Kimi Antonelli revelou que quase embateu no muro após a retoma do Virtual Safety Car no Grande Prémio de Singapura, quando o pedal do travão não respondeu, e admitiu que não conduziu particularmente bem. O piloto da Mercedes, a um passo do primeiro título mundial, atribuiu o problema ao calor, a três quartos de corrida em ar sujo e a uma falha no sensor dos travões, que deixou a equipa sem dados de temperatura.

Grande corrida do teu lado, Kimi. Aproveitaste as oportunidades…
“O calor não foi nada agradável. Andar atrás de outros carros era muito quente. Mas penso que foi uma boa forma, muito boa, de terminar o fim de semana. Foi um fim de semana muito progressivo: começámos sem ritmo e eu tenho tido, sem dúvida, dificuldades com o novo pacote.
Mas a equipa fez um trabalho incrível a colocar o carro numa janela melhor. Agora compreendemos muito melhor o pacote aerodinâmico e como funciona, que é muito diferente do anterior. Trata-se de encontrar a janela certa para o carro. No geral, sinto que estamos a ver a luz ao fundo do túnel e vamos continuar a trabalhar neste pacote, porque também quero ajudar a equipa o mais possível a compreendê-lo e a perceber que caminho seguir para o carro do futuro.”
Sobre o novo pacote: estás agora convencido de que é mais rápido do que o anterior?
“Nesta pista, ainda não. Aqui, onde há muitas zonas lentas, ainda não está lá em termos de desempenho. Com o pacote antigo, sabe-se exatamente onde colocar o carro, em que janela, e o carro funciona muito bem. Com o novo, vemos o potencial e o desempenho que pode trazer, e sinto-o em certas curvas. Mas a janela de funcionamento do carro é neste momento demasiado pequena. Por isso, a condução é muito sensível a qualquer diferença na forma de abordar uma curva ou de atacar a travagem. Penso que o pacote vai ser mais rápido e que pode ser um bom passo em frente quando percebermos como usar todo o potencial.”
Houve algum drama nesta corrida? A certa altura disseste no rádio: “Não tenho travões.” Pareceu grave. O que aconteceu e como o resolveste?
“Tentei levantar o pé e deixar rolar antes de cada travagem, chegar um pouco mais devagar e aplicar menos pressão no pedal. Sobretudo na retoma após o VSC, quando fui travar, não aconteceu nada. Tinha muito pouca capacidade de travagem e quase fui contra o muro. Foi muito complicado, e o pedal estava muito comprido. Mas também era de certa forma esperado: fiz três quartos da corrida atrás de um carro, em ar sujo e com tanto calor. Além disso, tivemos um problema no sensor dos travões, por isso nem tínhamos dados sobre eles. Não sabíamos a que temperatura estavam, por isso foi tudo por sensação. Mas estavam quentes, porque até conseguia sentir o cheiro. Não foi nada agradável.”
O título mundial está agora ao alcance da mão e podes conquistá-lo já em Austin. Quanto vais pensar nisso? Vais atrever-te a sonhar durante o longo voo de regresso?
“Com certeza, mas, ao mesmo tempo, sei que está muito perto, sei que está ali, e só tenho de garantir que continuo a fazer o melhor que posso. A mentalidade é sempre a mesma: ir para a pista para ganhar e render o máximo possível. Acho que neste fim de semana não conduzi particularmente bem. Senti que podia ter feito um melhor trabalho, mas estou confiante de que, com uma semana para recuperar, e tenho muita vontade de voltar a Austin. No fim, se não fizer bem o meu trabalho, o resultado não aparece. Para conseguir o que quero, tenho de render, é simples.”

O George disse na zona dos média que, depois da evolução de Baku, a Red Bull é agora a equipa a bater na Fórmula 1. Concordas, ou achas que também está em parte relacionado com o vosso pacote de evolução e com o facto de ainda não estarem a desbloquear todo o seu potencial?
“Acho que, sim, provavelmente é sobretudo por não estarmos a extrair o máximo do novo pacote. A Red Bull deu, claro, um passo incrível, mas o Max também tem estado provavelmente mais confortável com o carro e a extrair mais dele. É uma combinação de fatores, mas, sem dúvida, deram um bom passo em frente. Do nosso lado, como disse, estamos a tentar perceber como extrair mais potencial, porque vemos os ganhos e o que pode trazer. Só que a janela de funcionamento do carro é neste momento muito pequena e o carro é muito sensível à forma como se conduz, como se faz uma curva e como se trava. Reage de forma muito diferente. Esperemos que agora, em Austin, como temos três sessões de treinos livres, possamos ter a mente aberta nas afinações e encontrar forma de usar todo o potencial do pacote e finalmente ver os ganhos. Mas acho que a equipa fez um trabalho incrível neste fim de semana ao colocar o carro num sítio melhor e ao dar-me confiança. Agora é um ponto de partida para continuar a trabalhar e a extrair o potencial.”
FOTO MPSA Agency








