IMSA: Colega de Filipe Albuquerque espera que atualizações do Cadillac tragam mais performance

Por a 13 Novembro 2025 15:55

Ricky Taylor espera que a versão atualizada do Cadillac V-Series.R, estreada no teste de Daytona sancionado pela IMSA, permita à equipa começar de novo após uma época de regresso marcada por dificuldades. Depois de quatro anos com a Acura, a formação enfrentou um processo de readaptação exigente, culminando num campeonato irregular.

Taylor e Filipe Albuquerque terminaram o campeonato de pilotos GTP na sexta posição, somando três pódios, incluindo dois segundos lugares em Detroit e Indianapolis. O regresso ao universo GM trouxe desafios adicionais à estrutura sediada em Indianápolis, que apenas no ano anterior tinha expandido para dois carros com a entrada do n.º 40 para Jordan Taylor e Louis Delétraz.

As atualizações estreadas este fim-de-semana — centradas sobretudo no pacote aerodinâmico e nos travões — resultam do primeiro ciclo de homologação dos LMDh, no qual todos os construtores tiveram margens limitadas para desenvolver um carro competitivo tanto no WEC como no IMSA. Segundo Taylor, este “segundo fôlego” permite aplicar a experiência acumulada e corrigir áreas que se revelaram problemáticas, tornando o protótipo mais refinado e previsível.

Apesar do desalento sentido no final da temporada — marcada por um sexto e um oitavo lugar no Petit Le Mans, numa corrida vencida pela Action Express Racing — o piloto acredita que o vasto conjunto de dados recolhidos este ano, aliado às melhorias no carro e aos novos pneus Michelin Pilot Sport Endurance para 2026, permitirá entrar na próxima época em condições muito mais sólidas.

“Regressar ao nível a que estávamos habituados”

Ricky Taylor afirmou: “Esperamos que isto seja uma espécie de folha em branco. Todos os construtores deram o seu melhor na primeira homologação, mas é difícil criar algo que funcione no WEC e no IMSA em todos os circuitos. Agora temos a experiência de saber quais foram os problemas e o que precisamos de corrigir.”

Sobre o estado de espírito da equipa, admitiu: “Tornámo-nos bastante pessimistas, infelizmente. Dentro da equipa repetimos: ‘Continuar a trabalhar juntos, confiar no processo e nas pessoas; já fizeram isto antes e com sucesso.’ Não tem sido fácil, mas o objetivo é voltar a vencer corridas e regressar ao nível a que estávamos habituados.”

Taylor destacou ainda a importância da experiência acumulada: “Ter um ano de dados, mesmo com as alterações no carro e os novos pneus, ajuda muito. Antes, onde quer que fôssemos, só tínhamos as notas dos outros. Não tínhamos contexto nem experiência própria. Isso vai fazer toda a diferença.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado