Fernando Alonso afirma que um problema na pressão do turbo durante a segunda volta da qualificação custou-lhe um lugar na primeira linha da grelha de partida para as Indy 500. Os regulamentos estipulam que a unidade de controlo eletrónico corte a potência quando a pressão sobe acima do autorizado – o turbo está afinado para uma pressão de 1,4 bar durante a qualificação – de modo a eliminar qualquer vantagem.
Apesar do problema Alonso conseguiu o quinto tempo – com uma média de 231,300 mph – e mesmo se não tivesse qualquer problema seria pouco provável que conseguisse bater a média que deu a ‘pole-position’ a Scott Dixon, pois nenhuma das quatro voltas do espanhol foi melhor que a mais lenta feita pelo neozelandês da Ganassi. “Tive um problema de ‘overboost’ na segunda volta à saída da última curva, e foi como travar. Desci uma mudança e comecei novamente a ganhar velocidade. Cruzei a meta a qualquer coisa como 225 mph e quase vim às boxes porque (pensei); Esta qualificação terminou!. Mas fiquei agradavelmente surpreendido com o tempo final”, relatou Alonso.









