 19:29

O patrão da Mercedes Motorsport, Toto Wolff é de opinião que o facto das regras mudarem novamente no próximo ano será um “regresso à casa de partida”, explicando que o avanço da sua equipa relativamente aos anos anteriores continua a diminuir e a mudança de regras para 2017 vai permitir que volte a suceder o mesmo que em 2014 quando a Mercedes desenvolveu um conjunto, unidade motriz, chassis muito acima dos adversários. Só que, como Toto Wolff sempre disse, essa margem tem vindo a cair e já não anda longe o momento em que a Mercedes não tem mais para evoluir ao contrário dos adversários: “As nossas performances já não são tão dominantes como no ano passado e isso é natural acontecer com regulamentos estáveis. Foi o que sempre disse, mas alguém decidiu novas regras e agora voltamos à casa de partida”. Apesar da Mercedes ter assegurado 16 poles em 17 corridas, já só conseguiu dez primeiras linhas comparadas com as 13 do ano passado por esta altura, até aqui só houve quatro dobradinhas, quando, tanto em 2014 como 2015 tinha havido 10. Quanto aos pontos, a Mercedes está a 24 do anos passado e a 40 de 2014.

É verdade o que diz Toto Wolff, mas o que ele não diz é que esse regresso à estaca zero é também uma oportunidade para as outras equipas recuperarem duma só vez o que falta, ou mesmo ‘virar o tabuleiro’. Especialmente a Red Bull, porque se a unidade motriz vai continuar a ser importante, a aerodinâmica ainda mais e aí Adrian Newey ‘rules’. Se tudo se mantivesse como está, a Mercedes teria, pelo menos, mais um ano de grande avanço. Contudo, nada garante que esse avanço não se vai manter ou até aumentar. Basta que em Brackley e Brixworth se trabalhe novamente tão bem agora, como antes. Portanto, resta esperar pelo primeiro teste de 2017, em Barcelona, e a partir daí, sim, começam a dissipar-se dúvidas. Até lá será apenas “small talk”…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Mas atenção porque as alterações para o ano não vão ser apenas de aerodinâmica, porque muita coisa nos motores vai ser mexida, a pedido de várias famílias, principalmente da Ferrari e Renault pois claro, que de outra maneira não teriam chances de apanhar a Mercedes neste campo. E note-se que a FIA já deu o dito por não dito neste campo por várias vezes, permitindo que os tokens fossem muito mais mexidos do que estava inicialmente previsto nos últimos 2 anos etc. A Mercedes conseguiu aguentar-se bem à parada porque o motor era muito bom à partida, o mesmo acontecendo… Ler mais »

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado