WTCR, Tiago Monteiro: “O meu objetivo é lutar para estar na frente”

Por a 6 Abril 2019 08:51

Tiago Monteiro falou ao AutoSport nos testes em Barcelona. O

piloto português estava visivelmente satisfeito por estar de volta à competição,

recuperado do acidente que sofreu na pista catalã. Depois de muito esforço e

dedicação, o piloto da Honda sente-se melhor que nunca e preparado para a luta

num WTCR cada vez mais competitivo e intenso.

Tiago falou num fecho de ciclo. Foi em Barcelona que lhe foi “entregue “ o maior e mais difícil desafio da sua carreira (e provavelmente da sua vida) e foi na mesma pista que terminou os preparativos para o seu regresso a tempo inteiro:

“As primeiras voltas nesta pista foram boas pois serviram para fechar um ciclo. Foi aqui que tive o acidente que me fez parar este tempo todo e agora a competição é oficialmente lançada aqui. Não foi nada de muito impressionante, mas claro que me lembrei e olhei para o local onde tive o acidente, que por acaso está com marcas de um acidente exactamente no mesmo local onde tive o meu. Mas não teve qualquer influência.”

“Fisicamente estou a 100%. E apesar das dores, da preocupação das pessoas próximas e do processo de recuperação, vejo muitos pontos positivos nesta paragem. Regresso mais forte em todos os sentidos e com mais vontade ainda. Foi um “reset” muito importante. A brincar, digo que tenho a motivação de um miúdo de 18 com mais de 20 anos de carreira. Sempre estive motivado, mas agora a um nível diferente, valorizando outras coisas e voltando a ter muito prazer em fazer o que faço, pois vi o quanto isto me faz falta.”

Apesar de ser a última oportunidade de testar antes da primeira prova, a maior parte do trabalho estava feito, com um inverno recheado de testes, e com muitos quilómetros percorridos. Monteiro teve um papel preponderante na evolução do Civic e falou das melhorias:

“Tivemos 14 ou 15 dias de testes e por isso a maior parte do trabalho está feito, pelo que estamos apenas a ver alguns pormenores e a validar algumas afinações. “

“Há uma evolução clara em relação ao ano passado porque, apesar de não ter guiado muito o carro em 2018, deu para entender onde tínhamos de colocar o nosso foco para o melhorar. Com a experiência dos outros pilotos durante a época toda, fizemos uma lista de coisas a aprimorar durante o inverno. O carro foi para a pista em 2018, mas com muito pouco desenvolvimento e por isso havia coisas que tínhamos necessidade de testar. Este ano tivemos a oportunidade de fazer um verdadeiro programa de inverno, com 15 dias em pista só para mim, assim como para o meu colega de equipa, por isso estamos a falar de muito tempo em pista. Evoluímos muita coisa e temos agora um carro muito diferente do ano passado. Não tenho dúvidas que está melhor. Na verdade não se pode mudar muita coisa porque o carro está homologado, mas há muitos pormenores que podem fazer a diferença.”

Monteiro foi honesto na avaliação do carro e dos pontos mais

fracos:

“O nosso carro tem uma base muito boa e dá-se bem na grande maioria das pistas. O motor era um dos nossos pontos fracos do ano passado devido ao BoP, que nos limitava a potência. São limitações que significam diferenças de 0.5 seg. Numa grelha tão equilibrada como a do WTCR faz muita diferença. Essa limitação levava alguns pilotos a quererem compensar, travando mais tarde e levando mais velocidade para a curva e o carro perdia o equilíbrio nessa fase. Era um carro muito nervoso à entrada e subvirador à saída. Este inverno tentamos encontrar o compromisso ideal na afinação do carro. Este ano teremos 100% de potência, mas colocaram-nos mais peso (mais 20 kg do que no ano passado) em contrapartida, mas creio que  assim é mais justo para nós, pois o défice que tínhamos nas rectas era claro. Isso irá implicar maior gasto de pneus é certo, mas há carros que aceitam melhor o peso que outros, por isso vamos ver como será connosco. No ano passado houve alturas que o peso colocado no nosso carro o tornou praticamente impossível de guiar.”

Apesar de estar em recuperação, Monteiro esteve muito perto da operação da Honda e da Boutsen Gininon, mas este ano irá pilotar pela KCMG, com o apoio mais vincado da JAS:

“A Boutsen fez um bom trabalho no ano passado, dentro das limitações que tinham. A KCMG tem muita experiência e a ligação entre a equipa e a JAS está a funcionar muito bem e creio que é a indicada para este nível de competição.”

O tempo que esteve fora das pistas permitiu ao piloto aprimorar

pormenores que normalmente ficam um pouco de lado, por se tornarem tão comuns. O

desporto motorizado é feito de pormenores e Monteiro tentou melhorar todos os pormenores

que lhe foi possível:

“Aproveitei este reset para voltar a focar-me em coisas que fazemos naturalmente e que por vezes deixamos de dar tanta atenção. No trabalho de afinação do carro com os engenheiros, como a nível de pilotagem, fui ver detalhes que já não via há quinze anos. Fui analisar pormenores desde o ângulo do volante em curva, a pressão de travagem… detalhes que se analisam no início de carreira e que depois se tornam naturais. Mas de vez em quando é bom fazer isso. Aproveitei também para perceber melhor como funciona o carro, pois é muito diferente do TC1.”

Este trabalho levou a algumas mudanças na sua condução, uma adaptação inevitável para quem vinha de uma realidade diferente como eram os TC1. Os TCR são pilotados sempre no limite, mas é preciso conhecer bem esse limite e o nosso #18 trabalhou a fundo essas questões:

“Mudei algumas coisas na minha pilotagem. Este carro não aceita tanta agressividade nas travagens por exemplo, apesar de ser mais agressivo do que esperava. Tentei perceber as limitações técnicas do carro, para ser mais eficaz. É fácil chegar ao limite do carro, mas é muito difícil pilotar o carro sem passar esse limite. “

Quanto a objetivos, Monteiro foi ambicioso, como sempre, mas

mostrou grande respeito pela concorrência que é fortíssima:

“O meu objetivo é nitidamente lutar para estar na frente. Agora se somos capazes de o fazer é outra questão e não quero ser demasiado arrogante e sonhar demasiado. A verdade é que não sei qual a performance da concorrência. O que sei é que evoluímos, tínhamos uma boa base que melhoramos, mas a concorrência não ficou a dormir. A nível de performance pura não sei o que esperar. A nível de campeonato, espero que a minha experiência me ajude a estar na frente pois será preciso gerir bem vários fatores. Será um campeonato em que a gestão psicológica será importante, mas estou motivado e confiante. “

Tiago Monteiro está em grande forma. Visivelmente feliz, motivado e com vontade de voltar a fazer o que mais gosta. É sempre um gosto falar com um piloto com tanta experiência, que consegue passar a sua mensagem de forma simples.

Monteiro começa hoje mais um capítulo na sua carreira, este com um significado especial. Depois da incerteza, do esforço, do trabalho árduo e da recuperação, vem o momento mais esperado. O momento em que as luzes vermelhas se apagam e que a competição começa. Monteiro tem contas a ajustar com o passado. 2017 devia ter sido um ano de consagração e não devia ter terminado da forma como terminou. Ainda vai a tempo de escrever a história à sua maneira…. por ele, por quem esteve com ele na fase mais complicada e pelos fãs que foram uma força muito importante.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado