Dacia vai substituir o Sandero e o Lodgy e vai ter motorizações híbridas | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Dacia vai substituir o Sandero e o Lodgy e vai ter motorizações híbridas

José Manuel Costa by José Manuel Costa
29 Março, 2019
in AUTO+
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Depois de alguma calmaria, a Dacia vai entrar num frenesim de novidades para se adaptar aos novos tempos.

A Dacia limitou-se a oferecer novos motores a gasolina em 2018 e 2019, mas a renovação da gama está quase a começar. Em setembro chegará à gama o motor 1.0 TCe com 100 CV alimentado a GPL, para ficar no lugar do 1.6 SCe. A caixa de dupla embraiagem da Renault não chegará brevemente à Dacia, porque em primeiro lugar está a implementação de novas motorizações e a colocação do SCR nos modelos diesel. E 2020, podemos garantir, será um ano Dacia. Até porque não estará, em 2019, no Salão de Frankfurt.

Com uma gama de produtos com um ciclo de vida de 7 a 8 anos, 2020 é o ano chave para a casa romena. Os primeiros a receber novidades serão o Lodgy e o Dokker (foram lançados em abril e maio de 2012). Produzidos em Marrocos, vão manter a plataforma B0 (já velhinha) mas com muitas alterações que a modernizarão. Serão apresentados na Primavera de 2020. Numa tentativa de aumentar a oferta de veículos comerciais, a Renault pode pegar no Dokker e chamar-lhe seu, tal como sucede na Argentina, onde se chama Renault Kangoo.

Artigos relacionados

Alerta: IMT usado em tentativa de burla

Alerta: IMT usado em tentativa de burla

18 Julho, 2026
Alfa Romeo antecipa novo C-SUV

Alfa Romeo antecipa novo C-SUV

18 Julho, 2026

Ainda em 2020, no outono, a Dacia vai lançar os novos Logan e Sandero, estes já na terceira geração. E aqui, sim, haverá alterações profundas, pois os dois receberão a plataforma CMF-B, a mesma da quinta geração do Renault Clio. Esta alteração foi obrigada pela necessidade de integrar novas tecnologias que a plataforma B0 utilizada, até agora, não permite utilizar. Falamos, principalmente, das câmaras frontais e o radar, tornados obrigatórios pelas regras europeias a partir de 2022. Por outro lado, a Renault quer modificar as ferramentas das fábricas da Dacia, já bem antigas, e naturalmente que nesta altura, muita da tecnologia que será obrigatória daqui a um par de anos já está amortizada e não terá impacto exagerado nos preços do carro.

E, claro, apesar do seu ADN, a Dacia não poderá continuar “distraída” e por isso receberá eletrificação. Uma das vantagens da Dacia era utilizar motores comprovados, baratos e fiáveis, largados pela Renault, isso agora terá de mudar. A Dacia tem de reduzir os seus níveis de emissões de CO2 em 15% em 2025 e 31,5% em 2030. Atualmente, a média WLTP da Dacia está entre 125 e 130 gr/km de CO2, estando demasiado longe das 95 gr/km impostas para 2020-2021. Porém, incluída dentro do grupo Renault, a Dacia pode continuar durante mais um par de anos a estar fora dos limites, pois a casa francesa conseguirá estar abaixo desse valor no calculo integrado de todo o grupo Renault.

Mas a Dacia terá de fazer alguma coisa e por isso a hibridização será inevitável, bem como algumas medidas que podem ajudar a baixar o CO2. Aliás, começará por ai o “ataque” ás emissões, seguindo-se as motorizações híbridas, tornadas obrigatórias quando a União Europeia exige que 15% da produção seja de veículos eletrificados, passando essa quota para 30% em 2030. 

Portanto, nada mais resta à Dacia que deitar mão aos motores híbridos, pois a mobilidade elétrica não é possível olhando aos alvos da Dacia e ao seu posicionamento. Os Dacia vão, assim, receber o sistema 1.6 e-Tech com 130 CV, o mesmo da quinta geração do Clio. Além deste sistema, a Dacia vai deiyar mão dos mini híbridos com tecnologia de 48 volts, que será a primeira medida da casa romena para baixar a média de CO2.

Porém, fica evidente que a Dacia terá muitos desafios pela frente com a questão das emissões de CO2 e com a necessidade de eletrificar a gana, pois isso acabará por a afastar do seu desígnio e não há a certeza que o investimento necessário para cumprir as normas europeias antipoluição e de segurança para conseguir as cinco estrelas na EuroNCAP, seja recuperado. Estes tempos são de enorme perigo para marcas como a Dacia e pode, mesmo, ser o fim das “low cost” e, quem sabe, o canto do cisne da marca romena que pode diluir-se dentro da Renault e… desaparecer.

Tags: DaciaNovidades Dacia
José Manuel Costa

José Manuel Costa

Artigos relacionados

Alerta: IMT usado em tentativa de burla
AUTO+

Alerta: IMT usado em tentativa de burla

by José Caetano
18 Julho, 2026
Alfa Romeo antecipa novo C-SUV
AUTO+

Alfa Romeo antecipa novo C-SUV

by João Isaac
18 Julho, 2026
Next Post
Patrick Head: O mago da engenharia

F1: Sir Patrick Head volta à Williams

MOTOGP: OLIVEIRA À PORTA DO TOP 15, MÁRQUEZ NUMA CLASSE À PARTE

MOTOGP: OLIVEIRA À PORTA DO TOP 15, MÁRQUEZ NUMA CLASSE À PARTE

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
WRC, Rali da Estónia/PEC14: Liderança de Sami Pajari volta a subir…

Rali da Estónia: Sami Pajari a caminho do seu primeiro triunfo no WRC

18 Julho, 2026

WRC, Rali da Estónia/PEC15: Sami Pajari com porta da estreia vitoriosa ‘escancarada’

18 Julho, 2026
F2, Bélgica: Joshua Duerksen triunfa na Sprint

F2, Bélgica: Joshua Duerksen triunfa na Sprint

18 Julho, 2026
F3, Bélgica: Jin Nakamura estreia-se a vencer na Sprint

F3, Bélgica: Jin Nakamura estreia-se a vencer na Sprint

18 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright