Indy 500: Hélio Castroneves faz história e vence pela quarta vez

Por a 30 Maio 2021 21:03

Foi impossível ficar sem um sorriso ao ver as celebrações de Hélio Castroneves. O piloto da Meyer Shank Racing venceu a Indy 500 pela quarta vez e fez história.

A corrida começou com Scott Dixon na frente, a fazer valer a pole que conquistou na semana passada, com a pressão de Colton Herta que tratou de passar Dixon pouco depois, com Rinus VeeKay, que já venceu este ano em Indianápolis, a juntar-se à luta na frente do pelotão.

Hélio Castroneves começou a aproximar-se dos primeiros lugares com Ryan Hunter-Reay, Alex Palou e Marcus Ericsson  por perto, assim como Alexander Rossi na luta. Para Will Power a corrida complicou-se quando o carro ficou parado nas boxes com o motor a ter dificuldades em ligar-se.

Castroneves continuava a subir posições, enquanto nas boxes Ed Carpenter teve um percalço que o fez perder muito tempo, no entanto Stefan Wilson foi o destaque pelos piores motivos depois de perder o controlo do seu carro ao travar na via das boxes (algo que aconteceu várias vezes com outros pilotos), obrigando à interrupção da corrida com bandeiras amarelas.

As paragens tinham deixado Herta e VeeKay à frente da estrela local Conor Daly que arrancou do 19º posto. Castroneves, Alex Palou e Pato O´Ward começavam a chegar-se aos primeiros lugares.

Graham Rahal, que estava na discussão pelos lugares da frente, provocou nova interrupção na corrida com a sua roda traseira direita a ficar mal apertada, o que o atirou contra as proteções da pista. A roda que se soltou também saltou da parede, voou e bateu nariz do carro de Connor Daly, felizmente sem magoar ninguém. Notavelmente, também a asa dianteira do Daly parecia bem, mas ele tinha caído para os limites inferiores do Top 10, depois de ter estado na frente da corrida.

Nesta fase, Palou liderava, seguido de Castroneves, O’Ward, VeeKay, Joseph Newgarden, no reinício na Volta 124, mas quando as contas das paragens nas boxes ficaram concluídas, Palou, Castroneves e O’Ward eram os homens na disputa pela vitória. O’Ward em terceiro assistiu à distância à troca de argumentos entre Palou e Castroneves, enquanto um sorrateiro Simon Pagenaud se aproximou desta luta.

Castroneves e Palou davam espetáculo enquanto atrás Pagenaud passava por O´Ward, carimbando o seu lugar no pódio, mas os olhos estavam todos colados na luta da frente e na volta 198 de 200, o brasileiro Castroneves passou para a frente e de lá nunca mais saiu, aproveitando o cone de ar dos retardatário para se manter na frente e ver a bandeira de xadrez em primeiro pela quarta vez em Indianápolis. Seguiram-se Palou, Pagenaud, O´Ward e Carpenter.

O que se seguiu foram imagens que ficarão na história da Indy. Castroneves festejou como só ele sabe, cumprimentando toda a gente que passou pelo seu caminho, tendo subido as redes de proteção (uma tradição para o piloto), percorrido meia reta da meta a correr e a cumprimentar o público. Castroneves junta-se ao clube das quatro vitórias que conta com A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears.

Aos 46 anos Hélio mostrou que tem ainda muito para dar, vencendo a edição mais rápida de sempre da Indy 500 e provando que merece um lugar a tempo inteiro na Indy, depois da sua passagem bem sucedida pelo IMSA. Podíamos ter visto um jovem a vencer pela primeira vez, mas sorrimos ao ver a boa disposição e a paixão de Castroneves a levar a melhor pela quarta vez. Fez-se história num Brickyard com público, algo merecido pelo feito conquistado por Hélio Castroneves.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
2 anos atrás

Apenas assisti às últimas 5 voltas. O Neves é um avozinho, mas que tem sempre bons carros aqui,e valeu-se disso, e da experiência grande que tem, embora nas restantes corridas “desapareça”,tal como aliás outros “reformados” que ficaram bem colocados no final,.
Mas este Palou,que está a fazer o1º ano na competição deve ser um grande piloto.O futuro da Indy está nele.O avôzinho brasileiro teve a sorte de apanhar o cone de ar dum comboio de atrasados nas 2 últimas voltas,para se safar do contra ataque do Palou.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  can-am
2 anos atrás

Como viste a corrida toda, continuas com as tuas parvoíces sobre uma corrida que não consegues entender.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  can-am
2 anos atrás

E o prémio para comentário mais ridículo do ano vai para:
Can-am, parabéns pelo prémio

josemj
josemj
Reply to  can-am
2 anos atrás

Como é possível existir alguém que depois de assistir apenas 5 voltas de uma corrida de 500 milhas se julga em condições de fazer algum tipo de análise? É preciso muita falta de noção na vida mesmo. Só podia sair as bobagens que saíram. Lamentável!

alexname
alexname
Reply to  josemj
2 anos atrás

Bobagens? Será que queria dizer disparates? Quase tão lamentável como o comentário do can-am! Provavelmente vai dizer que sou xenófobo. Infelizmente, sempre que defendo a cultura e a língua portuguesa original em Portugal, acusam-me de criminoso xenófobo. Ja me vou habituando.

GetInThe8Lewis
Reply to  can-am
2 anos atrás

o palou tá no 2 ano na indy, e na indy assim como na f1 ou no rally ganha mais vezes quem tem mais carrito ( digo eu ), o castroneves não aparece nas outras corrida porque não corre, só corre a indy500 agora, o síndrome do igualar ou bater recordes é sempre por causa carro volta a atacar.

GetInThe8Lewis
2 anos atrás

de bater palmas , a equipa da simona de silvestro 80% feminina, e fizeram boa figura mesmo, gostei muito e espero que se mantenham na indy a tempo inteiro.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

É impressionante como elas lidaram com as trocas de pneus, que são feitas a braço não como na F1.

GetInThe8Lewis
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

tava curioso para ver como se comportavam nesse momento e tiveram impecáveis, e até quando a simona fez o pião nas boxes elas foram la buscar o carro, tudo bem oleado, estavam bem preparadas muito bem mesmo

últimas INDYCAR
últimas Autosport
indycar
últimas Automais
indycar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado