ELMS, Filipe Albuquerque: “Por mais que mude o carro, ele não corresponde”

Por a 20 Agosto 2018 13:12

Filipe Albuquerque teve de enfrentar mais um fim de semana difícil, desta vez em Silverstone. O português viu o seu colega de equipa a desistir da prova bem cedo com um problema no carro, o culminar de um fim de semana deveras negativo para a equipa.

Em declarações ao AutoSport, Albuquerque fez o balanço do fim de semana e afirmou que é tempo da equipa se sentar e avaliar a situação actual:

“Eu acho que neste momento temos de analisar a nossa falta de competitividade. Tivemos um teste de pneus na segunda feira com a Dunlop, para tentar rectificar algumas coisas. Os pneus mudaram  para esta época e o comportamento do carro mudou muito. Este ano ainda não tive uma única corrida em que eu estivesse contente com o carro e não tenho conseguido tirar 100% dele. Só quando o conseguir é que poderemos avaliar o potencial o Ligier, comparativamente ao Oreca. O teste não foi conclusivo e para piorar, na sexta feira a pista estava completamente diferente e o comportamento do carro também se alterou muito. Foi um fim de semana de muita luta, na busca de uma afinação mais acertada. Foi um desastre e a qualificação em 13º mostra bem isso, quando tivemos o Ligier da Panis Barthez a fazer a pole, embora eles tivessem pneus Michelin.  Mas depois vimos que  o andamento em corrida não correspondeu ao que fizeram nos cronometrados.”

“Na corrida, foi a prova de que quando as coisas correm muito mal ainda, podem correr pior. Um pedaço de borracha ou uma pedra acertou no botão exterior do extintor e isso levou ao corte na ignição. O meu colega teve de sair por causa do extintor que tinha sido accionado e acabou ali um fim de semana francamente mau. “

A falta de equilíbrio do carro, um problema que já vem desde o início do ano, não só manteve-se, como até piorou neste fim de semana,  o que deu ainda mais trabalho à equipa em busca de um “set up” competitivo, que não foi encontrado:

“No ano passado andava meia hora ou 40 minutos nos treinos e chegava ao final com um carro como eu queria, sem necessidade de mexer mais. Este ano por mais que mude o carro, ele não corresponde às mudanças. Temos uma boa equipa com a Ligier e a United, todos muito experientes. Temos um bom engenheiro, que tem feito boas afinações e boas decisões estratégicas. Temos uma boa dupla, o meu colega é um bom piloto silver e tem evoluído cada vez mais e eu creio ter a experiência necessária para guiar a equipa. Precisamos de um carro eficiente, e claro que os Orecas parecem ser mais fortes, mas  o nosso carro não está a funcionar com os pneus deste ano, que se adaptam melhor ao Oreca do que ao Ligier.”

“No ano passado não tínhamos problemas nos pneus traseiros mas os Orecas queixavam-se muito da degradação dos pneus traseiros. A Dunlop tentou fazer algo para ter os clientes todos felizes, mas agora os Oreca estão muito competitivos e nós estamos mais atrás em relação ao ano passado. Vamos analisar a telemetria e tomar decisões para estarmos melhores, mas não está fora de hipótese experimentar outros pneus para ver o que acontece.”

Albuquerque não desarma e continua motivado para o resto da época. Ainda há duas provas pela frente, uma delas “em casa” e o piloto da United quer continuar a trabalhar com a equipa e encontrar o caminho certo, rumo às vitórias.

Custa-me estar no décimo e a ter dificuldades e conseguir um bom andamento, mas tenho de manter o foco e guiar a equipa, por isso não posso ficar frustrado com o que se passa. Espero fazer essa diferença em relação a um piloto inexperiente.”

 

Filipe Albuquerque terá ainda a ronda de Spa e de Portimão para “vingar” esta situação e tentar chegar aos lugares cimeiros, o seu lugar natural.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ELMS
últimas Autosport
elms
últimas Automais
elms
Ativar notificações? Sim Não, obrigado