RAMPA DA PENHA : António Rodrigues na frente por 10 mílesimas! | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

RAMPA DA PENHA : António Rodrigues na frente por 10 mílesimas!

José Luis Abreu by José Luis Abreu
13 Junho, 2021
in CPM MONTANHA, VELOCIDADE
A A
RAMPA DA PENHA : António Rodrigues na frente por 10 mílesimas!

Share on FacebookShare on Twitter

No fecho do primeiro dia de competição, a “guerra” pelo triunfo absoluto está “ao rubro”. Depois de ter dominado as 3 subidas de treinos Hélder Silva (BRC BR53) viu o piloto do BRC CM05 EVO da Nj Racing suplantá-lo por uma diferença ínfima na única subida “a doer”.

Pela amostra da “1ª dose” tomada nesta jornada de sábado, a quarta prova do campeonato de Portugal de Montanha JC Group tem tudo para ser uma “vacina” perfeita para todo o suplício sofrido pela organização até conseguir assegurar a realização da prova.

Organização eficaz, plantel rico em qualidade e quantidade e bom comportamento por parte de todos quantos estiveram no local, atestam que o evento tinha todas as condições para ser aquilo que está a conseguir demonstrar entregar: um espetáculo fantástico e em total segurança.

Artigos relacionados

Mundial de Fórmula E 2025/26 soma nove vencedores diferentes em 13 corridas

Mundial de Fórmula E 2025/26 soma nove vencedores diferentes em 13 corridas

22 Julho, 2026
Morreu Zdeněk Chovanec, jovem promessa do automobilismo português

Morreu Zdeněk Chovanec, jovem promessa do automobilismo português

22 Julho, 2026

Em termos desportivos foi um dia inesquecível. Batalhas sem tréguas e de intensidade máxima, seja na discussão absoluta, seja nas categorias e divisões.

Um nome sai para o descanso em grande: António Rodrigues.

Aos comandos do BRC CM05 EVO da NJ Racing, preparado pela FR Power e pertencente à Divisão Protótipos B, o médico dentista de Santa Marta de Penaguião esperou pela “Hora H” para brilhar. Foi sempre rápido nas subidas de treinos, mas sem parecer poder incomodar Hélder Silva que, num BRC BR53 da Divisão Protótipos A, parecia se encaminhar para um domínio total da jornada, sendo o mais rápido nas 3 subidas de treinos. E até foi novamente muito rápido na subida oficial, mas viu António Rodrigues “voar” nos 2,8 quilómetros do traçado e cravar 1:28,349 no cronómetro, batendo o poveiro por 10 milésimas de segundo. A luta para amanhã promete!

3º lugar na subida a contar para a classificação assegurado por José Correia (Osella PA2000 EVO2-PA 30), que rodou a 2,1 segundos do duo da gente.

Na Divisão Protótipos B, Nuno Guimarães (SilverCar S2) foi o segundo melhor, rodando em 4º da geral, na frente de Joaquim Rino (BRC BR49 EVO), 3º da divisão e 6º da tabela absoluta.

Pelo meio, o 5º lugar da geral foi assegurado por Luís Nunes, uma vez mais dominante na Categoria Turismos e, logicamente, na Divisão Turismos 1, onde está muito distante dos demais. Aqui, é José Pedro Gomes (Opel Astra OPC) que termina o 1º dia em 2º, enquanto Francisco Morgado (Mitsubishi Lancer EVO VII) está com 3º tempo.

A batalha dos Porsche 991 GT3 CUP da categoria GT foi favorável nesta primeira subida de prova a Pedro Marques, que bateu Vítor Pascoal por apenas 3 décimos de segundo, tendo os dois assegurado, respetivamente, o 7º e o 8º posto da geral.

Logo atrás, no 9º lugar da geral, mais um dos pilotos em evidência. Joaquim Teixeira esteve endiabrado aos comandos do Cupra TCR e levou de vencida a forte concorrência na Divisão turismos 2, nesta jornada inaugural. Tem atrás de si nesta divisão Luís Silva (BMW M3), a 3,8 segundos, sendo o regressado Rui Pinheiro a aparecer num excelente 3º lugar.

O Top 10 absoluto ficou completo com o “fenómeno” Nelson Andrade. O piloto madeirense do kartcross AG1000 continua a dar recitais de condução e a bater-se por um lugar entre os melhores do campeonato.

6 milésimas de segundo. Leva mais tempo a escrever do que o tempo real que significa. Eis a diferença entre primeiro e segundo na Divisão Turismos 3 após a primeira subida de prova. Foi mais um novo episódio do “duelo de titãs” que Sérgio Nogueira e Parcídio Summavielle estão a protagonizar desde o início da temporada, aos comandos dos seus Renault Clio RS.

Nogueira foi o mais rápido e vai para o descanso na liderança, mas tudo pode acontecer.

No 3º posto da divisão, está um motivado Alberto pereira, cujo Honda CIvic Type R apareceu aqui na Penha com um nível de andamento muito superior ao que tinha ostentado em provas anteriores.

A estrear um Toyota Carina E 2.0 GT-i, o líder do campeonato de Portugal Legends de Montanha José Carlos Magalhães foi o mais forte nesta luta particular, numa jornada onde quem mais perto dele rodou foi Gonçalo Antunes (Citroen AX GTi). O 3º melhor após a única subida de prova foi Renato Piairo, também num Toyota Carina E.

Quanto aos Clássicos, nova “dose” da luta entre os homens do Caramulo Racing Team. A dupla dos Ford Escort MKII foram alternando no alto da tabela de tempos, mas, na subida mais importante, Fernando Salgueiro foi mais forte do que Ricardo Loureiro, por 1,5 segundos. Atrás dos dois, o terceiro posto é assegurado, após o dia de arranque, por José Dinis, num Ford Escort MKI.

A TPM 1300 registou 6 presenças neste primeiro dia na Penha e um nome se salientou: Armando Freitas.

Aos comandos de um Toyota Starlet que evidencia um excelente nível de preparação, o piloto levou de vencida a forte concorrência e vai para o descanso antes da jornada decisiva no comando, com segundo e meio de vantagem sobre Leonel Brás, de regresso a esta Taça com o seu Citroen AX Sport. Francisco Milheiro realizou uma boa subida de prova e colocou o Peugeot 106 no 3º lugar, a 2,5 segundos do comandante.   

Entre os Clássicos 1300, o dia correu de feição a Eva Laranjeira. A piloto do Peugeot 205 Rallye está cada vez mais forte aos comandos do Peugeot 205 Rallye e foi progressivamente melhorando os seus tempos, terminando a subida de prova com mais de 22 segundos de vantagem sobre a concorrência.

Destaque para o facto de Domingos Fernandes (Autobianchi A112) ter alcançado o melhor tempo numa das subidas, acabando o dia na segunda posição.

O menu competitivo dominical terá início às dez da manhã, com o warm up 2, com os concorrentes do CPM JC Group a realizarem mais uma subida oficial de treinos, antes das duas subidas finais de prova que, como habitualmente, serão decisivas.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Mundial de Fórmula E 2025/26 soma nove vencedores diferentes em 13 corridas
VELOCIDADE

Mundial de Fórmula E 2025/26 soma nove vencedores diferentes em 13 corridas

by José Luis Abreu
22 Julho, 2026
Morreu Zdeněk Chovanec, jovem promessa do automobilismo português
VELOCIDADE

Morreu Zdeněk Chovanec, jovem promessa do automobilismo português

by José Luis Abreu
22 Julho, 2026
Next Post
CPR, Rali de Castelo Branco, Armindo Araújo: “está prevista chuva, pode ser uma roleta russa”

CPR, Rali de Castelo Branco, Armindo Araújo: “está prevista chuva, pode ser uma roleta russa”

CPR, Rali de Castelo Branco, José Pedro Fontes: "Vamos continuar ao ataque”

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

F1: Ferrari com boa dose de favoritismo na Hungria, mas Vasseur rejeita esse cenário

23 Julho, 2026
Baja Aragon: a comunicação do governo local na íntegra

Baja Aragon: a comunicação do governo local na íntegra

22 Julho, 2026
Vendas na Europa crescem 13% em junho

Vendas na Europa crescem 13% em junho

22 Julho, 2026
Baja Aragon suspensa devido ao risco de “extremo” de incêndios

Baja Aragon suspensa devido ao risco de “extremo” de incêndios

22 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright