Fórmula E, São Paulo: Félix da Costa sexto na grelha de partida

Por a 6 Dezembro 2025 16:21

O português António Félix da Costa, na primeira sessão de qualificação da Época 12 da Fórmula E, e na estreia como piloto da Jaguar, assegurou a sexta posição na grelha de partida para o ePrix de São Paulo, no Brasil. A corrida com 30 voltas tem início marcado para as 17h05 de Portugal Continental. O alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, conquistou a “pole position”, a terceira consecutiva no circuito, mas é Jake Dennis, da Andretti, que arranca da primeira posição…

Por José Caetano, em São Paulo

É o “pontapé” de saída na Época 12 da Fórmula E, o campeonato de monolugares elétricos com estatuto de Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) desde a 7 (2020-21). E esta quarta edição do ePrix de São Paulo, num circuito com 2,933 km no Sambódromo do Anhembi, é a 149.ª corrida na história da categoria. António Félix da Costa esteve em 144 e, esta tarde (14h05 locais, 17h05 de Portugal Continental), arranca para a 145.ª da sexta posição da grelha de partida.

Photo by Beto Issa/LAT Images

Félix da Costa, segundo no ePrix de São Paulo do ano passado, no início da Época 11, como piloto da Porsche, estreia-se pela Jaguar com o pódio “debaixo de olho”, mesmo encontrando-se ainda o cumprir o período de adaptação ao I-Type 7, carro diferente do(s) 99X Electric com que competiu nas três edições precedentes deste campeonato. No entanto, esse facto não impediu o piloto português de qualificar-se bem “q.b.” para corrida que nunca foi ganha desde a primeira posição da grelha de partida – o vencedor em 2024, o neozelandês Mitch Evans, o parceiro de equipa novo de António, ganhou-a depois de arrancar de… último (22.º)!

Photo by Oscar Lumley/LAT Images

O português da Jaguar iniciou a sessão com o pé direito, vencendo o Grupo A, com 1.12,140 m. O campeão em título, o britânico Oliver Rowland, da Nissan, terminou os 10 minutos do programa apenas com o quinto tempo e foi eliminado. No Grupo B, primeira posição para o outro Nissan, o francês Norman Nato, com 1.12,308 m. Nos “duelos”, e já com 350 kW em vez de 300 kW nos monolugares elétricos, Félix da Costa eliminado pelo britânico Jake Dennis, da Andretti, por 0,112 s, no quarto de final 2, conseguindo, assim, o registo que garantiu a sexta posição na grelha de partida.

Wehrlein perde “pole”; “penalização ridícula”, critica

Dennis, no Porsche 99X Electric da equipa norte-americana, confrontou-se com o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, na final e já informado do facto de que o rival tinha sido penalizado com a perda de três posições na grelha de partida. Registou-se mudança no regulamento desportivo da Época 11 para a 12 que penaliza, entre outras ações, a patinagem das rodas dos monolugares na zona dos boxes. “É uma decisão ridícula! Se fomos os mais fortes, começámos à frente. Mas ganhámos os três pontos da ‘pole’ e, aqui, talvez seja melhor não arrancar da primeira posição”, criticou o primeiro comandante do Mundial.

Photo by Simon Galloway/LAT Images

ePrix de São Paulo: grelha de partida

1.º       Jake Dennis    Andretti

2.º       Dan Ticktum   Cupra KIRO

3.º       Edoardo Mortara       Mahindra

4.º       Pascal Wehrlein         Porsche*

5.º       Nyck de Vries  Mahindra

6.º       ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA     Jaguar

7.º       Norman Nato Nissan

8.º       Jean-Éric Vergne         Citroën

9.º       Mitch Evans    Jaguar

10.º     Sébastien Buemi        Envision

11.º     Nico Müller    Porsche

12.º     Taylor Barnard DS Penske

13.º     Oliver Rowland           Nissan**

14.º     Josep Maria Martí      Cupra KIRO

15.º     Nick Cassidy   Citroën

16.º     Maximilian Günther   DS Penske

17.º     Felipe Drugovich        Andretti

18.º     Joel Eriksson   Envision

19.º     Lucas di Grassi Lola-Yamaha

20.º     Zane Maloney Lola-Yamaha

*Penalizado com a perda de três posições na grelha de partida por patinagem das rodas na zona das boxes; soma, todavia, os 3 pontos referentes à volta mais veloz na qualificação

**Penalizado com a perda de três posições na grelha de partida por “incidente” no ePrix de Londres, na última corrida da Época 11.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado