Fórmula E: Pilotos agradados com a chegada dos pneus de chuva na GEN4

Por a 4 Junho 2025 12:23

A implementação de um novo pneu de chuva está a ser muito bem recebida pelos pilotos. Com a chegada da Gen4, as equipas passarão a ter à sua disposição pneus para piso molhado, uma adição que agrada à maioria dos pilotos.

O feedback dos pilotos para a introdução de um pneu específico para piso molhado, ou composto «tufão», para os próximos carros Gen4 em 2026, tem sido amplamente positivo. Maximilan Gunther considerou-o um «alívio» e a decisão certa, dado o aumento de desempenho esperado na nova geração.

O atual pneu Hankook para todas as condições meteorológicas utilizado na era Gen3 tem sido alvo de críticas generalizadas devido ao seu fraco desempenho em piso molhado, com os pilotos a terem dificuldades em conseguir aderência e gerar calor. Pilotos como Mitch Evans, Sam Bird e Nyck de Vries manifestaram sérias preocupações, descrevendo as corridas em piso molhado como extremamente difíceis ou mesmo como cenários de «sobrevivência».

Incidentes em condições de chuva, como vários carros a derrapar em Mónaco, reforçaram a necessidade de um pneu especifico para piso molhado. A era Gen4 finalmente trará dois compostos distintos de pneus Bridgestone: um para piso seco/chuva fraca e outro para condições extremas de chuva.

Günther realçou que essa mudança não só aumentará a segurança, mas também permitirá que os pilotos mostrem todas as capacidades da tecnologia em evolução da Fórmula E, especialmente à medida que a série avança para carros mais potentes com tração nas quatro rodas.

O piloto de Fórmula E Maximilian Günther acolheu com satisfação a introdução de um pneu específico para piso molhado, ou composto «tufão», para os próximos carros Gen4 em 2026, considerando-o um «alívio» e a decisão certa, dado o aumento de desempenho esperado na nova geração. O atual pneu Hankook para todas as condições meteorológicas utilizado na era Gen3 tem sido alvo de críticas generalizadas devido ao seu fraco desempenho em piso molhado, com os pilotos a terem dificuldades em obter aderência e gerar calor. Mitch Evans, Sam Bird e Nyck de Vries manifestaram sérias preocupações, descrevendo as corridas em piso molhado como extremamente difíceis ou mesmo como cenários de «sobrevivência». Incidentes em condições de chuva, como vários carros a derrapar em Mónaco, reforçaram a necessidade de um pneu especializado para piso molhado. A era Gen4 finalmente trará dois compostos distintos de pneus Bridgestone: um para piso seco/chuva fraca e outro para condições extremas de chuva.

Günther enfatizou que essa mudança não só aumentará a segurança, mas também permitirá que os pilotos mostrem todas as capacidades da tecnologia em evolução da Fórmula E, especialmente à medida que a série avança para carros mais potentes com tração nas quatro rodas. «Com certeza. Acho que é a decisão certa. E é algo natural a fazer, porque o carro vai dar um grande passo em termos de desempenho na Gen4.

“Acho que é a decisão certa. E é algo natural, porque o carro vai dar um grande salto em termos de desempenho na Gen4. Mostrar o desempenho com um tipo de pneu seco puro vai ser incrível, e vão realmente ver quanto potencial e desempenho há nos carros elétricos com tração às quatro rodas e nas especificações que eles estão a desenvolver.

E, sim, para o molhado, acho que todos queremos algo melhor e vamos recebê-lo na Gen4. Como eu disse anteriormente, no final, é o mesmo para todos, e é um desafio. É um grande desafio no momento, com certeza, pilotar com um pneu para todas as condições climáticas quando está tão molhado. É o nosso trabalho e nós, posso falar apenas por mim, ainda gosto muito disso. Temos de ser muito cuidadosos, conduzir o carro na ponta dos pés pela pista. Portanto, é certamente muito trabalho árduo, mas sim, continua a ser uma grande competição.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado