Fórmula E: Di Grassi quer mais dos futuros carros

Por a 17 Janeiro 2019 15:52

A actual geração de monolugares da Fórmula E fez apenas duas corridas, mas alguns já falam da próxima geração. Está prevista uma reunião dos responsáveis do campeonato para acertar a filosofia dos Gen3 e Lucas Di Grassi deu a sua opinião sobre o que deve ser o futuro.

O piloto brasileiro defende que a Fórmula E deve ter carros mais potentes, capazes de bater a aceleração dos F1. O piloto defende a introdução de mais tecnologia e que o campeonato deve liderar a mudança no desporto motorizado, que agora se inicia:

“Os Fórmula E devem ser os carros mais rápidos em aceleração do mundo. Devem ser os mais rápidos  dos 0 aos 200 Km/h, mais rápidos que a F1 e o Ralicross, pois essa é a essência dos motores eléctricos, tal como os Tesla. Temos de usar tracção integral, temos de mudar a distribuição do peso, temos de fazer muita coisa de forma diferente. Talvez possamos colocar partes móveis no carro. Podemos ser inovadores. As pessoas ainda seguem os modelos antigos do desporto motorizado, quer na forma de desenhar os carros, como nas regras desportivas e técnicas. Creio que a Fórmula E deve ser pensada de forma diferente. O automobilismo passa por uma fase de transição e temos de usar isso a nosso favor, ao invés de copiar algo que falhou. “

O piloto gostaria de ver um aumento de potência para os 700cv, mantendo o actual peso dos carros (900 kg).

É uma visão ambiciosa para o futuro. A competição tem introduzido aos poucos novidades como o fanboost e o Attack Mode, ideias revolucionárias que não eram habituais no desporto motorizado. O aumento que o piloto brasileiro pede tornaria os carros mais rápidos e talvez abrisse as portas para provas em circuitos ditos tradicionais e não apenas em citadinos. Mas uma rotura demasiado radical talvez não seja uma solução. Afinal os principais consumidores de corridas estão habituados a um conjunto de pressupostos que a serem colocados de lado poderiam ser um choque demasiado grande. É preciso sempre que haja uma base conhecida para que quem vê não se sinta perdido e possa aproveitar da competição. Basta ver a reacção dos fãs quando há mudanças na F1, por exemplo. As primeiras reacções raramente são positivas e por vezes as alteração nem são muito profundas.

A Fórmula E está numa posição privilegiada e pode liderar a mudança no automobilismo, mas as mudanças demasiado radicais são difíceis de assimilar. Talvez seja mais benéfico uma abordagem ambiciosa mas equilibrada que permite a inclusão de ideias inovadoras mas que no fundo mantenha uma base que ainda mantém milhões de fãs com vontade de ver corridas. Até agora a Fórmula E tem conseguido fazer isso de forma inteligente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado