Daniel Teixeira: Dos céus para a pista, com foco na aprendizagem
Daniel Teixeira é já presença habitual nas pistas nacionais. Destacando-se nos TCR, o piloto de Murça tem sido dos poucos a apostar afincadamente no potencial dos turismos em Portugal. Apesar da parca concorrência na sua divisão, Teixeira tem-se imiscuído em lutas com outras máquinas, por vezes de valia superior, impondo-se frequentemente contra os adversários do nacional. No próximo fim de semana, terá pela frente um desafio de grande monta, enfrentando a nata dos Turismos, no FIA TCR World Tour.
Teixeira sabe que não parte em pé de igualdade com os restantes pilotos e terá que fazer muito, com pouco, uma fórmula que se habituou a resolver ao longo dos 11 de carreira desportiva. É com grande dose de realismo que o piloto do Hyundai Elantra N TCR encara o próximo fim de semana, focado em aproveitar as aprendizagens que certamente irão surgir.
“Vou a Vila Real sobretudo para aprender — não tenho nada a perder.” Será a primeira vez que o piloto medirá forças diretamente com as estrelas do antigo WTCR — feito que alcança com uma estrutura familiar, composta por apenas cinco pessoas.

Uma chamada inesperada
A oportunidade de integrar o Mundial não partiu de um plano meticuloso, admite o próprio. “Esta possibilidade surgiu de várias conversas entre o promotor do CPV, o do TCR World Tour e a vontade de juntar os TCR nacionais aos do mundial”, explicou em conversa com o AutoSport. “Estou aqui para ajudar, não para criar problemas, e correr num Mundial é algo que não acontece todos os dias. Aceitamos o desafio, cientes das nossas limitações. Temos uma estrutura pequena, que em nada se compara com o resto das estruturas que vão estar presentes. São dois mundos praticamente incomparáveis. Mas é uma oportunidade para ter contacto com outra realidade. Já tínhamos feito uma corrida do TCR Europe, com lições valiosas que agora usamos. Encaramos este fim de semana com a mesma humildade.”
Daniel Teixeira vai participar no TCR World Tour, mas vai pontuar na mesma para o CPV, não colocando em causa a sua pontuação no nacional.

Estrutura em modo «família»
Enquanto as equipas oficiais e semi-oficiais chegam a Vila Real com várias dezenas de pessoas no seu staff, a JT59 Racing Team chega com um grupo que caberia num monovolume: dois mecânicos, o pai Joaquim (responsável técnico e fonte de inspiração), a irmã (responsável comunicação e ‘team manager’) e o próprio Daniel. “Somos a única estrutura claramente amadora: sem engenheiros. O nosso orçamento não nos permite mais, mas faremos o que sempre fizemos até aqui: o melhor possível com as condições disponíveis. O choque de realidades já aconteceu na nossa participação no TCR Europe. Passamos numa box oficial e há logo uma multidão em redor do carro. Mas aceito as diferenças e foco‑me no que controlo.”
Zero testes, muito risco
Se a desigualdade de meios já seria suficiente, a falta de quilómetros agrava o desafio. Desde abril que Teixeira conduziu o Elantra apenas uma vez, na primeira ronda do CPV, no Algarve. “Estamos em julho e apenas fiz um fim de semana de competição. Manifestamente pouco, quando comparado com o resto da grelha do TCR World Tour. Não vamos conseguir testar antes da prova e nunca corri em Vila Real com este carro. O circuito exige compromisso, foco e determinação. Será a nossa receita, sem olhar a resultados, pois nem faz sentido que seja de outra forma”.
Onze anos a acelerar
Filho do consagrado Joaquim Teixeira — múltiplo campeão de montanha — Daniel começou em 2014, ao volante de um carro emprestado por Martine Pereira. “O carro incendiou‑se na segunda prova, com um problema no tubo de combustível. Comecei em grande, mas nunca mais parei”, recorda com um sorriso. Seguiram‑se algumas provas na montanha, dando-se a passagem para os circuitos, que se tornaram a sua grande paixão, títulos nacionais de turismos e presenças pontuais no TCR Europa e Espanha. Teixeira reconhece que as lutas em pista são o que o animam e por isso se foca a 100% nos circuitos.
“Os meios nunca foram muitos, mas fomos diluindo as diferenças. Já corri contra alguns dos melhores em Portugal e fora; chegar agora a uma prova do Mundial é motivo de orgulho.”
Do cockpit de um avião ao cockpit de um TCR
Ao longo de 17 anos de carreira militar, Teixeira pilotou aeronaves de instrução e transporte na Força Aérea. Em janeiro, abraçou novo rumo: piloto de linha aérea. A mudança de patrão trouxe horários rígidos e menos tempo livre: “A preparação de cada voo consome muito tempo e concentração; foi um dos motivos para não fazermos testes.” Teixeira vai estar fora do país, na quarta e na quinta, em trabalho, regressando quase diretamente para o circuito. Esta é mais uma dimensão do desafio do piloto.

Expectativas para Vila Real
O piloto português não estabelece metas ambiciosas. Ciente da tarefa que tem pela frente, prefere o realismo: “Vou apenas focado em fazer o melhor possível, baixar os meus tempos e oferecer espetáculo ao público. Se correr bem, perfeito; se não, aprenderei. Manter‑me ativo 11 anos depois de começar é o meu título. Tudo o resto é bónus.”
Quando o semáforo se apagar, a estatística estará contra ele. Mas, equipado com paixão, resiliência e o apoio da família, Daniel Teixeira provará que há histórias maiores do que a folha de tempos — e Vila Real agradece.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





