IMSA: Campeonato ao rubro

Por a 4 Junho 2018 14:49

O fim de semana em Detroit não foi melhor para as cores portuguesas. Os combustíveis são uma dor de cabeça para a maioria dos portugueses mas não esperávamos que  Albuquerque e Barbosa também entrassem neste lote na prova em Belle Isle.

 

Sem alterações no BoP nos protótipos (algo inédito este ano) os Cadillac partiam para esta ronda em ligeira desvantagem em relação à concorrência mais forte, neste caso os Acura, que em Mid-Ohio “limparam” tudo sem darem hipóteses a ninguém. Mas os traçados citadinos têm o condão tornar as diferenças menos significativas e dar primazia ao talento e à capacidade dos homens, ao invés das máquinas. Ainda assim, foram os Acura que começaram a dar nas vistas nas sessões de treinos e provavelmente a pole teria caído para um Acura. A sessão de qualificação, para além de ter sido encurtada, teve ainda bandeiras vermelhas que trouxeram confusão e drama, e um protagonista algo inesperado. Pipi Derani colocou o seu Nissan #22 na pole, evidenciando o bom andamento dos carros da ESM que este ano têm tido uma dose de azar valente. Os Acura ficaram os restantes lugares do top3 e Barbosa tratou de colocar o seu #5 no quarto posto, melhor Cadillac, como sempre aconteceu nas duas sessões de treinos.

A corrida cedo mostrou que o Nissan #22 não iria manter-se na frente por muito tempo com um problema na selecção de velocidades da caixa o que obrigou a uma paragem mais cedo. Os homens da Acura assumiram a liderança até a mostragem de bandeiras amarelas que levou a Penske a fazer parar o #6 e o #7, entregando a liderança a Barbosa. Mas os Acura, com destaque para o #7 de Ricky Taylor e Helio Castroneves começou a subir paulatinamente na classificação enquanto os carros à sua frente iam parando. Ambos os carros da Penske construíram uma boa vantagem mas havia um elemento na equação que surpreendeu… o Cadillac #31 de Felipe Nasr e Eric Curan. Na altura em que os carros da Penske regressaram às boxes, o brasileiro, ex-piloto de F1 tratou de colocar em pista um ritmo forte, que lhe permitiu ficar à frente dos Acura e aí ficou até ao final, mesmo sob pressão de Taylor. Uma vitória conquistada mais uma vez por uma brilhante estratégia da AXR, tal como tinha acontecido em Long Beach com a nossa dupla. Infelizmente, desta vez os portugueses do #5 não tiveram nem a sorte nem a estratégia do seu lado. Com um plano ambicioso de apenas uma paragem, Albuquerque viu a sua máquina “tossir” perto da meta, caindo duas posições na tabela.

Em relação às contas do campeonato e depois de 5 jornadas, a dupla Albuquerque/Barbosa mantém-se na frente da tabela, agora em igualdade pontual com Nasr/Curan, colegas de equipa. Os dois Cadillac continuam bem colocados na frente, mas começam a ter agora a concorrência dos Acura com a dupla Taylor/ Castroneves em terceiro,  “ex aequo” com a dupla do Cadillac #10 Van der Zande/Taylor. A fechar o top 5 temos a dupla do segundo Acura (Montoya/Cameron).

Desde início que parecia claro que a vitória final seria discutida entre os Cadillac da AXR e os Acura da Penske. O #10 da WTR não está ao mesmo nível do ano passado e o Cadillac #90, além de ser o primeiro ano a competir, está ainda a “recuperar” do acidente em Sebring. Os Mazda, desde que passaram para a alçada da Joest têm evidenciado uma evolução positiva, mas ainda não é suficiente para chegarem aos homens da frente ( o #55 ficou de fora cedo devido a um problema na transmissão) e os Nissan, já por várias vezes mostraram que têm o potencial para muito mais, mas os sucessivos contratempos têm impedido a ESM de lutar por mais.

Os LMP2 continuam a ser actores secundários neste campeonato sendo que o melhor é o #54 da CORE autosport, em oitavo, seguido do #99 da JDC Miller Motorsport.

 

Em GTD também está tudo muito equilibrado com o Lamborghini #48 da Paul Miller Racing a liderar por apenas dois pontos sobre o Acura #86 da Meyer Shank Racing, o carro onde compete habitualmente Parente, mas que este fim de semana esteve de serviço no Blancpain.  A acompanhar o bom andamento dos líderes temos também o Mercedes #33 da Riley Motorsports e quase passando despercebido o Ferrari #63 da Scuderia Corsa. Os Lexus da 3GT também têm evidenciado bom ritmo mas a regularidade não tem estado ao melhor nível e os resultados em Daytona e Sebring ainda pesam nas contas.

Na corrida parecia que a dupla Sellers/Snow (#48) ia aproveitar a pole conquistada para aumentar a vantagem no campeonato mas uma excelente estratégia da Meyer Shank Racing, que trocou apenas os pneus do lado esquerdo permitiu que a dupla Legge/Farnbacher (#86) vencesse com o segundo Acura (#93) a completar a dobradinha por parte da equipa. O #48 subiu ao pódio e minimizou os estragos. Mas também aqui a luta está renhida. Ainda não chegamos ao meio do campeonato mas temos muito motivos para continuar a acompanhar.

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