WTCR: Resultado dos testes pode ser enganador

Por a 3 Abril 2018 16:43

Na semana passada vimos os carros da taça do mundo de turismos na pista de Barcelona, na preparação da prova inaugural da competição criada recentemente para substituir o WTCC . Para algumas equipas foi o primeiro contacto a valer e para outras foi apenas mais uma sessão de preparação para a competição que se aproxima. Uma coisa é certa… os resultados vistos não devem corresponder à realidade que se verá em Marraquexe.

É praticamente um dado adquirido que as melhores máquinas da actualidade são so Hyundai i30N TCR e o Civic TCR, as máquinas mais recentes da grelha. O Honda mantém as virtudes do modelo anterior com as vantagens de uma aerodinâmica revista e melhorada. É um carro que foi evoluído em praticamente todos os aspectos e que dá garantias aos pilotos. Monteiro e Michelisz que têm conhecimento de causa foram unânimes em reconhecer o grande valor da nova máquina. O Hyundai tem coleccionado triunfos nas ultimas provas em que tem participado e tem mostrado um potencial tremendo. Ter visto estas máquinas algo distante do top 5  (apenas Ehralcher ficou em quarto) causa alguma estranheza mas as equipas não estavam minimamente preocupadas com os tempos e o ambiente que se vivia nas boxes era de calma e optimismo. O foco esteve na afinação para a primeira corrida do ano que será muito exigente nos travões e por isso os tempos ficaram para segundo plano.

Os Cupra ficaram no topo da tabela, mas a Campos aproveitou ao máximo a sessão de testes e além disso tem o conhecimento da pista o que também é um factor a ter em conta. O Cupra é uma base mais abrangente em relação a outras máquinas e mostrou potencial. Filippi esteve ao ataque e foi um dos mais agressivos em pista. Veremos se repete a dose quando for a valer.

Os Audi fizeram muitas voltas à pista e tanto a WRT como a Comtoyou trabalharam muito para estarem preparadas a 100%. Talvez não se veja ainda o melhor dos RS3 LMS em Marraquexe mas ambas as estruturas têm muita qualidade experiência, como tal espera-se que estejam na luta. A WRT passou do VW Golf para o Audi e se nas primeiras provas não virmos todo o potencial, não será nada de alarmante.

Os Golf da Loeb Racing já mostraram no passado serem máquinas muito competitivas e vinham  a dominar o TCR Internacional. A Loeb Racing terá apenas de se adaptar à nova máquina mas para isso terá a experiência de Huff que já pilotou o Golf no TCR Internacional. O britânico não esteve presente na sessão de Barcelona o que poderá ser um factor negativo pois a equipa apenas rodou com um carro e é provável que ainda faltem alguns dados para que as máquina estejam a 100%.

Os Alfa Romeo já mostraram muito potencial no ano passado e já sabem o que é vencer em provas do TCR. A concorrência nesta competição será maior ainda, mas a máquina evoluiu bem durante o inverno e a equipa Mulsanne  não quer estar no WTCR para fazer número. Ao volante tem dois pilotos muito experientes e que poderão ajudar na evolução do carro. Ambos reconheceram que há ainda algum trabalho pela frente nesse aspecto mas numa competição com estas características, todos terão oportunidade de lutar por vitórias.

O Peugeot 308 mostrou ser uma máquina interessante. O início do dia de testes não foi o melhor e o carro parecia um pouco preguiçoso à entrada das curvas mas durante a tarde notou-se alguma evolução. O motor mais pequeno é uma ideia que merece ser vista com atenção e a base (o 308 Cup) mostrou também bom potencial no passado. É dos carros que mais curiosidade desperta nesta fase.

Ordenar os carros nesta fase é algo perigoso pois todas as equipas esconderam um pouco o jogo e não mostraram toda a sua capacidade mas claramente que no topo da tabela estariam os Hyundai e Honda, seguidos dos Audi, VW,  Cupra, Alfa e Peugeot.  Esta ordem é irrelevante e irá flutuar durante o ano… e ainda bem, pois é exactamente isso que os fãs pretendem.

 

Claro que na quinta feira, quando se espera que seja conhecido o BoP ficaremos a saber quais os carros que mais foram penalizados e mais foram beneficiados. Se a lógica imperar, os Honda e Hyundai deverá ser os que mais vão sentir o BoP, mas é melhor esperar para ver.  E com este acerto todas as performances deverão ficar mais ou menos equiparadas embora a tarefa seja deveras complicada, dada a diferença entre as máquinas presentes. Mas se tudo correr bem todas as vantagens e desvantagens serão diluídas e teremos grandes lutas em pista.

 

 

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