Fórmula E, Jidá: Mortara conquista a segunda pole consecutiva, Félix da Costa larga de terceiro

Por a 14 Fevereiro 2026 13:54

Edoardo Mortara voltou a destacar-se na qualificação 2 do fim de semana de Jidá. O piloto da Mahindra conquistou a pole hoje, repetindo o feito de ontem. Duas poles em dois dias para o piloto suíço. António Félix da Costa fez conquistou o terceiro lugar da grelha de partida em mais uma boa qualificação.

Depois da pole de Edo Mortara conquistada ontem e da vitória de Pascal Wehrlein na Corrida 1 do fim de semana de Jidá, pilotos e equipas regressaram à pista para a segunda qualificação no traçado saudita.

O Grupo A foi o primeiro a ir para a pista, num pelotão repleto de candidatos a passar à fase dos duelos. A maioria dos pilotos apostou em três voltas de preparação e, quando metade desta primeira sessão se esgotou, começaram a surgir as primeiras voltas rápidas. Dan Ticktum abriu no topo da tabela, seguido de Wehrlein, Taylor Barnard e Mortara. Jean-Éric Vergne subiu depois ao segundo lugar, mas nas segundas tentativas os primeiros lugares sofreram muitas alterações. Mortara saltou para o primeiro posto, com Ticktum em segundo, Wehrlein em terceiro e Mitch Evans em quarto, com os quatro a ficarem separados por menos de uma décima. As últimas voltas trouxeram várias surpresas e, se Mortara se manteve no topo, Max Günther, Oliver Rowland e Vergne encontraram as centésimas necessárias para passar à fase dos duelos.

O Grupo B contava com António Félix da Costa. Depois das voltas de preparação, as primeiras voltas rápidas colocaram Nico Müller, Felipe Drugovich, Jake Dennis e Nick Cassidy nos quatro primeiros lugares. Na sua segunda tentativa, Cassidy subiu ao primeiro posto, imediatamente destronado por Félix da Costa, com uma excelente volta, à frente de Drugovich, que também melhorou a sua marca. Félix da Costa manteve-se no topo da tabela até ao fim da sessão e passou à fase dos duelos com Jake Dennis, Sébastien Buemi e Nick Cassidy.

Quartos de final

O primeiro duelo nos quartos de final opôs Max Günther e Oliver Rowland, com vantagem clara para o britânico.

O segundo confronto colocou frente a frente Jean-Éric Vergne e Edo Mortara, com o suíço a mostrar mais uma vez excelente velocidade, garantindo a vaga para a meia-final.

O terceiro duelo trouxe Sébastien Buemi contra Jake Dennis, um confronto equilibrado na primeira metade da volta, mas com vantagem clara para Dennis no final.

O último confronto foi entre Félix da Costa e Nick Cassidy, mas um erro do piloto da Citroën deu a vaga nas meias-finais ao português.

Meias-finais

A primeira meia-final colocou Oliver Rowland frente a Edo Mortara, com o piloto da Mahindra a mostrar novamente a sua competitividade e a garantir a segunda presença consecutiva na final.

Na outra meia-final, Félix da Costa enfrentou Jake Dennis, mas o britânico foi-se impondo a cada setor levando a melhor sobre o piloto de Cascais, com a melhor volta do fim de semana.

Final

A final que decidida a pole opunha Mortara e Dennis. Um duelo intenso em que o mais rápido asseguraria o melhor lugar da grelha que, mais uma vez, sorriu a Mortara com a segunda pole em dois dias. Mortara, por 0.037 seg. consegue a pole para a corrida de mais logo, às 17h.

Pole para Mortara, que terá a companhia de Dennis e AFC na largada. Recordar que ontem Mortara falhou completamente o arranque, mas ainda conseguiu terminar no pódio. Já para Félix da Costa é a oportunidade de chutar definitivamente o azar e conseguir um bom resultado depois do quinto lugar de ontem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado