F1, GP da Grã-Bretanha: Max Verstappen vence, Lando Norris brilha | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1, GP da Grã-Bretanha: Max Verstappen vence, Lando Norris brilha

Fábio Mendes by Fábio Mendes
9 Julho, 2023
in Destaque Homepage, F1, FÓRMULA 1, Newsletter, Newsletter destaque
A A
F1, GP da Grã-Bretanha: Max Verstappen vence, Lando Norris brilha

Share on FacebookShare on Twitter

Silverstone serviu-nos uma excelente corrida. Max Verstappen acabou por vencer a prova, como se esperava, mas a McLaren deu espetáculo, com Lando Norris a liderar a corrida por duas voltas, e a aguentar o segundo lugar de forma brilhante. O piloto da McLaren fez uma exibição brutal e mereceu o pódio. Lewis Hamilton aproveitou o Safety Car para ganhar uma vaga no pódio e terminar no terceiro lugar. Uma corrida espetacular com grandes lutas.

Filme da corrida AQUI

O GP da Grã-Bretanha foi uma das melhores corridas do ano. A tendência que temos visto mantém-se e a distância da concorrência para a Red Bull vai diminuindo. A Red Bull continua rápida demais para os adversários, mas aos poucos, vamos vendo as distâncias a ficarem cada vez menores. Verstappen voltou a dominar a corrida, apesar de ter deixado escapar a liderança nas primeiras voltas, depois de um arranque menos conseguido. Norris agarrou a oportunidade e conseguiu ficar na frente até que o DRS foi ativado e aí, o britânico ficou sem argumentos para segurar Verstappen. O neerlandês foi cavando o fosso e tinha uma margem confortável, depois de um excelente stint com pneus médios, numa corrida em que a degradação foi menor que o esperado e a estratégia de uma paragem resultou. Veio então o Safety Car, depois do motor de Kevin Magnussen ter entregado a alma ao criador. No recomeço, a pouco mais de 15 voltas para o fim, o Safety Car saiu de pista e Verstappen conseguiu uma boa vantagem para a concorrência. Ficou em primeiro lugar até ao fim da corrida, mas com os pneus macios a não darem o que neerlandês esperava, a distância para Lando Norris manteve-se nos três segundos até ao fim da corrida. Mais uma excelente vitória de Verstappen, a sexta consecutiva e a 11ª consecutiva para a Red Bull.

Artigos relacionados

F1: Flavio Briatore, sobre Colapinto: ” O passado é passado”

2 Outubro, 2026

F1, Franco Colapinto: “Lando Norris foi demasiado longe”

2 Outubro, 2026

Lando Norris terminou a corrida em segundo depois de uma prestação brilhante. Largou melhor que Verstappen, agarrou-se ao segundo lugar e foi rodando a um ritmo um pouco abaixo do da Red Bull, o que há três semanas seria considerado impossível. A corrida parecia estar controlada, mas veio o Safety Car e a McLaren arriscou ao colocar os pneus duros nos dois carros. Os macios pareciam a melhor opção, mas a aposta revelou-se correta. Os McLaren aqueceram rapidamente os pneus e Lando Norris defendeu-se como um campeão de outro campeão, Hamilton, que não conseguiu passar por Norris. Uma tarde brilhante de um piloto igualmente brilhante, que foi pela primeira fez ao pódio perante o seu público.

Lewis Hamilton acabou a corrida no pódio, depois de tudo ter tentado para passar Norris. O #44 da Mercedes começou na sétima posição, mas conseguiu uma boa recuperação, fruto de um ritmo de corrida bem melhor do que o ritmo de qualificação. Foi bafejado pela sorte, quando o Safety Car entrou em pista e ganhou o lugar a Oscar Piastri nas boxes. Não foi a corrida mais impressionante que vimos de Hamilton, mas foi uma excelente prestação, muito sólida com um bom trabalho de equipa.

Oscar Piastri acabou por ser o azarado do dia. Rodou na terceira posição durante mais de metade da corrida. Foi às boxes pouco antes do Safety Car entrar e ficou a perder com isso, com os adversários da frente a perderem menos tempo nas suas paragens, sob SC. Piastri chegou a ser mais rápido de Norris nas primeiras voltas, mas a equipa deu ordens para manter o lugar. Uma decisão sensata de uma equipa que precisava de um bom resultado como este. Piastri acabou em quarto, um lugar abaixo do que merecia, mas mostrou todo o seu potencial.

George Russell foi quinto e durante a corrida manteve um ritmo sólido, tendo feito um stint impressionante com os pneus macios, que só deveriam durar dez voltas. Russell fez render os macios durante mais do dobro do previsto. Mas com os médios e o Safety Car acabou por ver Hamilton passar para a sua frente. Uma boa prova de Russell.

Sergio Pérez teve alguma sorte. No primeiro stint conseguiu recuperar até ao top 10, tendo largado de 15º, mas o Safety Car permitiu reagrupar o pelotão e o mexicano fez valer a qualidade do seu Red Bull. Mas o sexto lugar, com um carro vencedor sabe a pouco.

Fernando Alonso não tem cumprido a promessa. Depois de dizer que a Aston Martin iria terminar sempre no pódio, a premonição tem-se revelado pouco acertada. Alonso nunca teve ritmo para ir atrás do top 5 e teve de se contentar com as lutaas com Gasly. Geriu a sua corrida como pôde, mas nunca mostrou um ritmo espantoso. Quem voltou a espantar foi Alex Albon, que voltou a estar sempre nas lutas pelo top 10. Chegou a passar um Ferrari numa luta “no braço” e ficou à frente dos carros da Scuderia que voltou a ficar mal na fotografia. Charles Leclerc e Carlos Sainz andaram nas lutas pelo top5, mas o Safety Car veio na pior altura para Sainz. Leclerc não teve ritmo nos pneus duros perdeu muito tempo no trânsito no segundo stint. Uma tarde para esquecer.

Destaque para Lance Stroll, que voltou a ficar muito longe de Fernando Alonso, para a Alpine, com uma dupla desistência, numa tarde negra. Valterri Bottas acabou no 12º, atrás de Logan Sargeant que ficou às portas do pódio, o que mostra a evolução da equipa. A Alpha Tauri confirmou o rótulo de equipa mais lenta.

Silverstone foi uma festa bonita, com uma grande corrida e com a promessa que a F1 pode melhorar. Não vai ser a tempo de nos dar uma boa luta pelo título, mas poderemos ter corridas entusiasmantes.

Tags: F1Fórmula 1GP da Grã-BretanhaMax Verstappen
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

F1: Flavio Briatore, sobre Colapinto: ” O passado é passado”

by Fábio Mendes
2 Outubro, 2026
FÓRMULA 1

F1, Franco Colapinto: “Lando Norris foi demasiado longe”

by Fábio Mendes
2 Outubro, 2026
Next Post
GP Grã- Bretanha F1: Poderá a Ferrari ser ainda mais ameaça?

GP da Grã-Bretanha de F1, Max Verstappen: “11 vitórias seguidas para a Red Bull é incrível”

GP Grã-Bretanha F1, Lando Norris: “pneus duros? não quis saber, estava em 2º e tudo fiz para lá ficar”

GP Grã-Bretanha F1, Lando Norris: “pneus duros? não quis saber, estava em 2º e tudo fiz para lá ficar"

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
16 Comentários
GUILHERME Rodrigues
GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Mais um dia no escritório para o Max e para a Red Bull, uma das maiores sequências de vitórias e hegemonia que o desporto e a f1 já teve, enquanto a palhaçada dos pneus da pirelli continuarem na f1 vamos continuar a ter esta palhaçada e percebo que muitos já desistiram de ver e acompanhar a f1, porque toda a gente sabe que a maior parte da vantagem dos red bulls e dos mercedes antigamente têm a ver com estes pneus de m**** e as pressões, só serviu para fod** a ferrari e outras equipas, estes pneus de m****!!!!!! Ansioso… Ler mais »

Chicanalysis
Chicanalysis
Reply to  GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Pronto, não é possível adiar mais, Queremos o Gui como comentador ÚNICO na sport TV!
Vou lançar hoje mesmo o abaixo assinado.

Pity
Pity
Reply to  Chicanalysis
3 anos atrás

Não pode. Com tantas estrelas nas frases, a ERC ainda o mandava prender 🙂

Chicanalysis
Chicanalysis
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não faz mal, ele é jovem, era logo amnistiado á custa da visita do Papa.

JoaoLima
JoaoLima
Reply to  GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Este comentário merece uma reprimenda séria!

Chicanalysis
Chicanalysis
Reply to  JoaoLima
3 anos atrás

E o meu caro merece um re-reprimenda a brincalhona. Vá lá assinar a petição senão dou-lhe um voto -. Tem exatamente 3 minutos.

jacinto.soares@sapo.pt
[email protected]
3 anos atrás

Honestamente começo a perder a paciência, com os “motoristas” da Ferrari. Parece que andam a fazer fretes não defendem como Norris de Hamilton exemplo. Não atacam, conclusão: Penso que a Ferrari poderá contratar Priastri tem estofo para poder ser campeão.

Last edited 3 anos atrás by [email protected]
GUILHERME Rodrigues
GUILHERME Rodrigues
Reply to  [email protected]
3 anos atrás

Se o carro não tem os mesmos niveis de downforce e tração que a mercedes e a mclaren, queres milagres? Com um diretor de corrida amador pior que o binotto, com os melhores engenheiros a sair para os rivais! Muito fez o Leclerc ao defender-se no primeiro stint do Russell com melhores pneus, verdade seja dita que a Mercedes continua com algum arrasto e lenta em reta, e a Ferrari é muito rapida em reta sobretudo com este setup de pouco downforce!

Pity
Pity
3 anos atrás

Hoje tivemos algumas novidades. Sim, Max voltou a vencer, mas só ganhou 3,8 segundos nas últimas 14 voltas, resta saber se, efectivamente, a culpa foi dos pneus, mas também voltou a fazer um arranque menos bom.
Norris fez uma grande corrida, com uma largada à campeão. Hamilton beneficiou do SC, mas a Mercedes esteve abaixo do esperado. Piastri também esteve muito bem. Grande ultrapassagem de Russell a Leclerc. A Ferrari continua a comer pneus. Boa recuperação de Perez. Boa corrida de Albon e fraca de Alonso.
A Alpha Tauri continua péssima, rivalizando com a Haas. Asar para a Alpine.

Pity
Pity
Reply to  Pity
3 anos atrás

*azar

Chicanalysis
Chicanalysis
Reply to  Pity
3 anos atrás

Tá desculpada, depreendo que tenha estado a “asar” sardinhas.

Pity
Pity
Reply to  Chicanalysis
3 anos atrás

É coisa que não entra cá em casa. Detesto sardinhas. Pronto… agora vou receber 30 negativos 🙂

Rhodas
Rhodas
Reply to  Pity
3 anos atrás

Epa, detestar sardinhas merece negativos a dobrar!
Relativamente à corrida, a Pity já disse tudo. Só um apunte aos que foram “prejudicados” pelo safety car, como o Piastri – podia ter tido o 1o pódio. Mas as corrodas são assim, às vezes o sc ajuda às vezes lixa. Ajudou o LH e o Alonso, prejudicou outros.
Venha a Hungria.

Rui
Rui
Reply to  Rhodas
3 anos atrás

Com rodas e sem elas

Sr. Dr. HHister
Sr. Dr. HHister
Reply to  Pity
3 anos atrás

As sardinhas também são seres humanos.

Lisboa
Lisboa
3 anos atrás

Dizer que esta foi a melhor corrida do ano e que a Red-Bull está a perder a vantagem face aos demais, no meu entender, é erróneo. É certo que a vantagem final foi “curtinha”, mas a mesma era cerca de 10 segundos a 22/21 voltas do fim antes do SC. Talvez não chegasse aos 25/30 seg., mas certamente não ficaria muito longe dos 20 segundos de vantagem sem a entrada do SC em pista. Tirando o arranque, a prova foi facilmente controlada pelo Max, que imprimiu o ritmo a seu belo prazer, sem grande esforço. A McLaren fez aquilo que… Ler mais »

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
CPR, Rali do Algarve/PEC1: Pedro Almeida é o primeiro líder

CPR, Rali do Algarve/PEC1: Pedro Almeida é o primeiro líder

2 Outubro, 2026
WRC, Rali da Sardenha, PEC6: Resposta de Thierry Neuville…

WRC, Rali da Sardenha, PEC7: Thierry Neuville é o novo líder

2 Outubro, 2026

F1: Flavio Briatore, sobre Colapinto: ” O passado é passado”

2 Outubro, 2026

F1, Franco Colapinto: “Lando Norris foi demasiado longe”

2 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz