Alpine chega ao Porto

Por a 25 Julho 2025 12:36

A Alpine reforçou a sua presença em Portugal com a abertura de um segundo espaço comercial, localizado na cidade do Porto. Presente no país desde 2018, a marca prossegue a sua estratégia de expansão nacional em paralelo com o aumento da gama – até 2030, a Alpine irá lançar sete modelos 100% elétricos.

A cidade do Porto acolhe o segundo espaço comercial da Alpine em Portugal. Inaugurado em parceria com a Caetano Retail, este concessionário da marca francesa integra o espaço da Renault Porto Boavista/Caetano Formula, núcleo que integra ainda concessionários da Renault, da Dacia e da Renew, centro de usados certificados do grupo.

Situado na Rua de Grijó, junto à Via de Cintura Interna (VCI), este espaço comercial reforça a presença da marca francesa em Portugal e alia-se ao espaço já existente em Lisboa (Rua Dr. José Espírito Santo). A Alpine passa assim a estar representada nas duas maiores cidades do país, com o espaço nortenho a ser definido como uma forma de captar a atenção de potenciais clientes naquela região.

A abertura deste Centro Alpine decorre ao abrigo da parceria existente entre a Renault e a Caetano Retail, divisão da Salvador Caetano para a distribuição automóvel representada na inauguração por Paulo Araújo, Diretor Executivo, que destacou a importância de contar com “parceiros de referência como o Grupo Renault” e “produtos de alta qualidade”, referindo-se aos automóveis.

Por seu turno, Jean-Antoine Bergue, Diretor Financeiro da marca Alpine, sublinhou a abertura de mais um espaço “que permite aos clientes ligarem-se aos valores da marca”, numa alusão ao ADN de competição e ao mundo do requinte desportivo francês. “Queremos oferecer aos clientes uma variedade de experiência ligada à marca Alpine”, afirmou.

Bergue salientou, ainda, a boa prestação em termos comerciais no primeiro semestre, com vendas em crescendo na Europa, não só pelo surgimento do A290, mas também pela manutenção dos números do A110, que mantém a sua popularidade, aproximando-se ainda a chegada do A390, um SUV “fastback” que surgirá em duas vertentes, de 400 ou de 470 cv (GTS).

ADN entre passado e futuro

A inauguração contou ainda com a presença de José Pedro Neves, Diretor Geral do Grupo Renault em Portugal, e de Hugo Barbosa, Diretor de Comunicação do Grupo Renault em Portugal, com ambos a destacarem o peso histórico da marca francesa e o seu papel, bastante relevante, na aceitação da eletrificação aplicada aos automóveis desportivos.

José Pedro Neves frisou que “fazemos esta aposta no Porto com um dos principais parceiros que temos a nível mundial, que é a Caetano Retail – só assim, com trabalho em conjunto, é que conseguimos atingir o sucesso. Em segundo lugar, queremos melhorar a experiência de cliente e é para isto que estamos a trabalhar com este espaço. Na lógica do Grupo Renault, a Alpine é uma complementaridade essencial entre Dacia e Renault e vai abrir-nos as portas para acabar com alguns preconceitos sobre a eletrificação”.

Noutro aspeto, o responsável nacional pelas operações do Grupo Renault salientou que “nunca pusemos em questão o nosso modelo de negócio e a necessidade de uma rede de distribuição, que achamos que é essencial para garantir a proximidade aos clientes e a sua manutenção”.

Hugo Barbosa, Diretor de Comunicação do grupo para Portugal, descreveu este passo como “muito aguardado”, dando seguimento à implementação da marca em Portugal, desde a sua entrada no país, em 2018.

Ao mesmo tempo que enalteceu o passado de sucesso da Alpine na competição – com triunfos em Le Mans ou nos ralis ao mais alto nível –, apontou ainda o caminho da marca para o futuro, ambicionando tornar-se numa “marca desportiva de luxo e de alta ‘performance’” enquanto prepara o alargamento da sua “Dream Garage”, que terá sete automóveis 100% elétricos até 2030, ainda este ano com o A390 e em 2026 com um novo A110.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado