Fórmula E: Citroën mostra o seu monolugar, o e-CX

Por a 20 Outubro 2025 18:38

A Citroën apresentou oficialmente o monolugar que marcará a sua estreia no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, na temporada 12. A equipa será dirigida por Cyril Blais e contará com dois pilotos de topo: o francês Jean-Éric Vergne e o neozelandês Nick Cassidy. A estreia oficial está marcada para 6 de dezembro, no e-Prix de São Paulo. O AutoSport / E-Auto esteve na apresentação do monolugar francês, aguardado com grande expetativa.

60 anos de história e um olhar para o futuro

A entrada da Citroën na Fórmula E é apresentada como um passo estratégico para reforçar a identidade e a imagem da marca, após a renovação integral da sua gama. A aposta na Fórmula E pretende mobilizar a estrutura e os fãs com um ingrediente que quase sempre resulta… a emoção das corridas. A Citroën mantém, assim, a ligação histórica à competição, transportando para a nova aventura uma base de adeptos ativa e resultados recentes no rali com o C3 Rally2.

A Fórmula E transforma-se assim no palco ideal para dar forma a ambição: um campeonato 100% elétrico, orientado para a inovação e a responsabilidade ambiental, que funciona como laboratório para eficiência energética, baterias, recuperação de energia e software de controlo — conhecimentos transferíveis para os futuros modelos elétricos da marca, como já tem sido feito em vários modelos do grupo Stellantis.

Com 18 corridas em 12 países, num ambiente citadino onde as corridas vão ter com as pessoas, a Fórmula E oferece uma plataforma internacional para aumentar notoriedade e falar a novos públicos — mais jovens, mais femininos e mais conectados.

Uma história repleta de sucessos

Desde os títulos conquistados nos ralis-raid (5), no WRC (8) e no WTCC (3), a marca francesa construiu uma herança única que combina inovação, desempenho e paixão.

A sua história desportiva da marca começou em 1959, com o triunfo do ID 19 no Rali de Monte Carlo, e prolongou-se pelos anos 60 e 70 com modelos icónicos como o SM e o CX. Nos anos 90, o ZX Rallye Raid tornou-se símbolo da supremacia da Citroën nos ralis-raid, com 36 vitórias e quatro títulos no Paris-Dakar, arma de nomes consagrados como Ari Vatanen, Pierre Lartigue ou Timo Salonen.

O auge chegou no início dos anos 2000 com Sébastien Loeb, que conduziu a Citroën a nove títulos consecutivos de pilotos e oito de construtores no WRC, elevando-a ao estatuto de lenda, com modelos que ficaram na história como o Xsara, C4 e DS3 WRC. Mais tarde, Sébastien Ogier reforçaria esse legado com novas vitórias. Mas nunca é demais relembrar os primórdios dessa era, com Xsara Kit Car de Philippe Bugalski. Entre 2014 e 2016, o C-Elysée WTCC mostrou o arrojo e a competitividade da marca, também nos circuitos, com o Campeonato do Mundo FIA de Turismos a ser palco de uma série imparável de três títulos mundiais de construtores e pilotos com José María López, Yvan Muller e Loeb.

A Citroën também deixou marca na formação de novos talentos, com o monolugar MEP dos anos 60 e 70, um projeto acessível que refletia o espírito inovador e pedagógico da marca. O regresso agora à Fórmula E inscreve-se nesta tradição, reafirmando o compromisso com a performance, a tecnologia e a paixão que sempre definiram a Citroën no desporto automóvel.

Fórmula E, a nova aposta

O regresso da Citroën ao automobilismo através da Fórmula E representa um passo estratégico para reforçar a identidade e os valores da marca, aliando paixão, inovação e sustentabilidade. Esta aposta surge com o fim do projeto Maseratti na competição 100% elétrica, dando lugar à Citroën, que encara esta plataforma como a montra ideal para a sua tecnologia elétrica.

O novo monolugar Citroën GEN3 Evo, com um chassis em fibra de carbono de 859 kg , alcança 350 kW (470 cv) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 1,86 segundos, atingindo 320 km/h. A grande novidade é a dupla motorização elétrica, que permite tração integral no “Attack Mode” e recuperação de até 600 kW de energia, reutilizando quase metade da energia gasta durante uma corrida.

Desenvolvido pela Stellantis Motorsport sob a direção de Jean-Marc Finot, o projeto beneficia de mais de uma década de experiência do grupo na Fórmula E, com soluções avançadas de gestão térmica, regeneração e software, aplicáveis aos futuros modelos elétricos de série da Citroën.

Esta será a última época dos Gen 3, com os Gen 4 a serem apresentados durante a próxima temporada. Com estreia prevista para a temporada 2026/27, o Gen4 será o carro de corrida mais rápido e potente da categoria até à data, apresentando um aumento significativo de potência e regeneração de energia, aproximando-o dos níveis de desempenho da Fórmula 1.

Orgulho tricolor

Quanto ao Gen 3 da Citroën, sob o lema “Speed reborn”, o design apresenta uma pintura tricolor – vermelho, branco e azul elétrico – que simboliza paixão, tecnologia e orgulho francês, refletindo o espírito ousado e moderno da marca.

A equipa será liderada por Cyril Blais, antigo diretor da Maserati na Fórmula E, e contará com Jean-Éric Vergne, bicampeão da categoria, e Nick Cassidy, vice-campeão mundial em 2025. Com esta dupla experiente, a Citroën pretende afirmar-se rapidamente como uma das equipas de referência do campeonato elétrico.

Copyright Arnaud Taquet @ ContinentalProductions

O que disseram os protagonistas

Xavier Chardon, CEO da Citroën:

“Estamos muito orgulhosos por integrar oficialmente a Fórmula E. A Citroën sempre se impôs nos campeonatos em que entrou, e este desafio elétrico reflete a nossa paixão e visão para a mobilidade do futuro. A Fórmula E é uma competição responsável, inovadora e urbana, que nos permite partilhar valores fortes e inspirar novas gerações.”

Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport:

“Fazemos muito mais do que construir um monolugar. Revivemos a paixão Citroën num dos campeonatos mais visionários do mundo. A experiência acumulada ao longo de quase onze anos na Fórmula E permite-nos dominar os equilíbrios entre potência, eficiência e fiabilidade — o coração do desempenho em pista.”

Jean-Éric Vergne, piloto:

“É uma honra representar uma marca tão icónica, com tanta história, o que nos coloca pressão. Quero usar toda a minha experiência para ajudar a Citroën a lutar por pódios e vitórias desde a primeira temporada. A ambição é clara: tornar esta equipa uma das referências da nova geração da Fórmula E.”

Copyright Arnaud Taquet @ ContinentalProductions

Nick Cassidy, piloto:

“Juntar-me à Citroën é um desafio entusiasmante e uma honra tremenda, assim como estar ao lado do JEV [Vergne]. Temos as pessoas certas e os meios necessários para construir algo especial. Temos estado a prepara-nos para a próxima temporada e vejo muito potencial. A Fórmula E exige rigor e inovação — e estou confiante de que alcançaremos grandes resultados.”

Cyril Blais, Diretor de Equipa:

“O objetivo é consolidar os resultados e continuar a progredir, valorizando o trabalho de toda a equipa. Apostamos na tecnologia, na gestão de energia e no uso avançado de simuladores para maximizar o desempenho em pista.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado