Audi Q3 novo revoluciona estética da Audi

Por a 22 Junho 2025 18:01

O Audi Q3 novo não tem medo de arriscar. Diferente por fora e mais ousada no interior, a terceira geração do SUV compacto da marca alemã apresenta desenho agressivo e volta a confiar em atributos como a tecnologia, qualidade de construção e eficiência para se destacar num segmento bastante concorrido.

Considerado pela Audi como um dos seus automóveis mais importantes em termos de vendas, o Q3 chega à terceira geração evoluindo muitos dos pontos fortes que já “deram que falar” ao longo dos últimos dez anos. Bem mais arrojado esteticamente, o Q3 novo pretende dar continuidade ao sucesso dos seus antecessores com pilares como a digitalização e a eletrificação a serem indicadores da nova filosofia da marca alemã.

Dynamic photo,

Colour: Sage green

O desenho exterior é um dos aspetos que se destaca de imediato do Audi Q3 de terceira geração, tendo um “design” mais emotivo, sobretudo quando observado de frente, com a grelha “Singlframe” mais ampla e elevada ladeada por óticas divididas. Na parte superior, os faróis esguios adotam conceito de luzes diurnas digitais com tecnologia LED, compostas por 23 segmentos de cada lado, para assinaturas de luz distintas personalizáveis. Já na área inferior, os faróis Matrix LED digitais utilizam um módulo micro-LED, tecnologia que melhora significativamente a qualidade da iluminação e cuja orientação da luz está agora mais estreitamente ligadas às funções de assistência ao condutor.

Visto de lado, a Audi salienta a manutenção das linhas de ombro muito salientes em homenagem ao quattro de outros tempos, ao passo que a linha de ombro horizontal entre os faróis e as luzes traseiras divide visualmente o carro em duas partes. A secção traseira é adornada com farolins OLED digitais opcionais, complementadas por uma faixa de luz LED contínua e pelos anéis iluminados. A imagem terá pequenos apontamentos diferenciadores consoante a linha de equipamento, com a vertente S line a propor alguns elementos mais desportivos da carroçaria.

Dynamic photo (Logo illumination is only active while headlights are on low beam or high beam),

Colour: Sage green

Reinvenções a bordo

O interior do Q3 novo repete algumas das tendências já vistas noutros automóveis da Audi, embora o SUV germânico dê um passo em frente nalguns conceitos, nomeadamente com a substituição das hastes convencionais atrás do volante por outras mais evoluídas e multifunções. À esquerda, mantêm-se funções como os “piscas”, luzes de máximos ou regulação dos limpa para-brisas, enquanto à direita figura agora o seletor de condução.

Essa é apenas uma das novidades, já que o volante é novo, bem como toda a consola central, que promete oferecer mais espaço para pequenos objetos. A Audi indica ainda que o Q3 novo poderá ter vidros dianteiros laterais acústicos, o que contribui para maior refinamento a bordo, sublinhado ainda pelas várias superfícies iluminadas, como os painéis das portas, e pelos materiais de qualidade superior.

Cockpit

Na parte superior do painel de bordo encontra-se o ecrã panorâmico curvo que reúne, efetivamente, dois ecrãs, o do painel de instrumentos com 11,9 polegadas (Audi virtual cockpit) e o central tátil com 12,8 polegadas MMI para o sistema de infoentretenimento de última geração, com competências digitais reforçadas em termos de aplicações e comandos do veículo – não faltam, por exemplo, os comandos por voz e assistente virtual com recurso à IA. Para os apreciadores da qualidade musical, a Audi propõe sistema de som opcional da Sonos, com 12 altifalantes.

O volume da bagageira cifra-se nos 488 litros, aumentando para 1.386 litros com o rebatimento dos encostos. O banco traseiro pode ainda ser movido longitudinalmente e o seu ângulo pode ser ajustado de série. O SUV tem uma capacidade de reboque de até 2.100 kg.

Interior

Combustão e eletrificado

Apesar de poderem existir variações de acordo com cada país, a gama terá variantes a gasolina (TFSI), turbodiesel (TDI) e híbridas “plug-in” (e-Hybrid). De entrada, a versão de entrada TFSI debita 150 cv, ganhando em eficiência graças ao sistema “mild hybrid” de 48 V, tecnologia “Cylinder on Demand” (corta dois dos quatro cilindros em cargas baixas de acelerador) e caixa automática Steptronic de sete velocidades.

O mais potente será o Q3 TFSI quattro, equipado com motor 2.0 de quatro cilindros de 265 cv de potência e 400 Nm de binário, associado a caixa S tronic de sete velocidades e sistema de tração integral. No campo dos modelos a gasóleo, a versão TDI de 150 cv e 360 Nm estará disponível com tração dianteira e caixa automática S tronic de sete velocidades.

Static photo,

Colour: Glacier white

Depois, existirá versão híbrida “plug-in” (PHEV) com 272 cv de potência combinada e 400 Nm de binário total. Este sistema associa motor a gasolina a um motor elétrico de 115 cv (85 kW) e 330 Nm, alimentado por bateria de alta tensão de 25,7 kWh de capacidade bruta (19,7 kWh úteis). A autonomia elétrica do Q3 SUV e-Hybrid é agora de 119 km no ciclo de testes WLTP (valores preliminares). Adicionalmente, admite recarga até 50 kW DC em condições ideais, passando de 10% a 80% em menos de meia hora.

Tecnologicamente, o Q3 destaca-se também pela suspensão muito evoluída de série, podendo ainda usufruir de suspensão desportiva ou de amortecimento variável de válvula dupla.

Sem preços e com a abertura das encomendas prevista para o verão (entregas no mês de outubro), o Q3 será produzido em Gyor, na Hungria. A título de curiosidade, o modelo de entrada terá um preço de 44.600 € na Alemanha.

Static photo,

Colour: Sage green

Por Pedro Junceiro

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado