Uma das iniciativas mais curiosas desta 30.ª edição da Baja Portalegre 500 assenta na decisão da equipa X-Raid de trocar por completo as funções dos membros da sua estrutura ao longo dos três dias de ação competitiva que dão corpo à prova alentejana.
Ao invés dos habituais mecânicos, o carro de Ricardo Porém está a ser preparado pelo co-piloto norte-americano Pete Mortensen, o navegador português Paulo Fiúza e o piloto finlandês Mikko Hirvonen, que assume a posição de chefe de mecânicos do Mini All4 Racing tripulado pelo campeão nacional de TT de 2014, novamente secundado por Filipe Palmeiro na clássica do TT nacional.
Em entrevista ao AutoSport, Hirvonen manifestou o seu agrado com a nova posição, a última etapa do ‘team building’ idealizado pela X-Raid no nosso país, e que ao longo desta semana contou com outras atividades que retrataremos numa futura edição do jornal:
“Está a ser uma semana diferente, mas em que temos tirado partido dela. Está a ser divertido, tudo a correr bem. Sobre a minha posição, escolhi-a porque pensava que era o trabalho mais fácil!”, contou Hirvonen, entre risos.
Mais a sério, revelou: “Sempre estive à volta de carros, e a fazer pequenas coisas neles, portanto pensei: porque não fazê-lo aqui? Por outro lado, é um bom treino para o Dakar. Para apenas estar perto do carro e conhecê-lo um pouco melhor”.
Já Ricardo Porém mostrou-se surpreendido com o conhecimento técnico do piloto:
“É uma honra ter um mecânico de excelência como o Hirvonen, tanto que já me surpreendeu na parte mecânica, que tem realmente muitas habilidades, como em pilotagem, sendo que aí dispensa apresentações. E obviamente que acho que tal representa uma ideia muito gira da X-Raid – incluir o ‘team building’ aqui com a participação na Baja Portalegre. Penso que isto vai dar aqui um colorido especial à 30.ª edição e à luta pela minha terceira vitória consecutiva, que é para isso que estou aqui”, concluiu.












