WEC: Tudo se decide no Bahrein
Três construtores de prestígio mundial — Ferrari, Porsche e Cadillac — disputam este fim de semana (6 a 8 de novembro) o título de Construtores do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) de 2025, nas 8 Horas do Bahrein, a prova que encerra uma temporada marcada por equilíbrio, estratégia e emoção.
O cenário do desfecho
O Circuito Internacional do Bahrain (BIC), em Sakhir, acolhe pela 14.ª vez o campeonato. O traçado, com 5,412 km e 15 curvas, é conhecido pelas elevadas exigências impostas aos carros, travões e pneus, com velocidades superiores a 300 km/h em quatro longas retas. O ambiente desértico traz desafios adicionais: a areia que reduz a aderência, as temperaturas elevadas no cockpit e a transição entre o dia e a noite, que altera significativamente as condições de pista.

Ferrari à frente, mas sob pressão
A Ferrari chega à derradeira ronda como principal favorita, com uma vantagem de 39 pontos sobre a Porsche no campeonato de construtores. O 499P dominou o início da época com quatro vitórias consecutivas, consolidando a liderança da marca de Maranello, embora as últimas provas tenham mostrado menor consistência — apenas um pódio desde então (segundo lugar no Circuito das Américas). Com 66 pontos ainda em disputa, a Ferrari mantém, contudo, o controlo da situação.
A Porsche, icónica no endurance, surge em clara recuperação. O protótipo 963 tem mostrado solidez, com vitória em Austin e pódios em Le Mans, São Paulo e Fuji. A marca alemã chega ao Bahrein com o ímpeto do seu lado e pretende forçar o erro do rival italiano. Já a Cadillac, embora a 61 pontos do topo, não está fora da equação: o V-Series.R provou o seu potencial com três poles e uma vitória dominante em São Paulo, tornando-se um perigoso “outsider”.

Quatro trios em luta pelo título de pilotos
Na classificação de pilotos, o campeonato chega igualmente em aberto. O trio Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi (#51 Ferrari) lidera com 13 pontos de vantagem sobre os vencedores de Le Mans — Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson (#83 AF Corse Ferrari).
Os atuais campeões, Kévin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche), estão apenas a 21 pontos do topo após uma forte recuperação na segunda metade da época, enquanto Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn (Cadillac) mantêm esperanças, a 34 pontos da liderança. A corrida marcará ainda a despedida de Jenson Button, que encerra uma carreira de mais de duas décadas, incluindo o título mundial de Fórmula 1 em 2009 — curiosamente conquistado também no Bahrein.
Three worthy contenders. One crown 👑
Our 2025 manufacturer champions will be decided in just eleven days at @BAH_Int_Circuit.
Secure your seat: https://t.co/zXlEcOSBPj 🎟️#WEC #8HBahrain #Ferrari #Porsche #Cadillac pic.twitter.com/0RN7pT92d7
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) October 28, 2025
Toyota tenta salvar a honra
A Toyota, campeã em 2024, vive uma época atípica sem vitórias, mas procura encerrar o ano com dignidade. A marca japonesa venceu dez das 13 corridas já realizadas no Bahrein, incluindo as últimas oito consecutivas. Kamui Kobayashi detém o recorde da categoria Hypercar em Sakhir (2021), e Sébastien Buemi recorda o triunfo épico do ano passado, que garantiu o título contra todas as probabilidades.
Disputa acesa também em LMGT3
Na categoria LMGT3, o título será igualmente decidido no deserto, com Porsche, Ferrari e Corvette em luta. A equipa Manthey EMA, referência nos GT, lidera com o Porsche #92 (Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick), 11 pontos à frente do Ferrari #21 da VISTA AF Corse (Alessio Rovera, Simon Mann e François Hériau), penalizado em Fuji. O trio da Corvette #81 (Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom Van Rompuy), vencedor no Japão, mantém-se em disputa, 24 pontos atrás, prometendo uma final de cortar a respiração.
ARE YOU READY? 🤩
Desert sunsets. Night racing. A Championship fight. This week has it ALL!
Tune in with https://t.co/IPZa0nvsLu and don't miss a moment of the 8 Hours of Bahrain 🎥#WEC #8HBahrain @BAH_Int_Circuit pic.twitter.com/4oen4k6iPl
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) November 3, 2025
Programa do fim de semana
As sessões de treinos livres começam na quinta-feira, 6 de novembro. A qualificação e a decisiva Hyperpole realizam-se na sexta, às 16h00 locais (13h00 hora portuguesa). A corrida principal arranca no sábado, 8 de novembro, às 14h00 locais (11h00), encerrando oficialmente a temporada, antes do Rookie Test, no domingo.
As 8 Horas do Bahrain prometem ser um fecho à altura de uma época notável — com três construtores em busca da glória, múltiplos candidatos ao título de pilotos e a promessa de um espetáculo sob as luzes do deserto.
The final battle awaits 👀🏆
Our season finale in Bahrain is set to be a thrilling race to the top of the Championship standings.
Drop. your. predictions ⬇️#WEC #8HBahrain @FerrariHypercar @PorscheRaces @CadillacVSeries pic.twitter.com/FUhfhMMV6i
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) November 1, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






