Um quarto dos automóveis que circulam em Portugal têm mais de 20 anos | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Um quarto dos automóveis que circulam em Portugal têm mais de 20 anos

André Mendes by André Mendes
22 Fevereiro, 2023
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Na mais recente conferência de imprensa realizada pela ACAP, destinada a fazer um balanço anual do mercado automóvel, foram analisadas diversas questões pertinentes, muito relacionadas com a idade do nosso parque automóvel.

De todos os automóveis que circulam atualmente em Portugal, há mais de um milhão e meio que já conta com uma idade superior a 20 anos, sendo que este valor se traduz em cerca de 26% de todo o parque automóvel. E para termos uma ideia da relevância desta questão, a ACAP referiu também que no ano 2000, os automóveis com mais de duas décadas de idade representavam apenas um por cento do total do parque circulante.

Além de um parque automóvel envelhecido, particularmente quando comparado com a média europeia – em Portugal, no último ano, a idade média dos veículos ligeiros era de 13,4 anos, e de 15 anos tanto nos ligeiros de mercadorias, bem como nos pesados, de passageiros e de mercadorias. Acrescente-se que, dos 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal, em 2021, 63 por cento têm mais de 10 anos de idade. Já no que se refere à idade média dos veículos entregues para abate, em 2021, o valor rondava os 23,5 anos (em 2006, fixava-se nos 16 anos).

Artigos relacionados

Seat já produz Raval e ID. Polo

Seat já produz Raval e ID. Polo

10 Junho, 2026
Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

10 Junho, 2026

Tendo em conta este cenário, a ACAP propõe que Portugal reintroduza mecanismos de incentivo ao abate de veículos em fim de vida para acelerar a substituição dos veículos convencionais mais antigos e poluentes por veículos de baixas emissões. Neste ponto, refira-se que o Acordo de Melhoria de Rendimentos – celebrado entre o Governo e os Parceiros Sociais – prevê a implementação de um plano de abate de automóveis ligeiros de passageiros em fim de vida e que o Orçamento do Estado para 2023 contempla a criação de um mecanismo que promova a renovação do parque automóvel, incentivo que deverá acumular com outros instrumentos atualmente em vigor.

A renovação do parque automóvel (e a consequente aposta na eletrificação) em Portugal – um dos dossiês prioritários no que se refere ao futuro do sector – obrigará, naturalmente, ao investimento no desenvolvimento da infraestrutura de carregamento. Portugal terá de apostar, por isso, no aumento do número de pontos de carregamento por posto para otimizar e agilizar a rotação do carregamento e, ainda, na redução dos períodos de licenciamento.

Paralelamente a este ponto, a ACAP defende, ainda, o reforço dos incentivos aos veículos elétricos no Fundo Ambiental – seja em número, valor de incentivo ou tipologias –, a simplificação da aplicação de incentivos fiscais, a harmonização e reforço dos pacotes de incentivos indiretos e, por fim, a atuação ao nível dos preços finais para o consumidor, para aumentar a previsibilidade e a transparência dos custos de carregamento.

O crescimento dos veículos elétricos em Portugal

Em 2022, o mercado total de ligeiros de passageiros cresceu aproximadamente sete por cento, tendo o mercado de veículos elétricos registado um crescimento que ultrapassa os 34 por cento. A quota de mercado dos automóveis elétricos passou de ‘0’ por cento, em 2009, para 11 por cento, em 2022. Esta tendência é comprovada pela percentagem de matrículas de automóveis ligeiros de passageiros elétricos (BEV) da União Europeia, que representaram 12 por cento. Portugal segue esta tendência, com 11 por cento no total de matrículas em 2022.

A importância do sector automóvel na economia nacional

Com um volume de negócios de 31 mil milhões de euros (2021), o sector automóvel em Portugal foi responsável por uma geração de riqueza (VAB) de 4,4 mil milhões de euros e por um volume de exportações que ultrapassou os oito mil milhões de euros. O sector agrega, ainda, quase 24 mil empresas e emprega mais de 150 mil trabalhadores.

Relativamente à produção automóvel, refira-se que, em 2022, foram produzidos mais de 322 mil veículos, mais 11 por cento do que no ano anterior. Acrescente-se, contudo, que, quando comparado com o ano de 2019 – o último ano antes da pandemia e durante o qual foram produzidas mais de 345 mil unidades –, 2022 registou uma queda de quase sete por cento.

No que se refere à exportação, em 2022, 97 por cento dos veículos produzidos em Portugal destinaram-se aos mercados externos, assumindo, aqui, a Alemanha – o país que recebe a maior parte dos veículos produzidos em Portugal – um papel de destaque. França, Itália, Espanha e Reino Unido encontram-se, também, entre os cinco principais destinos das exportações automóveis.

Este balanço do mercado automóvel em Portugal, promovido pela ACAP, debruça-se sobre temas como a modernização do parque automóvel nacional e a eletrificação e investimento em postos de carregamento. O painel de intervenientes da conferência conta com os contributos de Helder Pedro, Secretário-Geral da ACAP, José Ramos, Presidente da ACAP, e Pablo Puey, Presidente do Conselho Estratégico da ACAP.

Tags: ACAPBalanço anualConferência de imprensaenvelhecimento do parque automóvel portuguêsparque automóvel
André Mendes

André Mendes

Artigos relacionados

Seat já produz Raval e ID. Polo
AUTO+

Seat já produz Raval e ID. Polo

by Redação
10 Junho, 2026
Galloper de regresso com SUV e “pick-up”
AUTO+

Galloper de regresso com SUV e “pick-up”

by Redação
10 Junho, 2026
Next Post
FIA pronuncia-se sobre os regulamentos financeiros da Fórmula 1

Fórmula 1 aprova alteração ao limite orçamental

O CPTT arranca em Beja: quem são os favoritos e os ‘outsiders’…

O CPTT arranca em Beja: quem são os favoritos e os ‘outsiders’…

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
24h de Le Mans: Filipe Albuquerque 3º na grelha provisória: “Está tudo muito renhido”

24h de Le Mans: Filipe Albuquerque 3º na grelha provisória: “Está tudo muito renhido”

10 Junho, 2026
24h Le Mans: Ferrari #83 e Peugeot eliminados na qualificação

24h Le Mans: Ferrari #83 e Peugeot eliminados na qualificação

10 Junho, 2026

F1: Acordo alcançado para reequilibrar distribuição de potência dos motores

10 Junho, 2026
GP de Espanha F1: Resultados e Classificações

F1: Muitas mudanças no TL1 de Barcelona

10 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright