WRC na América do Sul: Paraguai e Chile Preparam-se para a estreia e regresso | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

WRC na América do Sul: Paraguai e Chile Preparam-se para a estreia e regresso

José Luis Abreu by José Luis Abreu
17 Julho, 2025
in Newsletter, Ralis, WRC
A A
WRC, Rali do Chile, PEC13: Toyota solidifica posições na frente

Share on FacebookShare on Twitter

Depois do Rali da Finlândia, o WRC regressa após as férias na América do Sul com os ralis do Paraguai e Chile. O primeiro é uma estreia absoluta, o segundo, um regresso.

A menos de 50 dias do regresso do Mundial de Ralis à América do Sul, o Paraguai e o Chile intensificam os preparativos para acolher eventos de classe mundial em agosto e setembro. O Paraguai fará a sua estreia histórica com o ueno Rali do Paraguai, seguido pelo familiar Rali do Chile Bio Bío.
Ambos os países estão a investir significativamente em infraestruturas e logística para garantir uma experiência memorável para equipas e fãs, mas o Chile ainda tem problemas para resolver fruto do suspensão do contrato entre o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur) e a Horta Producciones, promotor do evento, colocando dessa forma em causa a realização da prova, agendada para setembro. Estão em causa alegadas irregularidades jurídicas no processo de adjudicação direta e na estrutura contratual, o que poderá obrigar à devolução dos 8.500 milhões de pesos já transferidos. A Contraloria determinou que o contrato para a organização das etapas chilenas do WRC em 2025 e 2026 não cumpre os requisitos legais. Já o Governo Regional tenta minimizar impacto e promete respostas rápidas, alegando que as falhas identificadas são “emendáveis”, desde que as correções sejam feitas com rapidez.

WRC: América do Sul prepara-se para um regresso monumental
Independentemente de tudo o que suceder, Paraguai e Chile trabalham a todo o vapor nos preparativos. Ambos os países prometem entregar eventos de classe mundial em agosto e setembro, marcando um momento significativo para o desporto motorizado na região.

Artigos relacionados

F1: A revolução silenciosa de Laurent Mekies no primeiro ano à frente da Red Bull

11 Julho, 2026
WRC: Sami Pajari procura consistência e aprendizagem no Rali de Portugal

WRC, Sami Pajari recupera e foca-se na Estónia e Finlândia: “os meus dois ralis favoritos”

11 Julho, 2026

A jornada começa com um marco histórico: a tão aguardada estreia do WRC no Paraguai, com o ueno Rali do Paraguai, que decorrerá de 28 a 31 de agosto. Duas semanas depois, a série regressa a território familiar para a quarta edição do WRC do Rali do Chile Bio Bío, que terá como centro a cidade de Concepción, caso se resolvam os problemas referidos acima.

Paraguai: investimento e inovação para uma estreia histórica
No Paraguai, a escala dos preparativos é extraordinária. Encarnación, a cidade anfitriã do rali, recebeu um investimento de 10 milhões de dólares para a modernização do seu aeroporto internacional. Este aeroporto abrirá como uma infraestrutura internacional a tempo inteiro a 7 de agosto, e prevê-se que receba até 150 voos diários durante o período do evento, com companhias aéreas nacionais e internacionais, incluindo a FlyBondi, a manifestarem forte interesse.

A capacidade de alojamento também está a ser expandida, com 373 hotéis e mais de 9.000 camas disponíveis nas regiões de Itapúa, Alto Paraná e Misiones. Para responder à procura esperada, os organizadores estão a introduzir uma solução de “glamping” com capacidade para 7.500 pessoas ao longo do percurso. Paralelamente, um horário flexível de transportes públicos e medidas de controlo fronteiriço simplificadas vão garantir uma viagem tranquila para os estimados 200.000 a 300.000 visitantes.

Chile: finalização dos preparativos com grande dinamismo
O Chile também está a finalizar os seus preparativos com um dinamismo impressionante. Felipe Horta, Presidente do Rali do Chile Bio Bío, confirmou que as equipas estão a trabalhar a toda a velocidade em todos os departamentos – desde as operações desportivas e o planeamento de segurança até à logística de transmissão televisiva e o envolvimento dos fãs.

“Temos trabalhado na fase final de atualização do roteiro, fazendo correções e melhorias no nosso Plano de Segurança e Plano Médico, planeando as transmissões televisivas e as atividades pré-evento”, afirmou Horta. “Estamos também a avançar em tudo o que se refere à Rally Village e à Fan Zone, que é onde esperamos receber o maior número de fãs que, estamos certos, virão à Região do Biobío. Temos muita esperança de que esta edição do WRC Rali do Chile Biobío seja tão bem-sucedida, ou ainda mais, do que as anteriores.”

O Governador da Região do Biobío, Sergio Giacaman, expressou a importância do regresso do rali à sua região: “Estamos a trabalhar em toda a coordenação necessária com as autoridades policiais e de segurança, com as agências de transportes públicos, os municípios, e, basicamente, toda a Região do Biobío está a preparar-se para o WRC, tanto a nível logístico como da perspetiva do comércio, hotelaria e restauração. É um evento muito importante para a Região do Biobío, e é por isso que fizemos um esforço coordenado para garantir um resultado bem-sucedido.”

A organização de eventos desta magnitude, especialmente em desportos motorizados como o WRC, exige uma coordenação meticulosa entre diversas entidades, desde as federações desportivas às autoridades locais e regionais. A capacidade de mobilizar recursos e infraestruturas, como visto nos preparativos do Paraguai e do Chile, é crucial para o sucesso e o impacto económico e turístico que estes ralis trazem às regiões que os acolhem.

Tags: Rali do ChileRali do ParaguaimWRC
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Destaque Homepage

F1: A revolução silenciosa de Laurent Mekies no primeiro ano à frente da Red Bull

by José Luis Abreu
11 Julho, 2026
WRC: Sami Pajari procura consistência e aprendizagem no Rali de Portugal
Ralis

WRC, Sami Pajari recupera e foca-se na Estónia e Finlândia: “os meus dois ralis favoritos”

by José Luis Abreu
11 Julho, 2026
Next Post
Rali da Estónia: WRC2 vai ter novo vencedor em 2025

Rali da Estónia: WRC2 vai ter novo vencedor em 2025

Lembra-se de Eliseo Salazar: Mediatismo a soco

Lembra-se de Eliseo Salazar: Mediatismo a soco

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
WEC em Interlagos: Alpine na frente do TL3 antes da qualificação para as 6 Horas de São Paulo

WEC em Interlagos: Alpine na frente do TL3 antes da qualificação para as 6 Horas de São Paulo

11 Julho, 2026

F1: A revolução silenciosa de Laurent Mekies no primeiro ano à frente da Red Bull

11 Julho, 2026
CPVL, Vila Real: Vasco Barros destacou-se na Corrida 1

CPVL, Vila Real: Vasco Barros destacou-se na Corrida 1

11 Julho, 2026
Marçal Muller e Gaetano Di Mauro conquistam a pole position na Porsche Cup Brasil no AIA

Marçal Muller e Gaetano Di Mauro conquistam a pole position na Porsche Cup Brasil no AIA

11 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright