WTCR: Bennani e Shedden vencem em Wuhan

Por a 7 Outubro 2018 11:22

Domingo é o dia mais preenchido do fim de semana do WTCR, com uma sessão de qualificação e duas corridas. Muita acção na pista de Wuhan, que no dia anterior tinha visto Jean-Karl Vernay dominar na qualificação e na corrida 1.

Na Qualificação 2 foi novamente um carro da WRT na frente no final da qualificação. Gordon Shedden ficou com a pole para corrida 3, sendo o homem mais rápido, seguido de Fréderic Vervisch, Denis Dupont, Jean-Karl Vernay  e Esteban Guerrieri o primeiro “não-Audi” num top 5 com quatro Audi. Destaques para os Hyundai que voltaram a ficar fora do top 10, tal como Rob Huff, enquanto o seu colega de equipa, Mehdi Bennani, conseguia pelo segundo fim de semana consecutivo a pole para a corrida 2, com o mesmo tempo de Aurélien Panis, mas como o marroquino fez o tempo um pouco antes que o francês, ficou com a pole na grelha invertida da primeira corrida do dia.

Tom Coronel continuava a ter um fim de semana negro com uma penalização de 10 lugares pelo incidente com Fabrizio Giovanardi com esta dupla de veteranos nas últimas posições  da grelha. Também Yann Ehrlacher foi penalizado  por irregularidades na largada da corrida 1. O piloto perdeu o quarto lugar conquistado na primeira prova devido à penalização e para a duas corridas de domingo largava de 18º o que era um rude golpe nas aspirações ao título.

 

Corrida 2

Mehdi Bennani largava da pole, com a companhia de Ma Qing Hua na primeira linha da grelha, seguidos de Aurélien Comte e Pepe Oriola. Na largada Comte arrancou melhor e colocou -se ao lado de Bennani, mas não conseguiu passar o marroquino, que manteve a liderança da prova. Seguiam-se Oriola, Nathanaël  Berton e Vernay, enquanto o chinês Ma caiu para fora do top 10. Gordon Shedden foi atirado contra as barreiras, danificando a direcção do seu Audi.

Bennani alargou a vantagem para Comte, que servia de tampão para o resto do pelotão. Oriola pressionava o francês, mas Comte segurava Oriola e Berthon, enquanto o seu colega, de equipa, Mato Homola, estava na via das boxes com problemas no seu carro. Pouco depois Filippi aparecia com a frente muito danificada, depois de uma tentativa de ultrapassagem a Thed Bjork, também com danos no seu Hyundai. Um violento toque do Cupra de Filippi, que falhou completamente a travagem acabou com a corrida de ambos.

Denis Dupont aguentava a pressão do seu colega de equipa, Fréderic Vervisch, na luta pelo sexto lugar, a alguma distância de Jean Karl Vernay,  em quinto no comboio que se formou atrás de Comte. Vervisch consegui passar Dupont e Aurélien Panis aproveitou e passou também o colega, que caiu assim de sexto para oitavo. O número de carros a seguirem para a via das boxes ia aumentado, com Timo Scheider, Gabriele Tarquini, Tom Coronel e os carros da Zengo a juntarem-se aos pilotos que já tinha seguido para as boxes temporária ou definitivamente.

Ma voltou a fazer das suas e falhou a travagem  tocando em Rob Huff, que perdeu dois lugares nesta manobra falhada.  Berthon continuava a pressionar Oriola enquanto Comte conseguia fugir desta dupla e aproximar-se de Bennani no último terço da corrida. Berthon com uma excelente manobra, passou Oriola, depois de um erro do espanhol, enquanto Comte chegava cada vez mais à traseira de Bennani, com o piloto do VW a ter de se defender do jovem piloto da Peugeot.

A última volta foi espectacular, com Comte a tentar passar Bennani. O francês esteve temporariamente na frente (graças a um toque em Bennani), mas falhou um tempo de travagem e o marroquino voltou a passar para a frente da corrida e viu a bandeira de xadrez em primeiro, seguido de Comte e Berthon, que se aproximou dos homens da frente nas últimas voltas. Bennani venceu pela primeira vez este ano e Berthon conseguiu o primeiro pódio.

Nas contas do campeonato, Muller foi o único a terminar nos pontos o que numa competição tão renhida não pode ser menosprezado até porque algumas manobras ainda irão ficar sob avaliação dos comissários e não é de descartar a hipótese de surgirem penalizações.

 

Top 10 Corrida 2:

01 Mehdi Bennani Volkswagen 18 Laps
02 Aurélien Comte Peugeot +0.478
03 Nathanaël Berthon Audi +0.618
04 Pepe Oriola Cupra +5.115
05 Jean-Karl Vernay Audi +5.516
06 Frédéric Vervisch Audi +5.988
07 Aurélien Panis Audi +6.489
08 Ma Qing Hua Honda +10.229
09 Denis Dupont Audi +11.585
10 Yvan Muller Hyundai +12.176

 

Corrida 3

A corrida 3 começou com uma grande luta nas primeiras curvas com três Audi na frente. Dupont ainda tocou em Shedden, mas o escocês aguentou a liderança e ficou na frente enquanto atrás de si Esteban Guerrieri conseguiu subir para a segunda posição (e pedia para não ser penalizado por ter saído de pista devido a um toque e aproveitado para ganhar vantagem),  à frente de Dupont e Vérvisch.

Pouco depois um incidente apanhou Timo Scheider, Mato Homola, Aurélien Comte, Zolt Szabo e Rob Huff, o que provocou a entrada do Safety Car para recuperar os carros de Huff e Homola. Entretanto a equipa pedia a Guerrieri para dar a posição a Dupont e Vervisch para não ser penalizado.

No recomeço da corrida  Shedden aguentava a liderança com forte pressão dos Audi da Comtoyou, enquanto Vernay recebia a notícia que teria de cumprir o Drive Through por ter iniciado o caos que obrigou a entrada do Safety Car.

Dupont tentou passar Shedden mas chocou com conjunto de pneus que marcava uma curva, chocando ainda com Shedden que apesar disso manteve o primeiro posto. Vérvisch passou para segundo e o Safety Car foi obrigado a regressar à pista.

No recomeço, Shedden conseguiu novamente manter a liderança. Muller era mais uma vítima e entrava nas boxes com o motor do seu Hyundai a  fumegar mais do que seria desejável.

Guerrieri teve um mau recomeço e ficou à mercê de Oriola (que era por sua vez pressionado por Berthon) e longe dos Audi do top 3. Vervisch pressionava Shedden e este duo afastava-se de Dupont.  Berthon aproximava-se de Guerrieri, depois de ter passado Oriola. Esta luta era o centro das atenções na cada vez mais sombria pista de Wuhan com o sol já praticamente escondido e que realçava as faíscas que vinham do escape de Guerrieri que se tinha partido e raspava no asfalto.

Na frente Gordon Shedden mantinha-se na frente e vencia a corrida 3 do fim de semana à frente de Vervisch  e Dupont, enquanto Guerrieri conseguiu manter o quarto posto no final, o que o ajudou muito nas contas do título.

 

Top 10 Corrida 3:

01 Gordon Shedden Audi 23 Laps
02 Frédéric Vervisch Audi +0.558
03 Denis Dupont Audi +5.018
04 Esteban Guerrieri Honda +8.475
05 Nathanaël Berthon Audi +8.813
06 Pepe Oriola Cupra +9.827
07 Ma Qing Hua Honda +11.047
08 Kevin Ceccon Alfa Romeo +11.296
09 Mehdi Bennani Volkswagen +12.304
10 Thed Björk Hyundai +13.905

 

O fim de semana de Wuhan não mudou muito o cenário na frente da tabela classificativa, mas teve o condão de aproximar mais os candidatos considerados “outsiders” como Guerrieri, Vernay e Oriola que ficam assim mais perto da frente, tal como Vervisch que continua mostrar uma excelente forma nesta ponta final.

Foi mais um fim de semana em grande para os Audi, que tal como em Ningbo estiveram muito competitivos. Para a WRT foi um fim de semana de sucesso com duas vitórias para a equipa e Shedden provou que pode acompanhar o ritmo de Vernay. Vervisch regressou ao pódio e certamente recordará com um sorriso a passagem pela China embora não tenha ainda uma vitória no bolso, numa competição com 13 diferentes vencedores. Para os Hyundai foi um fim de semana para esquecer, tal como para Ehrlacher que perdeu muitos pontos nestes dois dias.

Próxima corrida será no mítico traçado de Suzuka para a penúltima ronda da competição de 27 a 28 de Outubro.

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