WEC: Tudo se decide no Bahrein

Por a 4 Novembro 2025 10:32

Três construtores de prestígio mundial — Ferrari, Porsche e Cadillac — disputam este fim de semana (6 a 8 de novembro) o título de Construtores do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) de 2025, nas 8 Horas do Bahrein, a prova que encerra uma temporada marcada por equilíbrio, estratégia e emoção.

O cenário do desfecho

O Circuito Internacional do Bahrain (BIC), em Sakhir, acolhe pela 14.ª vez o campeonato. O traçado, com 5,412 km e 15 curvas, é conhecido pelas elevadas exigências impostas aos carros, travões e pneus, com velocidades superiores a 300 km/h em quatro longas retas. O ambiente desértico traz desafios adicionais: a areia que reduz a aderência, as temperaturas elevadas no cockpit e a transição entre o dia e a noite, que altera significativamente as condições de pista.

Ferrari à frente, mas sob pressão

A Ferrari chega à derradeira ronda como principal favorita, com uma vantagem de 39 pontos sobre a Porsche no campeonato de construtores. O 499P dominou o início da época com quatro vitórias consecutivas, consolidando a liderança da marca de Maranello, embora as últimas provas tenham mostrado menor consistência — apenas um pódio desde então (segundo lugar no Circuito das Américas). Com 66 pontos ainda em disputa, a Ferrari mantém, contudo, o controlo da situação.

A Porsche, icónica no endurance, surge em clara recuperação. O protótipo 963 tem mostrado solidez, com vitória em Austin e pódios em Le Mans, São Paulo e Fuji. A marca alemã chega ao Bahrein com o ímpeto do seu lado e pretende forçar o erro do rival italiano. Já a Cadillac, embora a 61 pontos do topo, não está fora da equação: o V-Series.R provou o seu potencial com três poles e uma vitória dominante em São Paulo, tornando-se um perigoso “outsider”.

Quatro trios em luta pelo título de pilotos

Na classificação de pilotos, o campeonato chega igualmente em aberto. O trio Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi (#51 Ferrari) lidera com 13 pontos de vantagem sobre os vencedores de Le Mans — Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson (#83 AF Corse Ferrari).

Os atuais campeões, Kévin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche), estão apenas a 21 pontos do topo após uma forte recuperação na segunda metade da época, enquanto Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn (Cadillac) mantêm esperanças, a 34 pontos da liderança. A corrida marcará ainda a despedida de Jenson Button, que encerra uma carreira de mais de duas décadas, incluindo o título mundial de Fórmula 1 em 2009 — curiosamente conquistado também no Bahrein.

Toyota tenta salvar a honra

A Toyota, campeã em 2024, vive uma época atípica sem vitórias, mas procura encerrar o ano com dignidade. A marca japonesa venceu dez das 13 corridas já realizadas no Bahrein, incluindo as últimas oito consecutivas. Kamui Kobayashi detém o recorde da categoria Hypercar em Sakhir (2021), e Sébastien Buemi recorda o triunfo épico do ano passado, que garantiu o título contra todas as probabilidades.

Disputa acesa também em LMGT3

Na categoria LMGT3, o título será igualmente decidido no deserto, com Porsche, Ferrari e Corvette em luta. A equipa Manthey EMA, referência nos GT, lidera com o Porsche #92 (Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick), 11 pontos à frente do Ferrari #21 da VISTA AF Corse (Alessio Rovera, Simon Mann e François Hériau), penalizado em Fuji. O trio da Corvette #81 (Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom Van Rompuy), vencedor no Japão, mantém-se em disputa, 24 pontos atrás, prometendo uma final de cortar a respiração.

Programa do fim de semana

As sessões de treinos livres começam na quinta-feira, 6 de novembro. A qualificação e a decisiva Hyperpole realizam-se na sexta, às 16h00 locais (13h00 hora portuguesa). A corrida principal arranca no sábado, 8 de novembro, às 14h00 locais (11h00), encerrando oficialmente a temporada, antes do Rookie Test, no domingo.

As 8 Horas do Bahrain prometem ser um fecho à altura de uma época notável — com três construtores em busca da glória, múltiplos candidatos ao título de pilotos e a promessa de um espetáculo sob as luzes do deserto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado