Rali da Suécia, Michel Nandan: “Temos um carro que já mostrou que pode ganhar ralis”

Por a 12 Fevereiro 2017 16:12

A Hyundai esteve novamente muito perto de vencer no Mundial de Ralis. Contudo um erro de Thierry Neuville na última especial do segundo dia do Rali da Suécia comprometeu tudo pelo segunda prova consecutiva. Contudo o chefe de equipa, Michel Nandan, retira ilações positivas das primeiras duas provas do ano apesar da evidente desilusão.

“Temos que olhar para estas duas provas como algo que tornou a nossa equipa mais forte. Temos um carro que já demonstrou ter potencial para vencer ralis bem como uma equipa que já demonstrou ter o espírito de sacrifício que é preciso ter para alcançar o sucesso. As peças do puzzle estão aí para serem montadas”, sublinhou Nandan.

Num gesto de grande desportivismo, Michel Nandan não deixou de endereçar os parabéns à Toyota, que venceu a primeira prova desde que regressou em 2017 ao Mundial. “A Toyota alcançou uma vitória histórica. Deixo da parte da Hyundai os sinceros parabéns por este feito. Uma coisa é certa após duas rondas o WRC mostra que está de boa saúde e muito competitivo. Isso é um ponto positivo que podemos levar da Suécia”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

7 comentários

  1. João Pereira

    12 Fevereiro, 2017 at 16:43

    A Hyundai tem também um piloto que pode vencer qualquer rali, se forem criadas escapatórias de circuito em todas as curvas.
    Já me perguntei se o problema de Neuville e Latvalla tem a ver com os óculos. É que se os comparamos com Vatanen, Toivonen ou McRae, por esta altura das suas carreiras, esses já conseguiam terminar as provas sem deixar rodas (e outras peças) pelo caminho.
    No entanto, Timo Salonen usava óculos, era muito espectacular, rápido, terminava as provas, e até foi campeão do mundo com o grupo B, Penti Airikkala também tinha óculos, era bastante rápido e venceu ralis, batendo pouco.
    Será que Latvalla e Neuville usam bifocais? Em relação a Latvalla, acho que Makkinen pode ser o mentor que lhe faltava, e se me disserem que Malcom Wilson também foi piloto, respondo que nunca o foi sequer ao nível de Latvalla, e muito menos ao nível de Makkinen, já Makkinen pode ser um director de equipa ao nível de Wilson, e pode estar aí a diferença. Aliás acho que Makkinen é uma “reencarnação” de Ove Anderson.
    Parabéns à Hyundai, Toyota, Makkinen, Latavalla e Tänak.

    • M-WRT

      13 Fevereiro, 2017 at 8:50

      O comentário até que tem alguma lógica, pena é aquilo das escapatórias, o Neuville é um piloto com enormes capacidades, consegue ser bastante rápido, tem evoluído bastante, o problema é que falta lhe aquela experiência não de piloto de WRC mas sim de vitórias, porque se reparamos o Neuville fica super feliz e elétrico quando vai em primeiro em qualquer prova que entra para cada classificativa com o querer sempre mais, e eu acho que ele se fosse um piloto que ganhasse muitos rally, conseguia ser maduro e liderar um rally de início ao fim de forma mais séria. O Ogier é assim, o Ogier é melhor piloto do Mundo porque consegue entrar em casa prova de forma séria, consegue estar em primeiro e não ficar entusiasmado mas sim levar a prova de forma madura e seria. Agora o Neuville se adquirir este madurecer no que toca a ganhar rallys, é um caso sério, arriscaria me que ele poderá ser melhor que Ogier e possivelmente que Loeb, pois o homem é bastante rápido em qualquer tipo de piso, e com qualquer carro, vimo-lo crescer com a citroen, e com a Qatar M-Sport de Nasser e Malcolm, portanto ele tem todo o ensinamento falta lhe experiências em ganhar rallys, para que esteja a liderar um rally e que não fique entusiasmado mas sim normal a si mesmo.

      • João Pereira

        13 Fevereiro, 2017 at 13:47

        De acordo, se ele já tivesse mais vitórias, talvez não ficasse tão eufórico, mas já no IRC ele tinha problemas em manter o carro com as rodas todas agarradas, e até viradas para baixo, mas se ele não terminar provas, também nunca vai ter a experiência de vencer.
        Pessoalmente, acho que não é euforia, mas sim quebras de concentração. Todos os pilotos podem cometer erros, e os mais velozes como é o caso dele, pagam normalmente muito caro por isso, porque normalmente usam a pequena margem de erro para serem ainda mais velozes.
        Quanto a mim, Monte Carlo até é compreensível, mesmo acontecendo numa altura em que tinha já alguma almofada de conforto, e eu dúvide que Ogier fosse arriscar um ataque sério ao 1º lugar, mas agora na Suécia, numa SSS em circuito fechado? Eu obrigava-o a ir para o canto com o chapéu de “burro”, apesar de ele assumir o erro e pedir mil perdões.
        Eu gosto Neuville, e do Latvalla, e gosto tanto que gostava que vencessem provas e campeonatos. Para mim, neste momento são os dois pilotos mais importantes no WRC, porque são os que têm andamento para bater Ogier em qualquer piso, e felizmente que Tänak parece também em condições de se juntar à festa, e creio que é isso que todos queremos, uma festarola danada até ao fim do campeonato, que pode mesmo assim sorrir a um Ogier que parece apostado em não correr riscos em ralis traiçoeiros.
        Peço desculpa pelo sarcasmo das escapatórias, que pode ter sido um pouco caustico demais, mas é consequência da frustração que sinto por ver a Hyundai perder mais uma vitória agora que tem claramente um carro ganhador, para mais que depende quase totalmente de Neuville para vencer, porque Paddon ainda está muito verde, e Sordo já está maduro demais, e nunca foi um piloto para qualquer tipo de piso, já que todos sabemos que ele só era ganhador em asfalto e com um sol radioso.
        Felizmente tivemos um Toyota a ganhar, e muito bem, mas isso ainda deve ter aumentado mais a frustração dos rapazes de azul bébé.
        Uma palavra para o Meeke, de quem também gosto, mas os maus resultados da Citröen deixam-me um ligeiro sorriso nos lábios, porque há muito que não gosto da atitude arrogante e chauvinista das equipas PSA, apesar de gostar de as ter a animar a coisa, porque como já disse, gosto de boa festarola.
        Cumprimentos.

        • M-WRT

          13 Fevereiro, 2017 at 14:34

          Um ótimo comentário, com ligeiras diferenças do meu no que toca a sua opinião pessoal mas sim um bom comentário e acima de tudo construtivo, Parabéns

          • João Pereira

            13 Fevereiro, 2017 at 19:09

            Obrigado. E é de diferenças de opinião, que se fazem boas conversas, e por vezes conseguimos ver algo que nos tinha até então passado despercebido.
            Cumprimentos.

  2. Carlos Moço

    13 Fevereiro, 2017 at 1:03

    Bem visto ernie, penso o mesmo.
    Também me parece que Makkinen poderá ser o mentor que faltava a Latvala. Uma referência de um piloto de exceção, frio e muito regular no tempo dele. Acho também que o facto de ele ser o piloto número um da equipa o ajuda. Só me parece que Makkinen falhou ao escolher Hanninen. A ver vamos se se confirma, vêm aí muita terra e outras condições de piso.

    • João Pereira

      13 Fevereiro, 2017 at 19:19

      Hanninen tem muita falta de rodagem a este nível, e já não é propriamente um garoto. Para ajudar, também tem estado um pouco afastado e isso não é bom.
      O problema de Makkinen é que também não tinha grande escolha na altura em que fechou os contratos, por outro lado consigo ver em Makkinen o homem que foi piloto, e não quis deixar pendurado o piloto que usou nos testes. Mikkelsen pode vir a ser uma opção para 2018.
      Quanto ao resto, acho que México e Portugal é que vão dar a verdadeira ideia do que se vai passar ao longo do ano.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado