Sami Pajari consolida estatuto de candidato entre a elite do WRC

Por a 28 Março 2026 10:37

Dois pódios consecutivos e velocidade em todas as superfícies reforçam ambição do finlandês

Sami Pajari acredita que está “a chegar a um ponto em que pode basicamente lutar com qualquer um, em qualquer condição” depois de assinar, pela primeira vez, dois pódios absolutos consecutivos no WRC.

O finlandês da Toyota somou o terceiro pódio da carreira ao terminar o Rali Safari em terceiro lugar, atrás do vencedor Takamoto Katsuta e de Adrien Fourmaux, na sequência do terceiro posto já alcançado no Rally da Suécia.

No Quénia, Pajari rubricou aquela que é apontada como a melhor exibição da sua ainda curta passagem pela categoria principal. Para além de sobreviver às armadilhas mecânicas de uma das provas mais duras do calendário ao volante do GR Yaris Rally1, venceu cinco classificativas, sendo apenas superado no somatório de tempos de troço por Sébastien Ogier, que registou sete vitórias parciais. “Está a correr bastante bem e devo estar super feliz com isso”, admitiu, sem deixar de sublinhar que “ainda há margem para melhorar” e que, depois de três terceiros lugares, faltam “mais dois degraus” no pódio: “Espero que, a certa altura, possamos reclamar essas posições também.”

Os números confirmam a tendência: nas últimas 10 provas, Pajari terminou nove vezes no top 7, com três pódios e um total de 107 pontos, e já superou o número de vitórias em especiais obtido em toda a época passada, apenas com três ralis disputados em 2026. “Estamos aqui para lutar com qualquer um”, reforça, lembrando que já conseguiu triunfos em troços “em muitos tipos diferentes de ralis” e que o objetivo é estar na discussão com os melhores, não apenas dentro da Toyota, mas “no pelotão em geral”.

Depois do Safari, o finlandês regressou rapidamente ao trabalho, integrando em Portugal o programa de testes do protótipo Toyota para 2027, em pisos nacionais como Boticas e Algarve. O próximo desafio competitivo será bem diferente: o Mundial regressa ao asfalto no Rali da Croácia, agora com base em Rijeka e um percurso profundamente reformulado, com especiais em estradas costeiras, zonas de montanha e troços interiores na Istria, entre 9 e 12 de abril.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado