Há sistemas noutras competições que tendem a tentar equilibrar por ‘decreto’ o ‘status quo’ que os melhores pilotos conseguem em pista, como por exemplo o WTCC em que se invertem os dez primeiros da primeira corrida (será assim este ano) relativamente ao que resultou da qualificação. É uma forma de tentar colocar os pilotos mais rápidos, um pouco mais atrás de modo a que o espetáculo possa beneficiar disso mesmo.
Agora, pensou-se em algo semelhante para a Fórmula 1, e para além das ‘afinações’ do sistema de qualificação a Comissão de Fórmula 1 discutiu também um sistema em que uma penalização em tempo seria atribuída a cada piloto, acrescentando-se esse valor ao seu tempo da qualificação, baseado na sua posição no campeonato. Tem vindo a ser realizado um estudo desde o GP de Abu Dhabi que contempla a adição de quatro segundos ao tempo de qualificação ao líder do campeonato, com todos os pilotos a verem-lhe ser adicionados um tempo extra, numa escala descendente. A juntar a isto, o sistema de eliminação da qualificação. Se até aqui já começou a fazer algumas contas de cabeça, nós também e a confusão é grande. Basicamente a ideia é “mandar lá para trás” quem está mais à frente no campeonato e com isso baralhar as corridas. A ideia não terá tido o suporte necessário para ‘passar’…











