O mercado de pilotos de Fórmula 1 para 2018 está quase fechado, tendo em conta os anúncios que foram surgindo nas últimas semanas, mas há ainda algumas situações em aberto. Com a confirmação de Carlos Sainz na Renault em 2018, as hipóteses de Robert Kubica regressar à F1 diminuíram bastante e agora já se aponta a Williams como uma possibilidade, sendo que também Jolyon Palmer se está a ‘fazer’ ao lugar. A Force India confirmou nos últimos dias a manutenção de Sergio Perez e Esteban Ocon, a Mercedes confirmou mais um ano para Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel também viram os seus contratos prolongados.
A Williams vai manter Lance Stroll, a McLaren, Stoffel Vandoorne e a Haas vai ter em 2018 a mesma dupla deste ano. Neste momento, Fernando Alonso é mesmo o único piloto de top que ainda não divulgou o seu futuro, mas espera-se que fique na McLaren, pois na verdade não tem outra alternativa ‘ganhadora’, partindo do princípio que a McLaren tem para o ano um conjunto que lhe permitirá saltar diretamente para junto da Red Bull, Mercedes e Ferrari.
Ainda sem estar confirmado mas entre os que estão na calhar está o líder da Fórmula 2, Charles Leclerc, que deverá rumar à Sauber, passando a ocupar o lugar de Pascal Wehrlein que vai ter vida muito difícil ara arranjar lugar em 2018. A Ferrari vê com bons olhos promover também Antonio Giovinazzi, mas neste caso vai ter mais dificuldade em ultrapassar os apoios de Marcus Ericsson.
Na Toro Rosso, Daniil Kvyat é para já uma incógnita, mas os pressupostos que levaram o russo à F1 continuam a ser os mesmos que justificam que por lá se mantenha, o enorme mercado russo. Para o lugar de Sainz irá Pierry Gasly. Na Williams, Felipe Massa já disse que ficaria mais um ano se for preciso, mas com as exibições que tem feito, não deverá ser suficiente para convencer Frank e Claire Williams, mas a verdade é que as alternativas também não são melhores.
Fala-se em Robert Kubica, que neste momento já tem a sua carreira a ser gerida por Nico Rosberg e também em Jolyon Palmer, mas nenhuma delas dá garantias para o que a Williams precisa e pilotos de topo não há. Pascal Wehrlein pode ser hipótese caso a Martini aceite ter dois pilotos com menos de 25 anos na equipa.
Line-up up de 2018 até aqui:
Mercedes: Lewis Hamilton, Valtteri Bottas
Ferrari: Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen
Red Bull-Renault: Daniel Ricciardo, Max Verstappen
Force India-Mercedes: Sergio Perez, Esteban Ocon
Williams-Mercedes: Lance Stroll, (Não anunciado)
Toro Rosso-Honda: (Não anunciado) mas devem ser Daniil Kvyat e Pierry Gasly
Haas-Ferrari: Romain Grosjean, Kevin Magnussen
Renault: Nico Hulkenberg, Carlos Sainz
McLaren-Renault: Stoffel Vandoorne, (Não anunciado) mas deve ser Fernando Alonso
Sauber-Ferrari: (Não anunciado) mas devem ser Marcus Ericsson e Charles Leclerc









