Fórmula E, Marraquexe: Edo Mortara vence, Félix da Costa foi segundo

Por a 2 Julho 2022 18:11

Edo Mortara foi o grande vencedor da corrida de Marraquexe. O piloto da Venturi fez uma excelente corrida, e aproveitou o facto de largar da primeira linha para subir à liderança, vencer e passar para o topo da tabela classificativa do campeonato do mundo. Félix da Costa fez uma boa corrida, mas mais uma vez a DS Techeetah não aproveitou o facto de largar da pole para vencer. Mitch Evans foi terceiro, aproveitando um ataque final para conquistar o último lugar do pódio.

O filme da corrida

Félix da Costa largou bem e assumiu a liderança sem dificuldades, enquanto Mortara ficava pressionado por Vergne, Seguiam-se Wehrlein e Evans que atacou forte o piloto da Porsche, sem sucesso. O português ganhava alguma vantagem para Mortara e atrás de si, as lutas eram intensas.

Evans estava muito frustrado com a defesa de Wehrlein e o piloto da Jaguar tentava passar o Porsche, sem sucesso, enquanto o quarteto da frente se afastava. A primeira vítima da corrida foi Dan Ticktum com um furo na traseira direita. 

Os DS Techeetah foram os primeiros a ir ao Attack Mode (duas ativações de três minutos nesta prova). Mortara assumiu a liderança, com Félix da Costa por perto, tendo perdido apenas um lugar na passagem pela zona de ativação. Vergne despachou Dennis muito mais depressa e já estava no terceiro posto. Mortara foi ao AM na volta seguinte e Félix da Costa regressou ao primeiro lugar. A zona do AM estava muito suja e Nick Cassidy  perdeu o controle do seu monolugar quando tentou ativar o seu AM. Oliver Rowland, com AM, atacava e passava Vergne, juntamente com Dennis. Vergne estava sob pressão e Félix da Costa ia logo de seguida pela segunda vez pelo AM, caindo para terceiro. Rowland ativou também o seu AM pela segunda vez , o que promoveu Félix da Costa a segundo, com Mortara na frente das operações. Rowland tocou em Félix da Costa e ganhou uma posição mas deixou passar o português para evitar a penalização. Mortara foi a segunda vez ao AM e manteve a liderança, enquanto Félix da Costa era passado por Rowland, graças ao AM. 

Apenas com 15 minutos cumpridos, já os principais candidatos à vitória tinham passado duas vezes pelo AM. Mortara liderava, seguido de Evans, Félix da Costa, Rowland, Dennis, Vergne, De Vries, Di Grassi,, Askew e Sam Bird.

Os três da frente estavam muito próximos e a luta era intensa quando faltavam 25 minutos para o fim da corrida. Vergne apanhou um susto e bateu em Dennis, com alguns danos no seu monolugar, mas nada que o impedisse de continuar a prova, passando Dennis pouco depois.  Félix da Costa estava a fazer uma excelente gestão de energia e conseguia passar Evans. A missão do português era agora aproximar-se de Mortara, que apesar de ter gasto mais no arranque da prova, conseguiu minimizar a diferença e a diferença de energia entre Mortara e Félix da Costa era mínima, com vantagem para o português. 

A 15 minutos do fim. Vergne, com mais energia que a concorrência, começava o seu ataque e subia ao terceiro lugar, enquanto Félix da Costa ia pressionando Mortara. Vergne aproximava-se de Félix da Costa e a sombra das ordens de equipa começava a pairar sobre o piloto luso, o que se confirmou pouco depois, com a equipa a confirmar a troca entre os dois pilotos. Mas Félix da Costa estava com mais andamento e pediu para a equipa trocar e tentar um ataque final a Mortara. Félix da Costa bem tentou passar Mortara mas o piloto da Venturi manteve-se na frente e venceu, subindo à liderança do campeonato. Félix da Costa teve de se contentar com o segundo lugar, Mitch Evans foi o terceiro, passando Vergne mesmo no final e Di Grassi com um final muito forte fechou o top 5.

Foi uma excelente corrida de Mortara, mais uma. Bem gerida, com um ritmo muito bom, conseguiu chegar à liderança e de lá nunca mais saiu. A Venturi mostrou novamente que é das mais fortes da atualidade em estratégia de corrida e Mortara está também numa forma tremenda. Félix da Costa foi segundo e talvez tenha sido atrapalhado pela equipa. A troca de posição com Vergne não o favoreceu, pois não pôde manter a pressão em Mortara e forçar o erro. Mitch Evans fez uma excelente recuperação e foi terceiro, tendo largado de sexto, um bom resultado para o campeonato. Vergne acabou em quarto, numa corrida que parecia estar a ser inteligentemente gerida, mas o francês  perdeu muito andamento no final da corrida e viu Evans passar por si. Lucas di Grassi e Nyck De Vries tiveram corridas aguerridas e com boas manobras, Jake Dennis ainda animou a prova no AM, Stoffel Vandoorne fez uma grande recuperação e compensou o mau resultado na qualificação, um pouco à imagem de Sam Bird e Oliver Rowland foi também um dos animadores de serviço. 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Boa corrida do AFC, sem o toque de Rowland, que o fez perder algum tempo, talvez tivesse conseguido bater Mortara. De realçar que os pilotos se estão a portar bem demais😀, já nem causam safety cars…

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado