Q&A, Andrew Wheatley (Diretor Ralis da FIA): “chave é ter 3 a 5 fabricantes em cada nível da pirâmide” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Q&A, Andrew Wheatley (Diretor Ralis da FIA): “chave é ter 3 a 5 fabricantes em cada nível da pirâmide”

José Luis Abreu by José Luis Abreu
2 Novembro, 2022
in Autosport Exclusivo, Ralis, TT, WRC
A A
WRC: Quem pode vencer o Rali da Nova Zelândia?

Share on FacebookShare on Twitter

O Diretor de Ralis da FIA, Andrew Wheatley, falou sobre vários temas, desde o novo Mundial de Todo o Terreno, o crescimento da categoria T4 (SSV) no seio do TT, e por fim da atual e da nova era do Mundial de Ralis.

O Campeonato Mundial de Ralis-Raid da FIA estreou-se este ano, o que pensa da competição?
“Vimos uma diversidade fantástica entre os concorrentes e assistimos a uma competição fenomenalmente próxima, com um ponto a separar os dois primeiros do campeonato antes das duas rondas finais.
O que também foi impressionante é a variedade em termos dos carros e das fontes de energia que os alimentam. Na classe T1, temos gasolina, gasóleo, biocombustível, híbrido eléctrico, tração às duas rodas, tração às quatro rodas, buggies, SUV e protótipos.
Isto resultou num campeonato dinâmico tendo como pano de fundo alguns cenários espectaculares.
Estes fatores combinam-se para criar memórias duradouras para os concorrentes, juntamente com a experiência de visitar partes do mundo que talvez não venhamos a ver com outros campeonatos”.

A classe T4 (SSV) também está a emergir, o que se pode esperar desta categoria no futuro?
“O crescimento real será na classe T4, onde há uma oportunidade para os pilotos saborearem a aventura de competir nestas provas de endurance todo o terreno.
Embora seja óptimo que o escalão superior do campeonato esteja a mostrar sinais reais de crescimento dinâmico, com mais concorrentes a procurar juntar-se às três marcas estabelecidas no topo, existe um verdadeiro espírito de aventura na classe T4.
Os concorrentes estão a levar estes carros ao limite, mas com o conhecimento de que os procedimentos de segurança em torno dos veículos e os procedimentos em torno dos eventos são geridos corretamente”.

Artigos relacionados

Richard Burns, o primeiro inglês a vencer o Mundial de Ralis

Richard Burns foi Campeão do Mundo de Ralis há 25 anos

17 Junho, 2026

Documentário ‘More than Machine’ atrai milhões de visualizações e renova público do WRC

17 Junho, 2026

A nova era do Mundial de Ralis de 2022, baseada nos novos Rally1 híbrido, está a proporcionar uma boa competição. Os Rally1 tem correspondido às suas expetativas até agora?
“Atingiu os objetivos que estabelecemos em 2019, quando começámos a trabalhar nesta oportunidade. A intenção era criar uma pirâmide clara e o que temos agora é o auge do desporto no topo da pirâmide, com competição próxima em cada prova do campeonato – não apenas competição equilibrada entre as equipas, mas também entre os fabricantes. Entre os três diferentes tipos de carros – Classe B, Classe C e Crossover Compacto – os três fabricantes têm sido competitivos, liderando ralis, ganhando ralis, chegando mesmo a haver troços em que fazem exatamente o mesmo tempo em certos troços.
Isto envia um sinal muito forte e estamos também a assistir a uma concorrência muito próxima ao nível dos Rally2. Estou igualmente muito satisfeito por ver os Rally3 atingir os seus objetivos de demonstrar o seu ritmo, apesar de serem ainda muito novos, os carros ainda vão melhorar”.

Até que ponto está confiante de que mais fabricantes irão juntar-se ao campeonato?
“A chave para mim é ter de três a cinco fabricantes em cada nível da pirâmide. Esse é o nosso objetivo a longo prazo. Com quatro fabricantes nos Rally1, Rally2, Rally3, Rally4 e Rally5, teríamos uma oportunidade muito positiva de sucesso para todos eles e teríamos também uma competição muito equilibrada.
A questão de saber se mais fabricantes irão aderir está ligada ao futuro do WRC, que é algo que iremos apresentar na reunião final do Conselho Mundial do Desporto Automóvel do ano. Vamos trazer os resultados das nossas reuniões com as principais partes interessadas e as nossas discussões com os fabricantes com vista a qual é o nosso caminho proposto para o WRC nos próximos anos, quando compreendermos qual e como vai ser a próxima geração de carros de competição e carros de estrada”.

Tags: Andrew WheatleyDiretor Ralis da FIAWRC
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Richard Burns, o primeiro inglês a vencer o Mundial de Ralis
AutoSport Histórico

Richard Burns foi Campeão do Mundo de Ralis há 25 anos

by José Luis Abreu
17 Junho, 2026
Destaque Homepage

Documentário ‘More than Machine’ atrai milhões de visualizações e renova público do WRC

by José Luis Abreu
17 Junho, 2026
Next Post
Oliver Solberg a correr com um Subaru BRZ WRC num futuro próximo? Pelo menos, rumores, há…

Oliver Solberg a correr com um Subaru BRZ WRC num futuro próximo? Pelo menos, rumores, há…

WRC: Adrien Formaux em risco de ‘despedimento’

WRC: Adrien Fourmaux fora do Rali do Japão

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
GP Mónaco F1, George Russell: “Estou confuso”

F1: Jacques Villeneuve viu George Russell “mentalmente derrotado” em Barcelona

17 Junho, 2026

F1: Red Bull não concorda com avaliação ADUO

17 Junho, 2026
F1: McLaren empresta jovem talento à Haas

F1: McLaren empresta jovem talento à Haas

17 Junho, 2026
Richard Burns, o primeiro inglês a vencer o Mundial de Ralis

Richard Burns foi Campeão do Mundo de Ralis há 25 anos

17 Junho, 2026
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright