ELMS: VDS Panis Racing vence, Filipe Albuquerque no pódio e APR vence nos ProAM

Por a 24 Agosto 2025 17:07

A VDS Panis Racing conquistou a sua segunda vitória consecutiva na European Le Mans Series após dominar as 4 Horas de Spa-Francorchamps, ampliando a sua liderança no campeonato com uma condução controlada de Oliver Gray, Esteban Masson e Charles Milesi no Oreca 07-Gibson n.º 48.

Gray deu o tom desde cedo, fazendo ultrapassagens decisivas sobre Jonas Ried (Iron Lynx–Proton) e o pole position Cem Bolukbasi (Nielsen Racing). Depois que um safety car alterou a ordem a favor de Vlad Lomko, da Vector Sport, Masson recolocou rapidamente a sua equipa na frente, antes que Nick Yelloly colocasse brevemente a Inter Europol Competition na liderança durante a terceira hora, graças a uma paragem mais curta nos boxes.

O ponto de viragem aconteceu quando Masson passou o carro para Milesi pouco antes de uma bandeira amarela em toda a pista, neutralizando qualquer perda de tempo e permitindo ao francês controlar a corrida até à bandeira axadrezada. O n.º 48 cruzou a linha 24,3 segundos à frente do carro da Inter Europol de Yelloly, Tom Dillmann e Jakub Smiechowski.

O drama desenrolou-se mais atrás, quando tanto o carro da Genesis Magma Racing/IDEC Sport de Daniel Juncadella, Mathys Jaubert e Jamie Chadwick, como o carro n.º 25 da Algarve Pro Racing de Théo Pourchaire, Lorenzo Fluxa e Mathias Kaiser receberam penalizações stop-go tardias por infrações na pit lane durante a bandeira amarela, enquanto disputavam o pódio. Essas sanções promoveram Bolukbasi, Ferdinand Habsburg e Filipe Albuquerque, da Nielsen Racing, para o terceiro lugar, um pódio saboroso para a equipa que ontem conquistou a pole e que tem trabalhado arduamente para chegar a estes resultados.

Uma corrida consistente do IDEC Sport n.º 28 (Paul Lafargue, Job van Uitert e Paul-Loup Chatin) garantiu-lhes o quinto lugar geral, enquanto o segundo carro da Inter Europol de Pedro Perino, Jean-Baptiste Simmenauer e Luca Ghiotto completou os seis primeiros.

Nos LMP2 Pro/Am, vitória lusa, com o Oreca n.º 20 da Algarve Pro Racing, de Kriton Lentoudis, Olli Caldwell e Alex Quinn, a garantir o triunfo na classe após uma paragem nas boxes bem orquestrada durante a bandeira amarela, a apenas 23 minutos do final. A United Autosports (Oliver Jarvis, Marino Sato e Alex Schneider) teve de se contentar com o segundo lugar, à frente da AO by TF de PJ Hyett, Dane Cameron e Louis Delétraz, que recuperaram de um contacto inicial que obrigou a reparações na carroçaria traseira.

Nos LMP3, Julien Gerbi, Daniel Nogales e Rik Koen, do Team Virage, conquistaram uma vitória sem complicações que interrompeu o domínio da CLX Motorsport e adiou a entrega do título. Ao volante do Ligier JS P325 – Toyota, o Team Virage aproveitou um dia desastroso para a CLX, cujo trio formado por Paul Lanchere, Theodor Jensen e Adrien Closmenil sofreu três penalizações antes de Closmenil ir para à gravilha em Les Combes e ficar impossibilitado de continuar, pondo fim a uma temporada até então impecável.

Apesar dos contratempos, Closmenil ainda lutava pelo segundo lugar antes da sua saída, mas a batalha acabou por ir para a RLR M Sport, com Michael Jensen, Nick Adcock e Gillian Henrion a herdar o segundo lugar. A Inter Europol completou o pódio com Timothy Creswick, Douwe Dedecker e Reece Gold, mesmo depois de Gold ter feito um pião enquanto perseguia Henrion, o que quase permitiu a Ian Aguilera, da Eurointernational, voltar à disputa. Aguilera tinha sido penalizado anteriormente por um toque no Ginetta DKR Engineering de Mikkel Pedersen em La Source.

LMGT3

A Aston Martin conquistou a sua primeira vitória na classe LMGT3 na ELMS, com Valentin Hasse-Clot, Erwin Bastard e Clement Mateu a levarem o Vantage GT3 Evo da Racing Spirit of Leman à vitória, impedindo a Mercedes-AMG de conquistar o seu primeiro triunfo na série. Mateu liderou no início, depois de ultrapassar o Ferrari da Spirit of Race , mas foi posteriormente ultrapassado pelo Porsche da Iron Dames e pelo Mercedes-AMG da Iron Lynx .

Bastard conseguiu recuperar a liderança antes de passar o volante a Hasse-Clot, que passou grande parte da última hora preso atrás do AMG de Fabian Schiller. Ambos os pilotos tiveram de fazer paragens tardias para reabastecer, e Hasse-Clot saiu na frente, resistindo a uma investida de Schiller na última volta para garantir a vitória.

O Ferrari da Kessel Racing de Ben Tuck, Takeshi Kimura e James Calado completou o pódio, enquanto o Porsche da Iron Dames de Michelle Gatting, Celia Martin e Sarah Bovy teve de se contentar com o quarto lugar após uma paragem tardia nas boxes. A Aston Martin tornou-se assim o quarto fabricante diferente a vencer na LMGT3 nesta temporada.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado