WTCR: Monteiro desconhece a palavra “desistir”

Por a 2 Abril 2018 20:53

2017 foi um ano terrível para Tiago Monteiro.  Podia ter sido o ano da consagração no WTCR mas foi apenas um ano da desilusão… e do enorme desafio.

Monteiro começou a época 2017 do WTCC em grande forma. Era claramente o piloto “mais” da grelha do mundial de turismos e surgia como o grande candidato ao título. O primeiro azar surgiu em Nordshleife, com mais um pneu a deixar ficar mal o português e a complicar as contas pelo titulo. Monteiro soube recompor-se e voltar mais forte. Mas o acidente no teste em Barcelona acabou com as esperanças do título e pior que isso, colocou o piloto numa situação complicada. As lesões sofridas foram extensas e a carreira ficou em suspenso. Seguiram-se meses de recuperação e de treino intensivo. Um processo demorado que alguns médicos diziam que iria um a dois anos para um regresso a 100% às pistas.

7 meses depois, o esforço e acima de tudo a força mental do piloto permitiram-lhe regressar às pistas e testar com a sua nova equipa.  Uma recuperação notável que está agora na fase final. O regresso à competição a sério não será feito na primeira prova do ano mas o piloto espera regressar em breve, não colocando prazos para não haver pressão desnecessária. Regressará quando estiver completamente recuperado.

“Depois do acidente eu não conseguia andar, não conseguia ver, não conseguia correr, mas a única coisa que me passava pela cabeça era a vontade de voltar a correr. Pode parecer estúpido e até irrealista, mas tem sido a minha vida durante mais de 20 anos. Claro que se pensa na família em primeiro, mas depois do primeiro impacto volta-se logo a pensar na competição. Ao longo destes 7 meses nunca pensei em parar. A única forma de parar seria se não conseguisse recuperar a 100%. Não voltaria para fazer número apenas. “

Foi este foco num objectivo concreto que deu a Tiago Monteiro a força e a perseverança para continuar a treinar e a recuperar. Ironia do destino, foi em Barcelona, na mesma pista onde teve o acidente que colocou a sua carreira em pausa, que o WTCR foi apresentado. E foi aí que recebeu a maior ovação da noite da apresentação oficial. Um aplauso longo e sentido por parte de todos em sinal de respeito e admiração pelo piloto e pelo homem que fez questão de viajar dos Estados Unidos apenas para estar presente no lançamento de uma nova era, para regressar aos “States” no dia seguinte e continuar os tratamentos.

Para este ano está reservado um carro novo, uma equipa nova, um campeonato novo. Muitas novidades que permitirão a Monteiro fazer um “restart”. Mas um dos maiores desafios da sua vida está praticamente superado e só por isso merece o respeito e a consideração de todos. Uma coisa é certa. Quando regressar à pista, será para terminar o que começou em 2017.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
6 anos atrás

É o acidente com as mais severas consequências para o Tiago, mas não é o primeiro acidente grave. Já antes demonstrou a sua coragem, mas esta é a derradeira prova que o eleva ao nível de pilotos como Niki Lauda, Mika Hakkinen, Karl Wendlinger, Ari Vatanen, Alex Zanardi, Billy Monger e mais uns poucos que viram a vida querer fugir e regressaram mais fortes para desafiarem “o monstro” e triunfarem. Tiago já pertencia aos melhores, e demonstra que pertence ao restrito clube dos maiores, daqueles cuja paixão pelas corridas é maior que tudo. Força Tiago, cuida-te e regressa quando puderes.… Ler mais »

últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado