Yohan Sousa: “Conheci a pista e alcançámos um resultado muito positivo”

Por a 23 Maio 2016 11:32

Em 2016 Yohan Sousa está a realizar a sua segunda temporada a nível internacional, integrando a Chiesa Corse, a par da continuidade no Campeonato Nacional de Karting na categoria X30 Shifter, em que alinha com a Cabo Júnior Team.

No último fim de semana marcou presença na quarta prova do WSK Super Master Series, em Itália, com o objetivo de ficar a conhecer a pista de Adria, que irá receber a próxima jornada do Campeonato Europeu CIK-FIA da categoria KZ2, entre 2 e 5 de junho. A participação foi concluída com um 16º lugar na final – que junta as categorias KZ2 e KZ -, tendo sido 7º na KZ2 e o autor da volta mais rápida na corrida, o que espelha bem o seu andament

No final, o piloto mostrou-se satisfeito com esta prova de ‘treino’: “Valeu a pena termos participado nesta prova por duas razões: Por um lado, fiquei a conhecer a pista – que parece fácil mas não é – e assim já temos algumas indicações. Por outro, alcançamos um resultado muito positivo que nos motiva para a segunda prova do Europeu que será disputada em Adria.

A PROVA

Depois ter sido 36º nos treinos cronometrados e ter terminado as mangas de qualificação na 24ª posição – em virtude de duas boas recuperações –, Yohan Sousa garantiu a presença na Final ao ser 14º classificado na Pré-final B, onde se apuravam os 17 primeiros classificados, aos quais se juntavam os 17 primeiros posicionados da Pré-Final A para constituir a grelha de partida da derradeira contenda reservada a 34 pilotos. Porém, a tarefa não foi fácil: “Tive problemas ao nível do chassis ao longo de todo a prova e perdia cerca de três décimas para a concorrência”, disse o português que competiu com um kart equipado com chassis Zanardi e motor Parilla, sendo os pneus Vega obrigatórios para todos.

Na Final – em que também alinharam as ‘estrelas’ da categoria KZ, tal como nas outras fases da prova –, depois de largar da 28ª posição, Yohan Sousa voltou a fazer uma boa recuperação e terminou no 16º lugar, sendo o 7º classificado da sua categoria, a KZ2, com a volta mais rápida em 48,414s, ficando a 116 milésimos de segundo da melhor, assinada pelo experiente italiano Marco Ardigò (Tonykart/Vortex) – que alinha na KZ – e que foi o primeiro a ver a bandeira axadrezada, à frente do seu compatriota David Forè (Righetti Ridolfi/TM), experiente piloto de 41 anos que em setembro de 2000, no Kartódromo Internacional de Braga, em Portugal, conquistou o seu segundo título de campeão do Mundo da categoria Super Fórmula A, na altura a classe rainha da CIK-KIA. Nas palavras de Yohan Sousa: “Na Final, a partir da 15ª volta senti que o chassis estava com melhor comportamento e como ainda faltavam cinco voltas para terminar a corrida pude impor um ritmo mais forte e recuperar 8 posições”, disse.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
7 anos atrás

teste
bold text
big text
italic text
small text
strong text
subscripted text
superscripted text
inserted text
deleted text

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado