Citroën vai eletrificar toda a sua gama a partir de 2020 | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Citroën vai eletrificar toda a sua gama a partir de 2020

by
8 Maio, 2017
in AUTO+
A A
Citroën vai eletrificar toda a sua gama a partir de 2020

Share on FacebookShare on Twitter

A Citroën vai dispor de uma gama de veículos elétricos de nova geração a partir de 2020, confirmou a CEO da marca, Linda Jackson.

A versão elétrica do subcompacto C3 (foto) será o testa de ferro da ofensiva, que incluirá ainda o C-Elysée, os furgões comerciais ligeiros e que se alargará progressivamente a todos restantes modelos da gama, com base na nova arquitetura elétrica e-CMP, que o Grupo PSA tem programada para 2019.

A marca francesa vai seguir uma estratégia semelhante à que foi seguida até agora pela Volkswagen e diferente da opção da BMW, por exemplo, optando por eletrificar os seus modelos normais, em vez de lançar novos modelos e uma nova família específica para os veículos elétricos, refere o site L’Argus.

Artigos relacionados

Mercedes-Maybach GLS 680 SUV

Mercedes-Maybach GLS 680 SUV

29 Julho, 2026
Opel Corsa GSE: Estreia mundial no Caramulo

Opel Corsa GSE: Estreia mundial no Caramulo

29 Julho, 2026

“A nossa estratégia não é ter um modelo dedicado, mas sim uma oferta de motorizações elétricas em toda a nossa gama, para quer os clientes possam optar entre modelos com motores convencionais de combustão ou propulsores elétricos”, referiu Linda Jackson.

2010 Citroen C-Zero
2010 Citroen C-Zero

Atualmente a marca conta apenas com o citadino C-Zero (foto), variante Citroen do Mitusishi i-MiEV e gémeo do Peugeot iON, e do exótico e-Méhari (foto), dois modelos específicos e que não garantem volumes. Somadas, as vendas do C-Zero e do i-MiEV contam-se por poucos milhares de unidades.

Citroen-e-Mehari

Plataforma e-CMP com baterias LG…

A futura plataforma elétrica e-CMP é uma evolução eletrificada da atual plataforma CMP, de modelos compactos e médios da PSA. Terá um pack de bateriais com 50 kWh de capacidade, que garantirão uma autonomia de 450 Km, segundo os padrões da NEDC e de 250 Km, de acordo com as novas medições WLTP.

As baterias serão produzidas pela LG Chem coreana e montadas pela DongFeng, parceira da PSA na China, adianta o site L’Argus. Os motores serão fabricados nas unidades francesas de Trémery e Valenciennes.

O primeiro modelo PSA a contar com esta tecnologia será, a partir do outono de 2019, o futuro DS3 Crossback, a que se seguirão todos os restantes modelos subcompactos e compactos (segmentos B e C), de todas as marcas do grupo.

Citroen-C-Elysée-elétrico

A Citroen apresentou, em abril do ano passado, no Salão Automóvel de Pequim, um protótipo elétrico do C-Elysée (foto), um modelo estratégico para o mercado chinês onde, a partir de 2019, todas as marcas deverão pelo menos assegurar que 8% das suas vendas totais serão veículos elétricos.

… Ou eletrificação das plataformas atuais

Para outros modelos, como os novos C3 e C3 Aircross, que não utilizam a plataforma e-CMP, mas a PF1, a eletrificação será feita a partir da transformação desta última, adaptando-a para receber um pack de baterias e receber um motor elétrico sob o capot.

A eletrificação do furgão comercial Jumpy, montado sobre a atual plataforma EMP2, também está a ser estudada, o exigirá igualmente uma adaptação. A anunciada proibição de circulação de veículos Diesel nalgumas grandes cidades europeias vai obrigar todos os construtores a pensar em alternativas e os propulsores elétricos e híbridos são vistos como a opção a ponderar.

Citroen-Berlingo-elétrico

Mas antes da chegada do e-Jumpy, a Citroen lançara a versão já apresentada do novo furgão compacto Berlingo (foto), gémeo do Peugeot Partner, anunciado para 2018.

Parceria com Bolloré mantém-se

A integração da Mitsubishi na Aliança Renault-Nissan, rival direta da PSA, obrigou ao rompimento dos acordos entre os dois grupos. No que toca a pequenos veículos citadinos urbanos, a Citroën deverá contar com a colaboração da Bolloré.

Bolloré-Bluecar-1

Este fabricante especializado em veículos elétricos deverá utilizar as novas baterias da PSA na segunda geração do seu BlueCar (foto), que continuará a ser produzido na fábrica da PSA de Rennes, mas para a utilização em serviços de mobilidade partilhadas nos grandes centros urbanos.

Em entrevista à agência Bloomberg, o próprio Vincent Billoré afirmou não ser “competitivo face aos grandes construtores” e que tencionava recentrar a atividade da empresa nos “automóveis partilhados, na venda de baterias e serviços”.

Álvaro Mendonça

Tags: Citröen

Artigos relacionados

Mercedes-Maybach GLS 680 SUV
AUTO+

Mercedes-Maybach GLS 680 SUV

by Redação
29 Julho, 2026
Opel Corsa GSE: Estreia mundial no Caramulo
AUTO+

Opel Corsa GSE: Estreia mundial no Caramulo

by João Isaac
29 Julho, 2026
Next Post
Tripla Coroa de Fernando Alonso não vai ser nada fácil…

F1: Jacques Villeneuve aposta em Vettel

F1: Verstappen desapontado? Quem o diz é Martin Brundle

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Kris Meeke liderou o shakedown do Rali da Madeira

Kris Meeke liderou o shakedown do Rali da Madeira

30 Julho, 2026
WRC: Takamoto Katsuta lidera shakedown do Rali da Finlândia

WRC: Takamoto Katsuta lidera shakedown do Rali da Finlândia

30 Julho, 2026
Quem vai vencer o Rali da Madeira à geral?

Quem vai vencer o Rali da Madeira à geral?

30 Julho, 2026
Baja España Aragón realiza-se de 11 a 13 de setembro

Baja España Aragón realiza-se de 11 a 13 de setembro

30 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright