WEC: Saída da Porsche não é um adeus definitivo

Por a 8 Outubro 2025 17:16

A Porsche anunciou que irá encerrar a sua participação oficial no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) no final da presente temporada, concentrando os seus esforços nas competições IMSA WeatherTech SportsCar Championship e Fórmula E. A decisão implica o fim do programa Porsche Penske Motorsport no WEC, iniciado em 2023 com a introdução da plataforma LMDh.

Apesar da saída, o diretor de desporto motorizado da marca, Thomas Laudenbach, garantiu que esta não representa um “adeus definitivo” à resistência. “As corridas de endurance têm um significado especial para a Porsche, e não excluímos um regresso futuro ao WEC”, afirmou, sublinhando que a marca continuará atenta à evolução do desporto e em diálogo com os reguladores.

A Porsche tem desempenhado um papel relevante nas discussões sobre a criação de uma nova plataforma técnica unificada — que poderá entrar em vigor a partir de 2030 —, integrando as atuais categorias LMDh e LMH num conjunto único de regulamentos.

Com a redução do programa de fábrica a partir de 2026, Laudenbach reconheceu que a marca enfrenta um cenário de incerteza quanto ao futuro de vários pilotos oficiais, especialmente com a entrada de novos construtores como Genesis, McLaren e Ford. Segundo o Sportscar365, os líderes do campeonato IMSA, Matt Campbell e Mathieu Jaminet, poderão sair da Porsche para integrar outras equipas, enquanto Felipe Nasr e Michael Christensen também são apontados a novos projetos.

A formação oficial da Porsche para 2026 deverá ser anunciada durante a Night of Champions, no final de novembro, embora Laudenbach tenha frisado que o foco permanece nas corridas decisivas desta época — com a possibilidade de títulos tanto no WEC, no Bahrein, como na IMSA, em Road Atlanta.

A marca confirmou que manterá o seu programa de fábrica com o protótipo híbrido 963 na IMSA em parceria com a Team Penske, continuando igualmente envolvida nas competições GT. Segundo Laudenbach, esta estratégia assegura a presença da Porsche nos três tipos de propulsão — combustão, híbrido e elétrico — no panorama competitivo internacional.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado