F3, Áustria: James Wharton vence, Ivan Domingues com azar
James Wharton conquistou a sua primeira vitória na FIA Formula 3, largando da pole, defendendo-se de Santiago Giusti ao longo de uma corrida interrompida duas vezes pelos Safety Cars.
Giusti acompanhou o estreante da ART durante todas as 21 voltas, mas nunca conseguiu ultrapassá-lo, garantindo o segundo lugar e o seu segundo pódio consecutivo.
O drama e os incidentes moldaram o resto da ordem: um choque na curva 4 na volta 2 eliminou Christian Ho, Louis Sharp e Tuukka Taponen; mais tarde, a travagem tardia de Brando Badoer em Charlie Wurz tirou os dois da disputa pelo pódio e acionou o segundo Safety Car.
Quando a corrida foi retomada na volta 18, o júnior da McLaren, Ugo Ugochukwu, herdou o terceiro lugar e resistiu à pressão de Nikola Tsolov para conquistar o seu primeiro pódio na F3. Os companheiros de equipa da Campos, Tasanapol Inthraphuvasak e Pepe Boya, seguiram em quinto e sexto. Tim Tramnitz subiu da 17.ª para a sétima posição, com Martinius Stenshorne, Callum Voisin e Rafael Câmara a completarem o top 10.
"COME ON!" (x4) 💪
James Wharton secured his first #F3 victory in our Spielberg Sprint 🥇#AustrianGP pic.twitter.com/vWRNdL2vly
— Formula 3 (@Formula3) June 28, 2025
Ivan Domingues com azar
Ivan Domingues abandonou, este sábado, a Sprint Race do Grande Prémio da Áustria de Fórmula 3, com a suspensão dianteira partida do Dallara. O rookie português está agora concentrado na Feature Race de amanhã, para tentar obter um resultado positivo na sua passagem pelo circuito de Spielberg, que acolhe a sexta etapa da temporada.
Depois de uma qualificação difícil, marcada pelos problemas de caixa e afinação no carro, Ivan Domingues largou para a Sprint Race no 26º lugar da grelha, mostrou ritmo, ganhou várias posições e chegou ao top-20. A boa recuperação terminou à 8ª volta, quando numa luta por posição foi forçado a ir à gravilha, furando e partindo ainda a suspensão. Ainda foi à boxe, mas o abandono foi inevitável.
“Estava dentro dos 20 primeiros e com a expectativa de subir mais alguns lugares, mas a suspensão partida obrigou-me a abandonar. Já sabia que a corrida na Áustria, até pelo tipo de circuito, seria propícia a incidentes e pode dar boas oportunidades a quem parte mais atrás. Não consegui, mas amanhã vou tentar fazer uma boa recuperação”, salientou o piloto da Van Amersfoort Racing. A equipa neerlandesa acabou por terminar com todos os três pilotos fora dos pontos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





