F2, Hungria: Josep María Martí e Leonardo Fornaroli foram os destaques do fim de semana
Martí resiste à pressão final e vence a Sprint Race em Budapeste
Josep María Martí conquistou a vitória na Sprint Race de Budapeste, somando o seu terceiro triunfo da temporada. O piloto da Campos Racing largou da pole position e conseguiu segurar uma forte investida final de Alexander Dunne, cruzando a meta em primeiro após um intenso duelo roda com roda nas últimas curvas da corrida.
Dunne terminou em segundo lugar, enquanto Jak Crawford, da DAMS Lucas Oil, garantiu o último lugar do pódio ao ultrapassar Arvid Lindblad na última volta.
Martí arrancou bem, mantendo a liderança, enquanto Dunne teve um arranque mais lento e perdeu o segundo lugar para Lindblad, permitindo um início de corrida com dobradinha da Campos. Mais atrás, Gabriele Minì colidiu com Roman Stanek e foi penalizado com 10 segundos, o que comprometeu a sua prova.
Ice cream traditions in Budapest! 🍦😉#F2 #HungarianGP pic.twitter.com/2wqyl7yCPT
— Formula 2 (@Formula2) August 2, 2025
Lindblad tentou atacar a liderança na volta 8, mas Martí recuperou a posição com um belo cruzamento de trajetória. Esta luta aproximou Dunne e Victor Martins, com os cinco primeiros a entrarem todos na zona de DRS. Dunne passou para segundo na volta 19, aproveitando dificuldades de Lindblad, que também perdeu posições para Martins e depois para Crawford.
Na volta 22, o Safety Car foi acionado devido à paragem em pista de Sebastián Montoya. A corrida recomeçou na volta 26, e Browning ultrapassou Martins para quinto. Crawford, após várias tentativas, conseguiu finalmente ultrapassar Lindblad na última volta e subir ao pódio.
Na frente, Martí cometeu um pequeno erro na Curva 5, o que permitiu a Dunne aproximar-se e pressioná-lo até à meta. Apesar disso, o piloto espanhol defendeu bem e selou a vitória com autoridade.
Crawford ficou em terceiro, seguido de Lindblad em quarto, Luke Browning em quinto, Victor Martins em sexto, Leonardo Fornaroli em sétimo e Richard Verschoor a fechar os pontos em oitavo.
Familiar faces on our #F2 Sprint Podium in Budapest! 👊✨#HungarianGP pic.twitter.com/UGNoDVQluJ
— Formula 2 (@Formula2) August 2, 2025
Phew… 🥵
Your provisional Point scorers from our Budapest Sprint! 👀👇#F2 #HungarianGP pic.twitter.com/TxPASDbfug
— Formula 2 (@Formula2) August 2, 2025
Leonardo Fornaroli vence corrida principal
Leonardo Fornaroli conquistou a sua primeira vitória numa corrida principal da Fórmula 2, liderando uma dobradinha da Invicta Racing com o colega de equipa Roman Stanek em segundo. Apesar de ter recebido uma penalização de 5 segundos por excesso de velocidade na via das boxes, Fornaroli geriu a corrida com mestria e garantiu também a sua terceira vitória consecutiva da temporada.
Stanek a manteve a liderança no arranque sobre Fornaroli e Jak Crawford. Após duas fases de Virtual Safety Car, várias trocas estratégicas aconteceram, com os pilotos a alternarem entre pneus macios e médios. Fornaroli beneficiou de uma boa paragem e regressou à pista à frente de Stanek.
LOOK HOW MUCH IT MEANS!! 🥹✨#F2 #HungarianGP pic.twitter.com/WrjlojarzL
— Formula 2 (@Formula2) August 3, 2025
Enquanto os pilotos em estratégias alternativas (como Lindblad e Martí) tentavam recuperar, Fornaroli destacava-se na frente. Crawford pressionou Stanek pelo segundo lugar, mas não conseguiu ultrapassá-lo, permitindo a Fornaroli escapar e construir uma vantagem de mais de 7 segundos.
No final, Stanek garantiu o segundo lugar, com Crawford a completar o pódio. Luke Browning terminou em quarto, seguido de Richard Verschoor em quinto. Arvid Lindblad resistiu a Dino Beganovic para ficar em sexto. Goethe foi oitavo, Dunne nono, e Josep María Martí fechou o top 10, conquistando o último ponto.
Fornaroli leads home an @InvictaRacing 1-2! 💛
Your point scorers from our Budapest Feature Race 👀👇#F2 #HungarianGP pic.twitter.com/N82fy0fDon
— Formula 2 (@Formula2) August 3, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







JoaoLima
3 Agosto, 2025 at 13:17
Diz o povo que não há fome que não dê em fartura (seria bom esta frase corresponder sempre à verdade…). Ora o Fornaroli no ano passado realizou um feito pouco usual, foi campeão de F3 sem uma única vitória. Venceram 12 pilotos diferentes mas o campeão não.
Este ano, já tinha feito poles, andava perto da liderança do campeonato mas também sem vencer. Eis senão quando nos últimos 3 fins-de-semana de corridas alcança 3 vitórias. E se as duas primeiras foram em sprint, hoje foi a mais apetecida. Mas bem sofrida! Um SC retirava-lhe a vitória e se a prova terminasse em SC, nem deveria pontuar.