24h Le Mans: Ferrari vence pela terceira vez consecutiva
A Scuderia Ferrari completou a trilogia dos Hypercar. Depois do triunfo do n.º51 e do n.º 50, o terceiro Ferrari, o n.º 83 venceu a 93ª edição das 24h de Le Mans. Yifei Ye conquistou a primeira vitória em Le Mans e a primeira vitória para a China, Phil Hanson usou todos os ensinamentos do professor Filipe Albuquerque e Robert Kubica escreveu mais um capítulo de uma carreira impressionante. Um triunfo merecido e a prova da supremacia da Ferrari que, desde que regressou a Le Mans, só sabe vencer.
O 83 resistiu a uma investida final do Porsche Penske 963 n.º 6 (Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campbell) para garantir a vitória geral, no melhor fim de semana da Porsche em 2025, depois de um arranque de época falhado. A Porsche foi a única equipa a pressionar verdadeiramente a Ferrari, que pareceu ter a corrida sob controlo, operando uma recuperação fenomenal, do 13º até ao primeiro posto, no caso do carro vencedor. Mas as três máquinas do Cavallino Rampante foram novamente a referência.
The moment AF Corse took VICTORY IN LE MANS!! 💛#WEC #LeMans24 #Ferrari pic.twitter.com/ZVFyUlnApM
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 15, 2025
O ponto de viragem ocorreu durante a 20.ª hora, quando o carro n.º 51 da Ferrari (Alessandro Pier Guidi, James Calado, Antonio Giovinazzi), que liderava a corrida, foi forçado a fazer uma paragem nas boxes devido a um Full Course Yellow. Seguiu-se um erro de Alessandro Pier Guidi, com um pião à entrada das boxes, perdendo aproximadamente 50 segundos. Este erro permitiu ao Ferrari n.º 83 assumir a liderança e, a partir daí, controlou a corrida, apesar de alguns indícios de que a Ferrari poderia invocar ordens de equipa para favorecer os carros de fábrica. A tripulação do 51 ainda tentou o pódio, mas o Porsche 6 não cedeu, além da mecânica do carro vermelho estar, aparentemente, no limite.
Alessandro Pier Guidi loses control in the #51 works Ferrari on pit-in! And loses the lead to the #83 AF Corse Ferrari. Anything can still happen in this race! #LeMans24 pic.twitter.com/VJWo0wFbB7
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
Kevin Estre, da Porsche, lançou um sério desafio nas fases finais, com uma estratégia bem gizada e um ritmo impressionante (o francês foi um dos melhores desta corrida). No entanto, Kubica, com pneus mais novos, conseguiu manter uma vantagem suficiente para cruzar a linha de chegada com pouco mais de 14 segundos de vantagem. O Ferrari nº 50 de Miguel Molina, Antonio Fuoco e Nicklas Nielsen terminou na terceira posição.
Outros carros da Porsche tiveram dificuldades para acompanhar o ritmo do carro nº 6. O Porsche nº 5 terminou em sétimo, uma volta atrás (depois de um começo de corrida a todo o vapor), e o carro nº 4 chegou em nono. Os carros da Cadillac Hertz Team JOTA, que começaram bem com a primeira fila, perderam ritmo durante a corrida e não conseguiram acompanhar o ritmo da Ferrari ou da Porsche. O Cadillac nº 12 terminou em quinto, enquanto o nº 38 ficou em oitavo.
Three-wide into Indianapolis 😍🔥
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu 🎥#WEC #LeMans24 pic.twitter.com/8hLVzZK156
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 14, 2025
A Toyota teve uma corrida difícil, com o carro nº 8 a perder sete voltas devido a uma falha na porca da roda dianteira esquerda, terminando em 16º lugar. O carro nº 7 foi o último na volta da liderança, em sexto lugar, após vários contratempos, incluindo uma saída da pista e uma penalização.
Toyota Gazoo Racing went off the track at Dunlop Curve with the #8. The car is forced to go back to the pits due to a puncture caused by the incident.#LeMans24 pic.twitter.com/xQRrt2WGRX
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
Os fabricantes franceses Alpine e Peugeot tiveram desempenhos abaixo do esperado. O melhor resultado da Alpine foi o carro nº 35 em décimo, enquanto o melhor resultado da Peugeot foi o 12º com o carro nº 94. Os hipercarros Valkyrie da Aston Martin completaram a sua estreia em Le Mans sem incidentes graves, terminando em 13º e abaixo. A Alpine chegou a Le Mans com esperança de se imiscuir na luta pelos primeiros lugares, mas o rimto revelado pelos carros azuis não o permitiu. Quanto à Peugeot, uma corrida para esquecer, longe do ritmo e sem argumentos para se destacar, num projeto que, cada vez mais, precisa de um novo rumo.
⚠️ CONTACT between the #35 Alpine and the #94 Peugeot under braking at Mulsanne Corner — both cars off the track. #LeMans24 #WEC pic.twitter.com/O92SS1nOQd
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 14, 2025
A BMW viu as suas esperanças de um bom resultado desmoronarem-se no final, com os seus dois M Hybrid V8 a sofrerem problemas mecânicos separados. O carro n.º 20 terminou em 18.º lugar após uma longa visita à garagem, enquanto o carro n.º 15 terminou em último lugar entre os finalistas da Hypercar, com 26 voltas de atraso. Depois de um bom arranque de época, a BMW desiludiu em Le Mans, especialmente por ter ficado longe dos lugares de destaque por falta de fiabilidade.
Apenas dois Hypercars abandonaram durante a corrida — ambos Cadillacs, ambos vindos dos EUA. Os Action Express e Wayne Taylor Racing (de Filipe Albuquerque), desistiram devido a perda de potência. A corrida foi relativamente limpa, com apenas um período de safety car e dez bandeiras amarelas em todo o percurso. O Ferrari nº 83 vencedor completou 387 voltas, estabelecendo um novo recorde de distância na era Hypercar, superando a marca de 380 voltas da Toyota em 2022.
Heartbreak at the restart: the #101 @CadillacVSeries @waynetaylorrcng comes to a halt on the Mulsanne Straight with an apparent engine issue.
A brutal blow just as the race resumes. 💔 #LeMans24 #WEC pic.twitter.com/op4WaSWzoa
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
24 HOURS STARTS NOW!! 🟢 🇫🇷
Let's. go. endurance racing.
Watch live on https://t.co/IPZa0nvsLu 🎥#WEC #LeMans24 #ROLEX pic.twitter.com/TFDfgiXPST
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 14, 2025
Foto: Philippe Nanchino /MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Cágado1
15 Junho, 2025 at 15:33
Muito feliz pelo Kubica, uma grande vitória, para esquecer “o que poderia ter sido” na F1, com uma enorme prestação individual.
...
15 Junho, 2025 at 17:36
Uma bela prova! A Ferrari está de parabéns. Quanto a pilotos, Kubica e Estre estiveram um patamar acima de todos os outros, duas grandes exibições de dois grandes pilotos, foram ambos fantásticos!