Troféu C1 Eurocup: Arranque de temporada animado no Estoril

Por a 31 Março 2026 10:10

Arrancou no Estoril a nova época dos C1 Eurocup, um dos troféus mais acessíveis no panorama da velocidade nacional. Foram dois os pilotos para o arranque da época que viu este ano surgir um novo promotor no troféu. No entanto, as perspetivas são mais animadoras para Portimão, onde se espera uma lista de inscritos mais generosa, na prova que antecede Vila Real, circuito que tem sempre maior procura por parte de mais pilotos.

Frederico Cruz, piloto que é oriundo do mundo das corridas virtuais, e Luís Alcino, apresentaram-se à partida, ambos assistidos pela equipa T3 Racing e fizeram questão de mostrar o potencial da competição.

Na sessão de qualificação, Luís Alcino foi o mais rápido com o Citroën C1, impondo-se a Frederico Cruz por cerca de 6 décimas de segundo, aproveitando o cone de aspiração de outro piloto que seguia à sua frente na sua volta mais rápida.

Já no arranque da primeira corrida do fim-de-semana, Frederico Cruz encontrou o “buraco da agulha” na travagem para a curva 1, mergulhando na zona interior e surpreendendo alguns dos seus adversários, com Cruz a ganhar 7 posições e subir de 18.º para 11.º na classificação geral da corrida, suplantando de igual modo o seu adversário direto no C1 Eurocup que cumpriu a primeira volta em 13º.

Mais duas voltas cumpridas e Luís Alcino acabaria por passar pelo pitlane para verificar um problema na transmissão do seu C1, regressando à pista de modo a garantir a sua classificação no final da corrida, mas em ritmo lento. Frederico Cruz venceu no troféu, e a potencial luta ficou assim adiada para a segunda corrida.

E as expetativas não foram defraudadas, mostrando que o andamento dos carros e de ambos os pilotos estavam perfeitamente nivelados. Cruz partia na frente de Alcino e a distância entre ambos foi diminuindo para encetarem uma acesa discussão pela vitória. Frederico Cruz foi conseguindo defender a liderança até à volta 9, momento em que Luís Alcino conseguiu passar para a frente e daí até ao final os dois trocaram várias vezes de posição.

O volte-face estava reservado para a última volta, com Cruz a fazer mais uma “tesoura” e a recuperar a liderança, e a partir daí, a ter de se defender afincadamente das investidas de Luís Alcino, que nunca baixou os braços. Frederico Cruz venceu, pela margem mínima de 87 milésimas de segundo, com os dois C1 a cruzarem a linha de meta praticamente a par, numa corrida emocionante, e cheia de fair play.

O próximo encontro está marcado de 15 a 17 de maio, no Autódromo Internacional do Algarve.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado