
Volta 71 – Fim da corrida e Max Verstappen conseguiu a vitória, a volta mais rápida, além da pole. Charles Leclerc ficou com o segundo lugar e Pérez fechou o top 3. Carlos Sainz ficou em quarto e Lando Norris conquistou um belo quinto lugar.
Volta 69 – Verstappen para colocar um jogo conjunto de pneus. A paragem foi boa e Verstappen regressou ao primeiro lugar sem problema. Sergio Pérez recebe bandeira preta e branca e a penalização assombrava o mexicano.
Volta 62 – Pérez conseguiu finalmente passar Sainz. Leclerc estava a 13 segundos de distância e parecia que o top 3 estava definido, com Sainz ainda por perto. Verstappen estava na liderança, com 21 segundos de vantagem.
Volta 59 – Grande luta entre Pérez e Sainz com o espanhol a manter o terceiro lugar, com Pérez a tentar atacar de forma agressiva.
Volta 56 – Pérez passou Norris pelo quarto lugar. O mexicano seguia atrás de Sainz, com quem se esperava uma luta intensa. Verstappen seguia na frente com 18 segundos de vantagem para Leclerc.
Volta 54 – Yuki Tsunoda foi penalizado em 10 segundos por limites de pista.
Volta 51 – Pérez colocou pneus médios e caiu para o quinto lugar. O top 5 era agora Verstappen, com 13 segundos de vantagem, seguido de Leclerc, Sainz, Norris e Pérez.
Volta 49 – Verstappen parou para colocar pneus médios. Conseguiu regressar ao primeiro lugar, com Pérez logo atrás de si. A liderança de Verstappen consolidava-se.
Volta 48 – Leclerc entrou para as boxes para colocar pneus duros. Pérez fica em segundo lugar.
Volta 46 – Sainz entrou na box, cumpriu a penalização e colocou pneus duros, saindo atrás de Norris. Sainz passa Norris e sobe ao quarto lugar.
Volta 45 – Alonso colocou pneus médios ao mesmo tempo que Gasly fez o mesmo, cumprindo a sua penalização.
Volta 43 – Lewis Hamilton entrou nas boxes, cumpriu a penalização e arrancou com pneus duros. Neste momento, o top 10 é Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Alonso, Gasly, Norris, Hamilton, Sargeant e Russell.
Volta 42 – Lando Norris foi às boxes para trocar de pneus, colocando borrachas duras. Gasly era penalizado por cinco segundos por exceder limites de pista.
Volta 39 – Nyck de Vries foi penalizado com cinco segundos por ter empurrado Kevin Magnussen para fora de pista. Verstappen já tinha 5 segundos de vantagem para Leclerc.
Volta 35 – Max Verstappen regressa à liderança, passando Leclerc com facilidade. Alex Albon foi penalizado com cinco minutos por abuso de limites de pista.
Volta 32 – As bandeiras pretas e brancas continuavam a surgir e esperavam-se muitas penalizações. Ferrari perguntava a Leclerc o que achava de uma estratégia de três paragens.
Volta 30 – Pérez passou Russell pelo oitavo lugar. A diferença de Verstappen para Leclerc era agora de três segundos.
Volta 29 – Carlos Sainz penalizado em 5 segundos por exceder limites de pista.
Volta 28 – Lando Norris passa Hamilton e chega ao terceiro lugar. Verstappen já tinha retirado mais de um segundo à distância que tinha para Leclerc.
Volta 26 – Pérez entra nas boxes para colocar pneus duros. Verstappen passou Sainz e apontava agora a Leclerc que estava a seis segundos.
Volta 25 – Max Verstappen entra nas boxes (estava a perder muito tempo para Leclerc) e coloca médios, abdicando da liderança para Charles Leclerc. Verstappen ficava também atrás de Sainz. Esteban Ocon foi penalizado por unsafe release.
Volta 20 – Carlos Sainz passa Pérez e regressa ao terceiro lugar. Grandes lutas pelo 11º posto, com Albon, Magnussen, Ocon e Stroll envolvidos.
Volta 19 – Tsunoda penalizado por exceder limites de pista. Russell já entrou nos pontos. Carlos Sainz passa Hamilton e sobe para quarto.
Volta 17 – Lewis Hamilton penalizado em cinco segundos por exceder limites de pista de forma sucessiva.
Volta 16 – Os Ferrari entraram na boxe. Verstappen não parou e manteve a liderança. Alonso era quarto e agora Stroll era quinto. Alonso parou e colocou médios. Pista regressou a verde. Nesta fase tínhamos Verstappen, Leclerc, Pérez (não parou), Hamilton e Norris. Carlos Sainz caiu para sexto.
Volta 15 – Virtual Safety Car foi acionado, os Ferrari falharam a entrada na via das boxes (já tinham passado) enquanto Hamilton, Norris, Gasly, Albon Piastri e Sargeant foram trocar de pneus.
Volta 13 – Hulkenberg parou na berma da pista, com o carro a ter problemas de motor.
Volta 12 – Nico Hulkenberg entrou para as boxes para colocar pneus duros. Max Verstappen já tem quatro segundos de vantagem para Leclerc, que está pressionado por Sainz, que tem ordem para não atacar. Norris vai pressionando Hamilton (disse à equipa que o carro está lento).
Volta 10 – George Russell e Sergio Pérez em boa luta, com o mexicano a passar o britânico. Ferrari dá nega a Sainz e a ordem em pista mantém-se. Começavam a chegar avisos sobre limites de pista e Hamilton já tinha dois avisos, com Norris a pressionar o campeão britânico.
Volta 8 – Lutas acesas no meio do pelotão, com Stroll, Hulkenberg (o canadiando aproveitou o erro de Hulk) e Gasly. Alonso segue à frente deste grupo. Sainz avisa a equipa de forma subtil que está mais rápido que Leclerc.
Volta 6- DRS foi ativado. Verstappen já tinha quase dois segundos de avanço para Leclerc, que estava pressionado por Carlos Sainz. Hamilton e Norris completavam o top 5.
Volta 4 – Recomeço da prova e Verstappen atacou cedo e deixou todo o pelotão para trás. Nico Hulkenberg ganhou uma posição na largada, tal como Sergio Pérez e Zhou guanyu (três posições).
Volta 1 – Max Verstappen largou bem e manteve a liderança, apesar da pressão de Charles Leclerc, com Carlos Sainz. Lance Stroll ficou em apuros na curva 1 e caiu duas posições. Lewis Hamilton ganhou uma posição, subindo a quarto, às custas de Lando Norris. O Safety Car foi chamado à pista depois de um incidente a envolver Yuki Tsunoda, para se retirar os destroços da pista. Magnussen entrou nas boxes e colocou médios, Tsunoda também entrou e colocou duros
Todos os pilotos, à excessão de Fernando Alonso, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen escolheram os pneus médios para arrancar. Os trio referido vão com pneus duros.

Magnussen festeja a sua 150ª corrida largando da via das boxes » ler AQUI
K-MAG HITS 150! 👊
— Formula 1 (@F1) July 2, 2023
Congratulations on your 150th Grand Prix start, @KevinMagnussen 🙌#AustrianGP #F1 @HaasF1Team pic.twitter.com/KpZfSBhkcD



Temperaturas
Temperatura da pista: 32,0ºC
Temperatura do ar: 22ºC
Humidade: 51%
Probabilidade de chuva para esta corrida: 30%
Dados da Pista:
Primeira corrida – 1970
Comprimento da pista – 4.318km
Distância de corrida – 306.452 km
Nº de voltas – 71
Volta recorde – 1:05.619 Carlos Sainz (2020)










