Eduardo Freitas é único português nomeado para Personalidade do Ano FIA, numa lista que, numa primeira fase contemplou 80 personalidades mas que, nesta última fase, põe em ‘confronto’ aquelas que a FIA acredita serem as 10 mais emblemáticas do ano de 2013.
Para além do diretor de prova do FIA World Endurance Championship (Mundial de Resistência), outras nove personalidades lutam pelo distinto lugar que será anunciado a 6 de dezembro, na habitual gala de entrega de prémios da FIA, em Paris.
A votação estão assim também os nomes de Jost Capito (diretor da VW Motorsport), Monisha Kaltenborn (diretora executiva da Sauber Formula One Team), Tom Kristensen (campeão de Mundial de Resistência 2013), Robert Kubica (campeão de WRC2), Sébastien Loeb (nove vezes campeão do Mundo de Ralis), Yvan Muller (campeão do WTCC), Adrian Newey (diretor técnico da Red Bull Racing Formula One Team), Sébastien Ogier (campeão do Mundo de WRC), Sebastien Vettel (campeão do Mundo de F1).
A Personalidade do Ano será escolhida por uma escala de votos de todos os adeptos do automobilismo mundial que queiram participar no processo de eleição, sendo que cada adepto poderá votar nas três personalidades que considera mais merecedoras da distinção. A primeira escolha receberá cinco pontos, a segunda três pontos e a terceira um ponto. No final e até ao fecho das votações, marcado para 4 de dezembro, sairá vencedora a personalidade mais votada.











