TCR Europe: Um fim de semana… agitado!

Por a 24 Setembro 2018 17:15

O TCR Europe foi criado em 2018 para ocupar o espaço do ETCC. No meio do negócio do WTCR entre a Eurosport Events e a WSC, a divisão ficou de forma a que a Eurosport ficasse com o WTCR e que a WSC organizasse o TCR Europe. A adesão à competição europeia foi boa, até pelos custo mais reduzidos em relação à taça do mundo de turismos. O interesse também chegou a Portugal e na primeira ronda tivemos três pilotos portugueses em prova em Paul Ricard (Francisco Abreu, Francisco Mora e Gustavo Moura).

Desde início que ficou claro que a malta do TCR Europe era “brava” e que não se importava de dar umas cacetadas para ganhar um lugar, à boa maneira dos turismos. A agressividade foi tal que Gustavo Moura até referiu que nem nos Legends em Portugal viu comportamentos tão agressivos e que ponderava nem sequer voltar a repetir a experiência. Mora foi também vítima dos toques na primeira corrida ficando fora de combate, quando poderia ter conquistado um bom resultado e Abreu também chegou às boxes com uma aerodinâmica algo alterada.  Esta tendência manteve-se ao longo do ano.

Se no WTCR  tivemos  corridas animadas com alguns toques à mistura e alguns exageros, no TCR Europe os exageros foram-se acumulando, os critérios de penalização nem sempre foram constantes e no último fim de semana voltamos a ver comportamentos em pista e fora dela que deixaram a desejar. O exemplo de Francisco Abreu é o ideal para ver que o campeonato dá sinais de algum descontrolo.

Na corrida dois Abreu estava em segundo lugar e defendia-se de Maxime Potty. O piloto do VW Golf fez um ataque na primeira chicane de Monza ao qual o português respondeu com a defesa que se exigia. Na segunda tentativa, Potty foi mais longe e tocou em Abreu, cortando de seguida a chicane e ficando a frente do português. Abreu ficou à mercê de Files e de Azcona e o espanhol atacou Abreu, dando-lhe um toque na traseira que o ia atirando para fora de pista, nas curvas Lesmo. Abreu ficou à mercê de Lessennes, os dois ficaram porta com porta e na chicane Ascari Lessennes e Abreu fizeram contacto e o belga acabou fora de pista com alguma violência.

Uma confusão tremenda que se foi repetindo com mais toques. Resultado final? Penalização Stop &Go de 10 segundos para Abreu, que entretanto tinha recuperado de forma brilhante até ao quinto lugar mostrando por duas vezes como o Potty deveria ter feito.

Não houve penalização para Potty e Azcona. O critério de aplicação de penalizações não ficou claro, uma tendência que deve ser minimizada e que vai acontecendo cada vez mais, levando os pilotos a arriscarem, mesmo quando claramente não há espaço para arriscar. Já no fim de semana de Assen, Abreu fica sem os melhores tempos  na qualificação por um erro (que foi admitido pelos responsáveis da prova, mas que não deixou de prejudicar o piloto) e na corrida, Borkovic passou um adversário com as quatro rodas fora de pista e nada aconteceu. São vários os casos e apontamos os de Abreu pois são aqueles que seguimos com mais atenção, mas há muitos mais . Corridas de turismos implicam contactos e por vezes esses contactos são mais viris, mas no TCR Europe está a chegar-se a um ponto em que os exageros sucedem-se.  As cenas de Borkovic no final da prova em que o sérvio se envolveu em confrontos com a equipa de Azcona são graves e devem ser tomadas decisões duras.

O TCR tem um potencial tremendo e para os pilotos lusos pode ser um campeonato muito interessante com boa visibilidade e com um nível competitivo interessante. Há bons pilotos e boas estruturas, o que é um aliciante para os pilotos nacionais e o exemplo de Abreu e Mora é claro. Mas com este tipo de condutas e de dualidades pode haver quem pense duas vezes antes de entrar. O fim de semana de Monza foi muito quente em todos os sentidos mas talvez tenha sido quente de mais e talvez seja necessário rever algumas coisas para o futuro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado