CPV /IS, Jerez: Quem se destacou nos Treinos Livres

Por a 1 Novembro 2025 12:35

A sessão de treinos-livres do Supercars Endurance, disputada esta sexta-feira no Circuito de Jerez-Ángel Nieto, confirmou o elevado nível de competitividade que se antevia para este fim-de-semana decisivo. Num traçado técnico e seletivo, mais de quarenta carros rodaram em ritmos muito próximos, prenunciando qualificações intensas e equilibradas.

Com temperaturas amenas e asfalto seco, as condições foram ideais para performances rápidas, e o resultado não tardou: o recorde do circuito para carros GT4, estabelecido em 2023 por Jan Duran (1m51,388s), foi amplamente superado.

GT4 Pro

O melhor tempo pertenceu ao Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, pilotado por Mathieu Martins e Henrique Ventura Oliveira, que parou o cronómetro em 1m50,033s, reforçando a candidatura de Martins ao título da categoria GT4 Pro. Em segundo lugar ficou o Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport, tripulado por César Machado e Adrián Ferrer, a apenas 388 milésimos, mostrando também fortes ambições ao título.

GT4 Bronze

O terceiro posto coube à McLaren Barcelona – SMC Motorsport, com Álvaro Lobera e Gonzalo de Andrés, os mais rápidos entre os GT4 Bronze, demonstrando a competitividade do McLaren Artura GT4 em Jerez. Seguiram-se Francisco Abreu e Francisco Mora (Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal) e José Carlos Pires e Tomás Guedes (Speedy Motorsport), formando um ‘top-5’ muito compacto e com três marcas distintas representadas.

GT4 Pro Bronze

Na GT4 Pro-Bronze, José Cautela e Lourenço Monteiro (SMC Motorsport) assinaram o sexto melhor tempo absoluto e confirmaram o bom desempenho dos McLaren Artura GT4, ficando à frente de Guillermo Aso e Filip Vava (Mercedes-AMG GT4, NM Racing Team), Miguel Cristóvão e Patrick Cunha (Porsche Cayman RS CS, Veloso Motorsport) e Nuno Afonso e Alexandre Areia (Toyota GR Supra GT4 EVO2, Gianfranco Motorsport). As quatro duplas ficaram separadas por escassos quatro décimos de segundo.

GT4 Am

Na GT4 Am, o destaque foi para Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende (Aston Martin Vantage AMR GT4, Gianfranco Motorsport), que superaram por pouco mais de um décimo o BMW M4 GT4 EVO de Smörg e Javier Macías.

GTX / TCR / CUP

Entre os GTX, Gabriel Caçoilo e o estreante Himar Acosta (Ligier JS2 R, Chefo Sport Petrogold) foram os mais rápidos, enquanto Daniel Teixeira (Hyundai Elantra N TCR, JT59 Racing Team) dominou a categoria de Turismos (TCR). Já na CUP, Rui Miritta (Porsche 911 Cup, Monteiro Competições) voltou a destacar-se, embora os seus rivais diretos ainda não tenham revelado todo o potencial.

FJT

Por fim, Diogo Castro e João Faria, da FPAK Junior Team, evidenciaram uma evolução notável, sendo os melhores entre os jovens pilotos, num circuito onde competem pela primeira vez.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado