Fernando Alonso diz que a penalização que recebeu no Grande Prémio do Japão mostra “o quão má é a Fórmula 1” e os seus comissários de corrida. Alonso recebeu cinco segundos de penalização por ganhar vantagem fora de pista, depois de ter sido mandado para a relva por Lance Stroll, enquanto travavam na chicane no início da corrida. Os comissários acharam Stroll culpado no incidente e também lhe aplicaram uma penalização de cinco segundos pelo contacto, com o canadiano a assumir a culpa e a pedir desculpa ao espanhol.
“É difícil perceber a decisão, mas sabem, isso mostra o quão má é a Fórmula 1. São maus nas decisões, na aleatoriedade, na pura consistência. Estamos a travar do lado de fora na última curva, e um piloto não te viu e veio pedir desculpas depois de ires para fora da pista e recebes uma penalização. É uma pena. Ele não me viu. Se ele me visse e empurrasse para a relva era uma coisa, mas foi apenas uma situação infeliz durante a corrida. Não muda muito, porque, ao invés do 14º, talvez terminasse em 12º, mas é assim que é”, disse Alonso.









