O BoP está a tornar o WEC aborrecido? A Toyota acredita que sim

Por a 17 Julho 2025 16:21

O WEC passa por um dos melhores momentos da sua história com interesse redobrado das marcas e uma grelha de luxo, que reúne quantidade e qualidade de uma forma quase inédita. Este “boom” tem permitido um crescimento de notoriedade, mas as corridas de 2025 têm ficado marcadas por muitas discrepâncias nas performances, com o novo sistema do BoP a não trazer os resultados que se esperariam, com algumas queixas a fazerem-se sentir.

A Toyota criticou a situação, rotulando a temporada atual de “aborrecida”, “artificial” e sem verdadeiras corridas, em grande parte devido a problemas com o sistema Balance of Performance (BoP). David Floury, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, disse que as corridas se tornaram muito artificiais e previsíveis, apontando para a vitória dominante da Cadillac nas recentes 6 Horas de São Paulo, onde a Toyota terminou em 14.º e 15.º lugar, três voltas atrás.

Floury evitou citar diretamente o BoP devido às regras do WEC, mas criticou claramente o sistema, afirmando que ele não consegue criar uma competição justa e, em vez disso, amplia as diferenças de desempenho. Ele disse que os resultados das corridas agora são previsíveis com base nas tabelas BoP divulgadas antes dos eventos e pediu uma revisão urgente das regras, alertando que continuar no caminho atual poderia prejudicar a integridade e o apelo do campeonato. Floury pediu a colaboração entre os fabricantes, a FIA e a ACO para resolver o problema e restaurar as corridas genuínas na série.

“As corridas não são interessantes — a temporada inteira tem sido entediante”, disse Floury, citado pelo motorsport.com. “Esta temporada é realmente triste no sentido de que perdemos de vista o que é a corrida e ela tornou-se artificial demais”, continuou Floury. “Não se trata de precisarmos ou não de algo para diminuir as diferenças entre os carros, isso é aceite do nosso lado, mas o processo está totalmente errado.”

“Quando recebemos a tabela antes do fim de semana, já sabemos o que vai acontecer — isto não deveria ser assim. Precisamos urgentemente de encontrar uma solução, caso contrário, tenho a certeza de que haverá consequências. Não estou a falar apenas em nome da Toyota, mas, de um modo geral, como fã, como entusiasta do WEC, sinto que fomos longe demais e precisamos de reconsiderar seriamente”.

“Coletivamente, como um grupo, com os outros fabricantes, a FIA e a ACO, acho que é urgente reconsiderarmos o que estamos a fazer e o que devemos almejar, porque esta temporada deixa a desejar nesse aspeto.”

Quando questionado sobre o que precisa ser feito, Floury respondeu: “Tenho a minha própria ideia sobre isso, mas não vou discutir isso aqui. De qualquer forma, não cabe a mim decidir.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. Jose Marques

    17 Julho, 2025 at 17:47

    Escrevi o comentário abaixo no dia 18 de junho numa notícia da corrida frustrante da Peugeot. Parece que infelizmente tenho razão…

    “ Realmente não consigo entender o que motiva as equipas a participarem, quando à partida já sabem que não conseguirão resultados de relevo por causa do regulamento.
    Mas afinal que equidade é esta?
    Para além disso o BoP é um palhaçada que não tem efeitos práticos. Ouvi durante a transmissão das 24h que os Ferrari estavam a ser beneficiados com isso.
    Sinceramente, a continuar assim, o grande êxito do WEC em estar a fazer vários construtores entrarem na categoria, será ofuscado por uma debandada de saídas em breve, porque sinceramente não vejo uma Stellantis a continuar a investir por muito mais tempo no WEC. A BMW também não creio que ficará muito tempo também, a Cadillac assim que estiver na F1 também deve abandonar o WEC e dedicar-se ao IMSA, a Toyota parece que reduziu o ímpeto, a Alpine é uma incógnita face à saída de Luca de Melo. Ou seja, entrarão Genesis, Mclaren e Ford e possivelmente BMW (alemães se não ganham, saem), Cadillac (muito investimento com a entrada na F1 para um construtor com pouco mercado estabelecido fora dos EUA), Peugeot (Stellantis não muito interessada em motorsports e ainda mais sem resultados), Alpine (Indefinição face à saída de Luca de Melo) e Toyota (possível pressão caso o hidrogénio não seja aceite no campeonato) poderão bater com a porta.
    Porsche mantém-se por está no DNA deles, Ferrari mantém-se porque está a ganhar, Aston Martin também porque a Endurece também faz parte do DNA do construtor.
    Isto é somente uma reflexão e obviamente espero que tal não aconteça. Contudo a vida ensinou-me que quando há muito entusiasmo num curto espaço de tempo, o declínio também está próximo.”

  2. Scirocco

    17 Julho, 2025 at 17:52

    Completamente verdadeiro. O BoP nunca foi solução para nada e onde foi instalado motivou sempre criticas. Como é que é possivel criar uma regulamentação que precise artificialmente de criar vantagens ou desvantagens para os carros e em corridas especificas (é transversal a todas as marcas – não se trata aqui de passar a ideia que uma qualquer determinada marca está a ser beneficiada). Infelizmente conseguiram complicar os regulamentos com a criação dos LMH e LMDh (que aliás foi para proteger um bocado a Toyota que era unica que tinha um projecto que só precisava de ser adaptado de LMP1 para LMH).

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado