Fórmula E, Nova Iorque: Félix da Costa vence corrida 2

Por a 17 Julho 2022 18:51

Finalmente a vitória merecida! Depois de uma época em crescendo e com excelentes prestações nas últimas corridas, António Félix da Costa venceu pela primeira vez esta época. O piloto luso fez uma excelente corrida, controlando o ritmo de forma perfeita e conquistou uma vitória merecida em Nova Iorque, na 12º ronda do ano.

Esta foi uma vitória tirada dos livros da Fórmula E. Desde início que Félix da Costa soube gerir bem o ritmo, apesar da pressão de Alex Sims em primeiro e no fim de Stoffel Vandoorne. Depois do segundo lugar em Marraquexe, tendo saído da pole, hoje voltou a sair da pole e venceu, mostrando porque é um dos melhores da Fórmula E.

O filme da corrida

A segunda corrida começou com sol, sem ameaça de chuva, que ontem acabou por definir o fim caótico da corrida. António Félix da Costa (DS Techeetah) saía da pole (segunda este ano, oitava da carreira), numa pista onde conseguiu um pódio na época passada. Ao seu lado, Alex Sims (Mahindra), antigo colega de equipa do português, nos tempos da BMW. Destaque para o quarto lugar de Sérgio Sette Câmara (Dragon / Penske Autosport), logo atrás de André Lotterer (TAG Heuer Porsche Formula E Team[).

Félix da Costa largou bem e beneficiou do mau arranque de Sims e do péssimo arranque de Lotterer que ficou parado na grelha. Sims estava à frente de Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ Formula E Team). Sette Câmara e Nyck de Vries (Mercedes-EQ Formula E Team), que completavam o top 5. 

Sims aproximou-se de Félix da Costa, mas o português geria o seu ritmo da melhor forma, sem forçar muito o andamento. Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) era 17.º depois das primeiras voltas, enquanto Edo Mortara (ROKiT Venturi Racing) era 19.º, com os dois candidatos ao título muito longe. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing[) era sétimo, atrás de Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E) e à frente de Robin Frijns (Envision Racing[), Lotterer e Oliver Askew (Avalanche Andretti Formula E). Sette Câmara caiu para o quarto lugar com De Vries a roubar o quarto ao piloto brasileiro.

De Vries e Sette Câmara foram os primeiros a ir ao Attack Mode (Uma ativação de oito minutos para esta corrida), enquanto na frente, Félix da Costa geria a corrida. A meia hora do fim, Félix da Costa e Sims foram ao AM e Vandoorne passou para a frente da prova, algo temporário, pois na volta seguinte o belga foi ao AM com Félix da Costa a regressar à liderança. Evans parecia muito forte e subia até ao quarto posto, passando por Sette Câmara e De Vries

A 20 minutos do fim, Vandoorne passou por Sims e apontava ao primeiro  lugar enquanto Sims, De Vries e Evans embrulharam-se numa escaramuça que  levou Evans a perder uma posição. Evans cometeu um erro pouco depois, quase perdendo o controlo do seu carro, quando tentou passar De Vries do lado sujo da pista, sem perder o lugar. De Vries também sofreu com a sujidade da pista e perdeu o contacto com o trio da frente, depois de uma tentativa de ultrapassagem falhada. Juntou-se à frente pouco depois, mas Sims não facilitava a ultrapassagem ao campeão em título. De Vries voltou mais tarde a tentar passar na curva seis, mas voltou a perder o carro e uma posição para Evans, que regressava ao quarto lugar. Na frente Félix da Costa ia segurando Vandoorne.

Nos últimos minutos, Evans passou Sims e subiu aos lugares do pódio, enquanto Félix da Costa continuava a defender-se de Vandoorne. As últimas voltas foram intensas com um incidente envolvendo vários carros, com laivos do que tinha acontecido ontem, mas sem a mesma severidade. Foram acionadas bandeiras amarelas na zona, mas a corrida continuou. Nada que perturbasse Félix da Costa que continuou a gerir da melhor forma e viu a bandeira de xadrez em primeiro lugar, assegurando a primeira vitória da época e um salto na tabela classificativa. 

Destaque para Félix da Costa que conseguiu um excelente resultado, subindo ao sexto lugar da classificação, Vandoorne fez uma boa operação, ganhando muitos pontos à concorrência direta, menos Mitch Evans que também voltou a fazer uma excelente corrida, talvez o piloto em melhor forma esta época. Sam Bird fez uma excelente recuperação, Robin Frijns tentou, mas foi discreto, André Lotterer teve um péssimo arranque e tudo se complicou a partir daí, Edo Mortara fez uma boa recuperação e beneficiou do incidente final para ganhar pontos a Vergne que teve um fim de semana para esquecer. O francês chegou a estar nos pontos, mas o incidente final acabou por prejudicar o candidato.

Resultados AQUI

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Parabéns ao AFC. Grande corrida, mas se tivesse usado o fan boost, era capaz de ter ficado sem energia e perdido a corrida, foi mesmo à recta.

userAS85147
userAS85147
1 ano atrás

Parabéns CAMPEÃO!

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado