assinaturas

IMSA, Filipe Albuquerque: “Foi uma vitória muito dura”

Por a 24 Abril 2019 10:00

Quem tem os melhores arrisca-se a vencer mais vezes. É o caso da Action Express (AXR) que delineou a melhor estratégia para terceira prova do IMSA Weathertech Sportscar Championship. Uma das provas de menor duração do ano (100 minutos) percorreu as ruas de Long Beach e mais uma vez os homens da AXR foram os melhores. Pipo Derani e Felipe Nasr estavam bem lançados para a vitória, mas erros nas boxes abriram as portas da vitória à dupla portuguesa Filipe Albuquerque e João Barbosa. Apesar do azar no arranque por parte de Barbosa, a equipa nunca perdeu o norte e conseguiu gizar a melhor estratégia, colocada em prática de forma imaculada pelos nossos compatriotas.

Filipe Albuquerque falou ao AutoSport sobre as emoções da prova em que a bandeira portuguesa voltou a voar mais alto:
“Foi um final feliz. Sabemos que nos EUA, o importante é como a corrida se desenrola e estar fora dos problemas, como é normal na resistência, mas tem muito a ver também com a estratégia da equipa e mais uma vez a AXR a diferença. Infelizmente tivemos azar com o carro 31, e eles mereciam ter vencido, pois estavam com mais andamento. É algo que temos de analisar, pois eles estão com bom andamento, em relação ao nosso, e temos de entender porquê.”

Foi a terceira vitória consecutiva da Cadillac este ano, numa altura em que o domínio das máquinas americanas se acentua no IMSA. O “Caddy” apesar do BoP desfavorável voltou ao primeiro lugar, mesmo com uma estratégia arrojada:
“O Cadillac é um carro muito bom em pistas mais irregulares e com ressaltos. Os Mazda e os Penske, apesar o BoP, têm um desgaste de pneus maior… são muito rápidos numa volta só, mas tem de trabalhar mais a gestão de pneus. Os Cadillac são muito bons nisso, e na forma como colocam a potência em pista.”

“A minha falta de andamento no fim foi por ter trocado apenas um pneu [devido a um furo lento], enquanto os outros trocaram pelo menos dois pneus. Eu fiz dois stints praticamente com o mesmo jogo de pneus. Na fase inicial em que fui para a pista e comecei a recuperar, os Penske não tinham andamento para mim. Quando me disseram que tinha 5 seg de avanço,
achei que a vitória estava praticamente assegurada. Mas a verdade é que eles trocaram de pneus traseiros e isso deu-lhes mais tração e mais aderência, algo que a partir de certo ponto deixei de ter, porque os pneus já estavam muito gastos e com isso, eles conseguiram pressionar mais mas sem assustar.”

Uma vitória muito dura


Foi uma vitória difícil para a dupla lusa. Albuquerque chegou ao fim da prova esgotado tal a exigência que lhe foi colocada em cima, com gestão do andamento, dos pneus, do combustível sempre com atenção aos ataques do Acura de Ricky Taylor:
“Não foi nada fácil e só queria que a corrida acabasse pois estavam a ser demasiadas coisas para gerir. Ele [R. Taylor] estava em cima de mim, tinha mais velocidade de ponta, os meus pneus estavam a escorregar demasiado de traseira. Quando me pediram para poupar gasolina, perguntei ‘o que é que vocês querem mais de mim?’ As coisas correram bem e acabamos a
corrida com apenas meio galão no carro… foi perfeito. Lembrei-me de Petit Le Mans especialmente na fase em que tinha de poupar e não estava a conseguir porque tinha de acelerar, mas desta vez tivemos aquela meia chávena de café para chegar ao fim.”

Apesar da primeira vitória do ano, Albuquerque e Barbosa querem mais e o piloto de Coimbra admitiu que a equipa está a tentar entender o que se passa com o #5, que não tem apresentado o mesmo andamento do #31. Apesar disso, a dupla está de volta ao top 3 do campeonato e pronta para a luta:
“Não é que esteja insatisfeito com o carro, mas estamos com alguma falta de andamento em comparação com o 31. Vamos analisar isso nas próximas duas semanas. Sinto que somos competitivos numa volta, mas temos algum desgaste de pneu e falta andamento ao fim de algum tempo. É um resultado que dá ânimo e que nos permitiu ganhar 10 pontos ao 31 e ao 10 por isso, deu-nos uma ajuda muito grande.”

assinaturas

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas IMSA
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
Nós não partilhamos os seus dados pessoais com ninguém.